OBS Studio - plugin Virtualcam no Linux

Conseguiram instalar esse plugin em algum Linux ou acharam algum procedimento para instalar no OBS Studio?

1 curtida

Encontrei 2 vídeos ensinando a instalar e configurar, um com link direto para o plugin no site do OBS e um outro vídeo ensinando a compilar.

Ensinando a compilar:

1 curtida

Fiz todo o passo a passo para a criação da câmera virtual no obs em linux (ubuntu 20.04.1) mas não funciona. Peguei os dados em GitHub - umlaeute/v4l2loopback: v4l2-loopback device e quando chega na parte de instalação da erro. Como proceder?

Bem vindo ao fórum @Monjardim!
Qual erro que da?

Em uma instalação anterior do meu sistema tentei por diversos dias instalar, mas não obtive sucesso em fazer ele funcionar, mesmo instalado, se eu tiver um tempo posso tentar de novo.

Mas do que lembro, no Pop!_OS com o OBS via flatpak, primeiro tive erro na instalação e compilação, depois o plugin não aparecia nos menus e por fim consegui chegar ao ponte de aparecer mas em nenhum das formas de transmissão saia video.

Pelo que me lembro essa foi minha experiência, mas não tenho registros do que fiz

Obrigado, diz que não é possível, algo com a estrutura de arquivos.

Alguma dica?

O procedimento que fiz foi o abaixo:

https://www.eigenmagic.com/2020/04/22/how-to-use-obs-studio-with-zoom/

Mas não consigo, da o erro na criação de diretórios

Formatei completamente o computador, inclusive a pasta /home e reinstalei o ubuntu 20.04.

Instalei o OBS ( https://diolinux.com.br/2020/03/obs-studio-chega-na-versao-25-e-traz-muitas-novidades-incluindo-para-linux.html )

Segui os passos ( How To Use OBS Studio With Zoom – eigenmagic)

Agora tenho a câmera virtual do OBS para poder utilizar nas minhas vídeo aulas para esse momento de covid

5 curtidas

Sem formatar nãoo funciona, amigo?

Apenas formatando, o erro estava na minha pasta /home , pelo visto

Estava com problemas e encontrei este link abaixo:

Abraços

2 curtidas

Também utilizo o POP_OS 20.04 e não conseguia utilizar o Virtualcam. Vasculhei a internet e nada fazia o botão da Camera Virtual aparecer.

Depois de muito pesquisar, encontrei duas soluções:

Solução número 1
utilizei o OBS na versão snap, instalando-o com o comando
sudo snap install obs-studio

depois instalei o suporte a camera virtual com o comando sudo apt install -y v4l2loopback-dkms

Feito isso, o obs (snap) funcionou normalmente a Virtualcam

Solução número 2

Formatar o sistema é uma solução, embora pouco viável. Não formatei, mas fiz testes com uma máquina virtual e o OBS funcionou tranquilamente na versão flatpak disponibilizada naPOP_Shop

Eu o baixei na loja e depois usei o comando sudo apt install -y v4l2loopback-dkms

Daí funcionou normalmente o Virtual Cam na máquina virtual, por isso acredito que formatar deve ser uma solução, conforme já dito aqui neste tópico

1 curtida

Instalou via ppa? A versão com suporte para câmera virtual não está no repositório do Ubuntu 20.04 ainda.

Você tem o pacote de headers da sua versão do kernel instalados?
Talvez seja isso que faltou instalar

sudo apt install linux-headers-$(uname -r)

Em seguida reinstalar o v4l2loopback-dkms

Com isso a câmera virtual funcionou aqui.

Não vejo nenhum sentido em formatar o sistema.
A única vez que eu tentei instalar esse negócio foi esses dias, instalei compilando no Debian 10 com o OBS do repositório .deb. Eu parei na hora de subir o módulo no Kernel, pois estava usando secure-boot, mas teoricamente deveria funcionar…

Obrigado por tentar ajudar.

Sim, tenho os headers instalados e atualizados, conferi aqui.

Havia instalado via loja de aplicativos do POP_OS.

Depois de ler sua sugestão, deletei o OBS e tentei instalar via PPA, através de instruções do site oficial do projeto. Executando os comandos:

sudo add-apt-repository ppa:obsproject/obs-studio
sudo apt-get update && sudo apt-get install obs-studio

No entanto, recebi o seguinte erro:

obs-studio : Depende: libfdk-aac1 (>= 0.1.4) mas não é instalável
E: Impossível corrigir problemas, você manteve (hold) pacotes quebrados.

Tentei instalar a dependência via comando sudo apt install libfdk-aac1 e recebi o erro:

O pacote 'libfdk-aac1' não tem candidato para instalação

Confesso que não sei como resolver o problema :expressionless:

Você desinstalou completamente a versão do repositório do Ubuntu?
Está com o sistema atualizado?

Sim, desinstalei completamente, deletei as pasta no sistema e atualizei o sistema.

Isso é muito estranho.
Uso o Ubuntu MATE 20.04.2 LTS
O pacote que você mencionou está instalado aqui, via repositório do Ubuntu, como dependência do OBS. Atualize o sistema novamente:

sudo apt update && sudo apt upgrade

Em seguida tente instalar o pacote novamente.
Se não encontrar baixe por esse link.

1 curtida

Consegui instalar o pacote através do link que vc indicou.

Atualizei o sistema outra vez e tentei instalar o OBS com sudo apt-get update && sudo apt-get install obs-studio

Mas daí retornou um erro estranho:

E: Could not get lock /var/lib/apt/lists/lock. It is held by process 1691 (packagekitd)
N: Be aware that removing the lock file is not a solution and may break your system.
E: Impossível criar acesso exclusivo ao directório /var/lib/apt/lists/