OBS no linux é mais lento?

Bem, tenho um pc modesto: CPU: Intel Celeron N3010 (2) @ 2.240GHz e GPU: Intel Atom/Celeron/Pentium Processor x5 e 4 GB de RAM. Eu uso dual boot entre windows 8.1 e ubuntu com KDE 20.04 LTS.

Uso o OBS apenas para capturar aulas para assistir depois e no windows eu consigo capturar a 30 fps normalmente com a resolução 1366x768 só que eu não consigo o mesmo no linux, a captura fica abaixo dos 15fps, geralmente 10fps é o que eu consigo capturar com a versão do OBS no linux.

Portanto, fica essa minha curiosidade, é por causa dos codecs? Ou mesmos dos drivers que no windows é mais compatível? Há alguma coisa que posso fazer nas configurações do OBS para melhorar ou é meu pc mesmo que é muito fraco?

Não falou qual GPU tu tens, se for Intel e AMD recomendo usar a opção codificador via hardware VAAPI para usar menos cpu e ter mais desempenho na captura:

Se for Nvidia, deve ter uma opção “NVENC” se for nvidia série kepler ou superior…

Não sei dizer em qual é mais rápido, mas sei dizer que no Windows 10 aqui funciona e, no fedora 34 Gnome 40.1 e no Endeavour Gome 40.2 não funcionam.

O aplicativo OBS é instalado na mesma versão 27.0.1-2 em qualquer “S.O” usando o mesmo hardware, mas no Linux aparece mensagem de erro dizendo que a versão é inferior a 3.0 e a minha versão de hardware é 2.1, por isso não pode ser utilizada. A mensagem de erro é a seguinte:

OBS-Studio

glxinfo | grep “OpenGL version”
OpenGL version string: 2.1 Mesa 21.1.5

Aparentemente a versão do OpenGL precisa ser 3.0 ou superior e não funciona em hardware com versões 2.1. Sendo assim, como funcionam no Windows 10?

1 curtida

Tentei e ficou do mesmo modo. Acho que vou precisar de uma hardware melhor para rodar o OBS no linux.

No Windows 10 provavelmente tá usando GDI+ duplicando a tela, funciona mas com uma qualidade e desempenho bem ruins

no meu pc usando nvenc no linux a gravação fica uma total porcaria, no windows só flui