Olá,Sou novo no "Linux" e estava querendo saber se alguém tem alguma dica pra aprender sobre!

Estou usando o Ubuntu 64bits agora

Parece óbvio, mas você só aprender a mexer usando, testando, instalando, desinstalando, instalando novamente, pesquisando, vendo vídeo no YouTube, batendo a cabeça, mas uma hora vai. Como tudo na vida não vai ser de uma hora pra outra que você irá conseguir fazer tudo. Mas, boa sorte nessa jornada! Ela vale a pena ;D.

7 curtidas

Valeu!,Vou dar uma mexida nele,gosto bastante do linux e não pretendo sair tão cedo. Só estava a procura de alguns links que o pessoal usa. Obrigado!

1 curtida

Então sobre links, há muito conteúdo na internet.
Mas eu acredito que seja mais útil você aprender agora de início a questão de tipo, resolver problemas que você estiver enfrentando do quê pesquisando muitas coisas que talvez você não irá usar, não que esse conhecimento não seja válido, mas acho que isso pode ser deixado para depois quando você estiver mais experiência com o sistema.

4 curtidas

Recomendo que faça os seus testes em um maquina virtual, para não quebrar o seu sistema.

Sobre fontes: Wiki do Arch linux, Canal do Diolinux, Canal do curso em video, Blogs Diolonux plus e Viva o Linux, wiki da distro que voce gosta, e por ai vai

3 curtidas

Apenas use-o, tente fazer as suas coisas nele sem pensar que está usando Linux. Com o tempo vai aparecer uma coisa ou outra que você irá ter que procurar para fazer e assim já vai aprender muita coisa, e a própria curiosidade em fazer outras coisas já vai te levar a muitos lugares.

Atualmente as distribuições Linux fornecem sistemas completamente prontos para o uso, com uma ótima usabilidade e estabilidade. Diferente do que muitos ainda pensam, não é necessário aprender comandos em terminal e nem nada do tipo para usar Linux. Essas coisas apenas podem facilitar certos tipos de tarefas. O que é preciso se acostumar é a mudança na interface, assim como é mudar do iOS para o Android ou vice-versa, ou de uma versão do Windows para outra. Tudo o que você faz em um está la no outro, mas as vezes em lugares diferentes ou com opções diferentes.

Falando em interfaces, algo que diferencia o mundo Linux do Windows e MacOS é justamente a grande gama de opções de interfaces, desde as mais simples até as mais rebuscadas. Cada uma para um tipo de usuário. Então uma dica que eu dou é experimentá-las para verificar com qual você se adapta melhor. Só fazendo isso você vai aprender muita coisa!! Por exemplo, instale o Linux Mint, e outros “sabores” do Ubuntu, como o Kubuntu, o Xubuntu, … em máquinas virtuais, usando o VirtualBox.

Edit:
E bem vindo ao maravilhoso mundo Linux!!! :clap:

3 curtidas

Para aprender sobre Linux faça uma maratona nos canais do Diolinux, O Cara do Ti, etc… Leia bastante o blog… Só com isso já vai aprender muito! E é claro, faça muitos testes (de preferência em uma VM, para não bugar todo o teu sistema).

2 curtidas

Eu aprendo mexendo no sistema, “fuçando” tudo que é configuração e tals (:warning: pode acontecer de quebrar o sistema por mexer em algo importante, então tome muito cuidado :sweat_smile:)

Sobre fontes: Blog Diolinux, Diolinux Plus, os canais Diolinux, Canal O Cara Do TI, Leandro Ramos, Oficina do Tux, FastOS, Terminal Root, Linux 4Fasters, e outros muitos canais sobre linux que tem no YouTube.

3 curtidas