Onde instala o grub entre dois ssd?

Galera, sou novo aq, e estou com uma duvida. Instalei o win 10 no meu ssd 1TB e o msmo com primoridade de boot. Depois instalei o Debian em outro ssd 128GB, na hora de dar boot entra direto no win10, e indo na bios mudar a primoridade de boot, nao aparece o ssd, mas na main ele eh reconhecido. Ja tentei resolver de varias formas, tanto formatando e reinstalndo. Sera q se for instalo o grub no ssd com o win10 vai resolver ?

1 curtida

Acredito que sim. No meu caso é Debian com Ubuntu 22.04 esó aparece os dois sistemas quando instalo no ssd do Ubuntu.

2 curtidas

Bem, numa instalação UEFI (que é o meu caso), ambos os sistemas criaram entradas UEFI na Bios, portanto, basta você escolher em qual irá iniciar primeiro, e, se for entrar em outro, fique pressionando o botão de menu de boot e escolha qualquer entrar.

Agora, se você pretende usar o Grub do Debian ou talvez a única opção seja essa pois foi uma instalação em modo Legacy BIOS, aí vou ficar te devendo a ajuda.

Na foto acima você pode ver que esse é o meu menu de boot quando fico pressionando F12, e por padrão entra no Windows Boot Manager, daí quando quero entrar no Arch uso o Linux Boot Manager.

Além disso, o meu bootloader não é o Grub e sim o systemd-boot. Nesse caso, primeiro instalei o Arch e depois o Windows, daí o bootloader reconheceu o Windows e criou uma entrada pra ele, ou seja, mesmo que eu entre no Linux, ainda aparece antes o bootloader e que permite entrar no Windows (que é o que você quer).

Enfim, você não possui essa entradas UEFI da imagem acima na sua Bios?

1 curtida

Farei esse teste e dou retorno aq. Obrigado.

1 curtida

No meu caso, quando tento entrar na bios ou apertando F12, para escolher qual dar boot, nao tem opção, fica apenas a tela escura e um “_”.

1 curtida

E quando tento entrar na BIOS tbm fica na msma situacao.

1 curtida

Agradeço dms a ajuda. :handshake:

1 curtida

Então, F12 é a tecla da MINHA Bios, pode ser que a sua seja outra. Geralmente quando você liga aparece no canto da tela alguns atalhos, se não for o caso, procure quais são no manual da sua placa mãe (se for notebook, o modelo do notebook).

Não está conseguindo entrar na Bios? Geralmente é DELETE, mas varia de modelo pra modelo. Só que pra você instalar o sistema não teve que entrar na Bios pra modificar a ordem de boot? Tipo, você não tá conseguindo entrar nela mais?

1 curtida

Exatamente ai q esta o misterio. Qunado instalo, tento mudar a ordem de boot, n tenho acesso a Bios. Mas quando apago o disco em q instalei o Debian, ai volto a ter acesso à BIOS.

Eu achei estranho kkkk. Mas vou tentar resolver instalando o grub no disco q dar boot direto, nesse caso, com o win10.

Cara, eu nunca vi esse tipo de coisa :rofl: MAS, lembro que quando eu tinha um notebook e o desligava pelo Windows (8 e superiores), o sistema hibernava ao invés de desligar de fato, aparecia algo como “Voltando da Hibernação”, e nisso eu não conseguia usar qualquer tecla de atalho e entrar na Bios dele. Isso acontecia por conta de uma opção de energia do Windows chama “Inicialização Rápida”, e desativando-a resolvia, mas com o custo do sistema demorar mais pra ligar.

Agora, o que o Debian tem haver com essa história realmente é um mistério pra mim :thinking: sabe se sua Bios tá com esse lance de Secure Boot desativado?