Onde aprender as principais coisas do linux?

Notei que praticamente todas as distros são muito dependentes do terminal pra você fazer as coisas, optei pelo linux mint por que me falaram que era o mais proximo do windows 10, eu costumava fazer tudo pelas interfaces do windows mas aqui é diferente, onde posso aprender sobre os principais comandos do terminal?

1 curtida

Guia Foca - e seja feliz!

Na verdade, não precisa

Isso é uma impressão causada pelo mal hábito de quem escreve tutoriais

3 curtidas

Cara, o que é que você anda fazendo no Linux? Normalmente só toco no terminal quando é para instalar uma PPA no *ubuntu (coisa que dá para fazer graficamente com o Synaptic), no resto eu geralmente consigo resolver tudo com a interface gráfica.


Cuidado para não confundir distribuição com ambiente gráfico. A grosso modo, Linux Mint é o *ubuntu LTS com algumas pequenas modificações, se bem que seu grande diferencial é vir com o ambiente gráfico Cinnamon, que é muito bom!

Você deve ter usado o Linux Mint com Cinnamon, mas dê uma olhada no KDE Plasma através do Kubuntu (baixe a versão 20.04), o KDE Plasma é um ambiente gráfico bastante completo.

o meu pc é fraquinho eu sempre opto por distros leves, o preço a se pagar é esse, por isso quero aprender a usar o terminal, sempre falaram que é melhor fazer as coisas pelo terminal

1 curtida

Nem sempre é o melhor, mas é bom saber usar sim. Mas uma boa distro Linux é a que te dá várias opções para atender seus desejos e resolver seus problemas, sendo o terminal uma delas…

1 curtida

Não é mal habito, é um bom habito.
Vai escrever tutorial para todas as distros para você ver.
O diolinux escreve para o Ubuntu, mas já se pergunto porque ele não escreve para o Linux From Scratch?

Mint XFCE, Zorin OS Lite e Linux Lite são leves e tentam não empurrar o usuário necessariamente para o Terminal.

Nada a ver, uma distribuição mais leve não requererá mais uso do terminal em relação a uma distribuição “mais pesada”. Lógico que há casos e casos, mas de um modo geral é assim.

Use distribuições como Lubuntu, Xubuntu ou qualquer uma que o @Sergio_H citou e seja feliz.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.