Office no Linux

Aos que precisam uma hora ou outra realizar algum trabalho com o Microsoft Office e precisam garantir 100% a compatibilidade do arquivo sendo que por algum motivo o Office Web não atenderia, estava refletindo aqui: Uma VM do Windows 7 em torno de 15GB com o Office instalado não resolveria? Digam suas opiniões.

Sempre que preciso usar algum software especifico que só roda em Windows (Retirado softwares muito pesados graficamente), sempre nas minhas instalações do Ubuntu deixo uma VM do Windows 7 configurada pronto pra uso.

2 curtidas

Você pode usar o WinApps, que é uma virtualização do Windows só que permite que execute apenas o aplicativo desejado.

1 curtida

Se tiver um hardware bom ai vale a pena… Fora isso não compensa

hardware bom pra o q? virtualizar o windows 7?

Exato… Virtualização em geral requer bom hardware pra ter boa produtividade com rapidez
Falo por experiencia propria…

Meu hardware. Rodo muito bem o Windows 7 virtualizado e com suporte ainda a aceleração 3D.
image

Meu e abaixo, a VM roda OK mas os softwares nela e que dao dor de cabeça… mesmo com aceleração grafica

Entendo. É como falei acima. Pra aplicações que precisa usar processamento pesado como um autocad da vida é complicado mas para softwares como Office é muito tranquilo usar na virtualização.

Eu cheguei a usar o 2016*, e com documentos com mais 2000 linhas e planilhas grandes chega a ser a quase impossível de se usar
Mesmo com adicionais e outras coisa, fora faltei testar o powerpoint kkkkk mas como desanimei deixei pra la, mas como o online funciona bem ainda e uma saida viavel

vc teria esses arquivo com mais de 2000 mil linhas? Gostaria de testar isso.

Infelizmente e documento de empresa onde eu trabalhei antes de virar autônomo, sem falar que como e maquina de empresa eu não copio nada pra fora do backup da empresa

Procura no site do IBGE, pode ser que vc ache alguma planilha bem grande por lá

2 curtidas

N achei nenhuma grande lá. se achar me manda o link.

Procura nos dados do Censo 2010… deve achar algo grande sim

Realmente não tenho a mínima noção de como navegar nesse site nem achar rais arquivos. Enfim queria testar se iria travar meu office na vm (o que duvido muito a não ser q trave no Windows rodando nativo tmb) . Mas pelo jeito n vai ser possível testar isso kk

1 curtida

Veja se algum na pesquisa aqui te serve, acho que o primeiro já deve ser bem grandinho:

https://duckduckgo.com/?q=censo+2010+xlsx&t=brave&ia=web

Realmente não consegui achar nenhuma planilha pra testar.

O número de linhas não vai influenciar em nada.
Se eu criar um arquivo texto com 2.000 linhas no gedit, vai ser a mesma coisa :smirk:
O importante é ter cálculos dinâmicos por toda a planilha. Aí pode ter uma ideia.
Mas, afora casos bastante específicos, não creio que uma planilha “básica” fique TÃO pesada a ponto de não rodar em uma VM.
Para mim, o problema é a VM. Se precisa trabalhar com arquivos Windows durante a maior parte do seu dia de trabalho, por que usar Linux?

2 curtidas

Respondendo a pergunta “porq usar Linux?” Bom eu acho q nem todo mundo quer trocar seu S.O só por causa de planilhas. É isto rs. O ponto que quero provocar é: Será que precisamos desligar o PC (dualboot) entrar no Windows, passar 5 minutos editando uma planilha no Office só pra garantir que ela vai ser 100% compatível. A pergunta: Precisamos de dualboot pra isso? Esse é o o ponto que quis provocar. Antes que alguem diga “há mais pra vm precisa ter um hardware top” Olhem o print do meu hardware aí. Um Celeron N3010. kkk

Com 1 GB e um núcleo dedicado, e 128 MB de vídeo na VM e uma ISO ThinPC pra esse caso em específico resolveria

1 curtida