Onde baixar o programa GTK+ Widget Factory?

Estou procurando um programa para alterar temas GTK de forma amigável, e me deparei com o GTK+ Widget Factory, porém não tenho certeza se ele é um programa para edição de temas GTK ou apenas um visualizador, de qualquer forma onde posso baixá-lo?

Vocês conhecem algum outro programa para edição de temas GTK?

1 Curtida

Eu encontrei essa página do SourceForge, porém não sei se é esse que você procura:
http://gwf.sourceforge.net/

2 Curtidas

Também encontrei essa… E aparentemente é ela mesmo… https://sourceforge.net/projects/gwf/files/Gwf/

Da uma olhada no oomox…

2 Curtidas

Instale as bibliotecas de desenvolvimento do GTK, o nome vai depender da sua distribuição ex:
Fedora gtk3-devel
Debian libgtk-3-dev e gtk-3-examples
Em outras distros sem fragmentação provavelmente ao instalar o gtk3 tudo vem junto, além do widget-factory tem outras ferramentas para quem tem interesse em desenvolver em gtk.
PS:O gtk-widget-factory não edita temas é mais utilizado para preview de um tema criado pois dá para ver como ficam todos widgets.
Para editar tem o Oomox com o @jeanramos citou mais acima.

Link da aplicação.

5 Curtidas

Ah a outra aplicação que ele está utilizando em conjunto é o gtk-inspector que é um debugger interno do gtk, não recomendo a utilização, para evitar problemas o mesmo vem desabilitado por padrão caso queira ativá-lo por sua conta e risco a instrução está aqui.
https://wiki.gnome.org/Projects/GTK/Inspector

O aviso é bem claro.

3 Curtidas

@jeanramos, pela matéria essa aplicação tem suporte a apenas três temas:

"… Theme Style que lhe permite personalizar e criar temas baseados no momento em 3 temas super conhecidos pela comunidade, que são: o Numix, Material e Arc.

Mas de qualquer forma irei instalar e testar.
O que pretendo fazer é uma pequena mudança no tema padrão Mint Y, porém não é uma mudança de cor, ícone… Esperava por um programa no estilo o recurso de “inspecionar elemento” do Google Chrome onde você seleciona um determinado elemento em uma página e é mostrado a parte específica por ele no código fonte.

Assim que estiver no computador ilustrou o que gostaria de fazer.

Mas desde já, muito obrigado a todos.

2 Curtidas

@Xterminator, sou contribuidor principal dete projecto Oomox. :slight_smile:

3 Curtidas

Percebi seu nome logo quando vi, parabéns depois vou dar uma olhada no oomox, pois só conheço de nome.

2 Curtidas

@jeanramos, não foi possível instalar o Oomox, mas de qualquer forma ele também não atenderia minhas necessidades, mas obrigado pela dica.

image

Ilustrando a pequena alteração que gostaria de fazer no tema padrão Mint Y Dark Grey:

Abaixo uma imagem do gerenciador de arquivos Nemo com o tema padrão Mint Y Dark Grey, a pequena alteração que gostaria de fazer é especificamente onde está destacado em vermelho, em vez de renderizar o cinza claro em todo o fundo, gostaria que renderizasse apenas uma linha na parte inferior, como é o caso do tema Adapta Nokto, mas sem um programa no estilo “Inspecionar elemento”, nunca descobrirei qual a linha de código específica para que isso aconteça…
Gosto de um design minimalista e de poucas cores (duas cores e uma mistura de tons destas).

Antes que alguém sugira a ideia de fazer como o Dio fez com o tema Mint-Y Aqua Dark, para que eu parta do tema Adapta Nokto e altere o código da cor do ton de verde para cinza em todos os arquivos do tema, faço uma observação, pode não parecer pelas imagens acima, mas são temas com detalhes específicos bem diferentes, perincipalmente nas demais janelas do sistema.

Além do mais, no tema Mint Y Dark Grey a única coisa que não me agrada e gostaria de alterar é esse pequeno detalhe, não justificando partri de um outro tema que tenha esse detalhe já pronto, alterando a cor e sendo que os demais detalhes são diferentes e não me agrada…

Eu sou como o @henriquead7, bem sistemático, gostaria de alterar muitos pequenos detalhes no Linux, como ícones do sistema, temas GTK, tela de boot, Grub… todos pequenos detalhes, mas me falta conhecimento/tempo e por algumas tentativas próprias e pelo que pude perceber aqui no fórum, tópicos na área de customização em geral não tem final feliz e morrem prematuramente (só um exemplo), mas no geral é um fórum muito eficiente, já aprendi e resolvi muito problema aqui!

1 Curtida

Ainda não é o “Inspecionar elemento” que gostaria, mas pelo menos já é algo mais as claras…

Como fazer para visualizar em tempo real as alterações no código, como no vídeo acima?

1 Curtida

Depois tento descobrir que aplicação é esta, mas o inspector permite você descobir qual área do programa está selecionada, tendo esta informação creio que editando o .css você consiga o que quer.

Aqui mostrando o nome do widget.

2 Curtidas

Isso mesmo @Xterminator, acho que o modo mais fácil seria usando um “Inspecionar elemento”, ainda mais eu que sou totalmente leigo no assunto, sem isso seria o mesmo que procurar uma agulha no palheiro, em meio a tanto arquivo e linhas de código que não faço a mínima ideia…

O Parasite parace ser outro programa de inspecionar elementos GTK.

1 Curtida

@Xterminator como faço isso no Linux Mint 19.1 Cinnamon?

1 Curtida

Seria o mesmo sistema para o Debian, pois o nome dos pacotes são os mesmos por ser derivada.

sudo apt install libgtk-3-dev gtk-3-examples

Depois habilite pelo gsettings.

gsettings set org.gtk.Settings.Debug enable-inspector-keybinding true

ou dconf-editor basta pesquisar por inspector e habilitar.

Abra a aplicação que deseja e utilize o atalho CTRL+SHIFT+D, vai abrir a tela do inspector, clique neste botão aonde o ponteiro do mouse se encontra.

Dai você pode selecionar o que deseja, depois clique aqui novamente onde o ponteiro se encontra e você pode visualizar o objeto selecionado.

Espero que possa ajudá-lo, boa sorte.

2 Curtidas

Tem muita gente qualificada e muitos dispostos… agora deve conseguir RS

@Xterminator, consegui caminhar até aqui e agora? :grimacing:

Baixei a biblioteca, habilitei, mas não faço a mínima ideia de onde se encontra e como acessar… :see_no_evil:

1 Curtida

Abra uma aplicação e tecle CTRL+SHIFT+D, ele não vai aparecer no menu de aplicações.
caso queira vá pelo terminal e digite
GTK_DEBUG=interactive nemo
Mas o atalho funciona tranquilamente.

2 Curtidas

Instalei o nemo aqui rapidinho só pra testar, infelizmente não tenho outros temas além do Adwaita para testar mas me mostrou isto.

2 Curtidas

É esperava por algo totalmente diferente @Xterminator , esperava selecionar o elemento “X” e obter por exemplo a parte do código CSS responsável pelo mesmo, mas nada disso!

Por exemplo o elemento de “Ajustar nível de zoom” do Nemo, ele é composto por uma serie de imagens.png, veja, alterei a cor de uma das imagens (com um editor de imagens), para um verde mais claro.

image

Ao selecionar este elemento pelo inspetor, esperava por referencias básicas como pelo menos o nome da imagem, diretório… para que pudesse localizá-la e editá-la! :sleepy:

1 Curtida

Esperava por algo no mínimo igual a qualquer navegador veja:

Algo completo, simples e intuitivo, onde qualquer pessoa (leiga como eu), possa identificar e alterar elementos:

1 Curtida