estou com problema apos “instalar” o wine(creio não ter conseguido instalar ja que não encontro o seu icone)
E: Malformed entry 54 in list file /etc/apt/sources.list (URI parse)
E: A lista de fontes não pode ser lida.
no caso fiz o seguinte comando para encontrar o erro da linha:
cat -n /etc/apt/sources.list | grep 54
54 deb index of /wine-builds/ubuntu eoan mai
como resolver?
Abre o aquivo e pressiona “CTRL+A”, pra selecionar tudo, “CTRL+C” pra copiar, abra o site, clique na area de texto “CTRL+V” pra colar e depois clica em “Create new paste”, aí vc manda o link aqui
O wine não é um aplicativo ele é uma APT
É tipo um java da vida.
O DirectX é uma API e você nunca viu um icone para executar né, então todas as API que eu sei é tudo assim.
OpenGL é API o Vulkan é API.
Eu espero que você entenda porque eu não sei muito a fundo o que é API para explicar melhor.
Você também nunca viu alguém chamar a API do Windows né pois é.
API são usadas por software e não por humanos.
Agora que você digito $ ẁine --version e ele respondeu então esta instalado.
Para usar é assim:
$ wine programa
Troque programa pelo executavel Windows que deseja rodar.
Mais como usar terminal os usuarios não agrada tem frontend que fornece interface paras as pessoas usarem os programas com o Wine sem usar o terminal.
Instala ai o PlayOnLinux
O Diolinux deu a entender que o PlayOnLinux esta morto mais ele esta vivo só que tem menos contribuidor que o Lutris
Tem o Lutris
Esses 2 sim é o que você procura como icones para o Wine.
Assista:
instale também o winetricks independente do que você vai usar winetricks é muito útil.
Para ajuda de como rodar um programa com o Wine ou PlayOnLinux ou Lutris abrir novo tópico por favor.
Bom dia!
Amigo, você esta usando o Ubuntu 19.10 Eoan Ermine?
Caso sim, eu sugiro que atualize pra uma versão LTS pois o suporte ao Eoan terminou dia 17 de julho.
Dia 4 de Novembro de 2020
O projeto só tem poucos colaboradores.
Se junta la para dar uma força.
Em junho de 2020 eles ate adicionaram o suporte ao DXVK atrasado é claro pouco colaborador é complicado.
Agora chamar um projeto em desenvolvimento de deprecated é tenso nem para entrar no site cara…
Eu vou ajudar o PlayOnLinux com scripts já fiz o meu cadastro.
E eu enviei 2 testes de jogo para o WineHQ AppDB vou começar a colaborar com o Wine e seus projetos derivados.
Eu só não vou colaborar com o Lutris porque ele não usa shell script bash e eu não to afim de estudar outra linguagem agora.
Meninos essa versão do Wine que vai sair agora a 6.0 sera uma grande atualização e adição de novos recursos.
Não esqueçam de testar quando for lançada.