Onde e com qual nome crio o arquivo de configuração do vim

Olá,
sou usuário novato, resolvi aprender o vim. ‘Baixei’ e ‘instalei’ o neovim. Entre vários textos e vídeos encontrados sobre configuração achei este verdadeiramente didático:
Talk#59 - Como configurar seu NeoVim do zero,
criado por Thales Mello para o canal youtube Pagar.me Talks, postado em 23/02/2018.
Comecei copiando o que dizia: crie o diretório .config e nele pus o arquivo init.vim. OK.
Primeiro comando do init:
set hidden → permite abrir um outro arquivo no vim sem que ter que salvar o que está editando. OK.
Crie o mesmo arquivo exemplo dele, foo.js, salvei e o reabri, e fiz uma modificação. Agora se eu tentar usar o comando edit outro.js, ele vai abrir e não vai aparecer a mensagem de que não salvei as modificações de foo.js. Funcionou?
Óbvio que não. Resumindo, tentei criar em ~ .vim/ e nele usei init.vim e depois fiz .vimrc.
Salvei o init.vim e o .vimrc em ~, e tb nada resultou.
Olhando o checkhealth do nvim descobri que devo fazer .config/nvim/init.vim. Bom, então a que se referem as informações sobre o .vimrc e onde ele deve ficar. Fiquei confuso. Quem puder dar uma mão, obrigado.

1 curtida

Veja se isso ajuda:

https://www.linode.com/docs/guides/introduction-to-vim-customization/

Olá,
Obrigado pela resposta e pela indicação. Pela leitura do texto que me enviou, chego a quase ‘’’’‘certa’’’’’ conclusão que para o vim, o arquivo de configuração do usuário é ~ .vimrc, que será sobreposto ao arquivo de configuração geral do vim em /etc/vim/.vimrc.
No caso do NeoVim, não achei um texto bom que nem o teu, encontrei no help checkhealt do neovim que o arquivo de configuração do usuário fica em ~.config/nvim/init.vim.
Em suma, vim → ~.vimrc, e o neovim ~ .config/nvim/init.vim.
Acho que é isso.
No meu caso criei os dois e guardei-os em ~ e ~.config/nvim.

Edição, acréscimo: criando o init.vim em ~ .config/nvim, deu certo a escrita da configuração indicada no vídeo.

1 curtida

Então você conseguiu tirar sua dúvida?

A minha conclusão é correta? Não sei, eu deduzi isso, não sei se é isso. Espero que alguém a corrija ou a confirme.

1 curtida

Bem, se acha que sim, pode marcar este tópico como solucionado até que alguém venha e corrija ou confirme, como você disse.

Perfeito. Obrigado.

1 curtida