Obfuscação: Uma Forma Efetiva de Privacidade

Precisamos ser realistas, tentar não deixar rastros é provavelmente uma ilusão e possivelmente um método ineficaz de esconder seu perfil. Provavelmente a melhor forma de garantir que empresas e governos não conheçam seu perfil é se tornar um na multidão.

Abri este tópico para discução e indicação de ferramentas de obfuscação e geração de ruído como forma efetiva de mascarar seu perfil para trackers e similares.

adnauseam, trackmenot são algumas sugestões.

TrackThis, da Mozilla:

1 Curtida

Claro que 100% de privacidade em um uso normal de internet é uma ilusão, mas, creio que há um limite do tolerável.

1 Curtida

Sim mas eu acho que neste caso vai de cada um definir estes limites até pelo fato de a imagem pública ter peso variado na vida de cada um.

Agora, na minha opinião, provavelmente obfuscação é a melhor estratégia, neste caso eu estou falando de privacidade mesmo e não anonimato.

1 Curtida

Sim, lembrando às pessoas que acham que preservar a privacidade é uma bobagem por “não terem nada a esconder”, que não se trata disso especificamente. Além de um direito em si, a privacidade está relacionada a personalidade da pessoa e sua ausência pode inclusive servir de estopim para problemas na vida pessoal e profissional, golpes e excessiva intromissão alheia.

1 Curtida

Atualmente estou usando uma extensão do Firefox chamada “Multi-Account Container”, desenvolvida pelo próprio Firefox. Basicamente pra cada site que exige cadastro dá pra criar um container específico, então por mais que haja trackers, eles ficarão contidos como se a pessoa usasse apenas aquele site.

Assim é possível usar a conta google quando estiver usando o youtube ou gmail, mas usar um container sem estar logado para pesquisar no google. Daí também criar um container pro spotify/kabum/site do seu banco etc… Desse modo o rastreamento vai ficar contido apenas nos sites que você escolher. No perfil padrão a navegação já estará dissociada das principais contas, como google, facebook, yahoo, etc…

Pra quem for mais preocupado com a privacidade, pode usar a navegação privativa de modo geral, mas sem perder a facilidade de ter cookies armazenados pros sites onde a autenticação é necessária.

4 Curtidas

Sim, privacidade não é sobre esconder, é sobre controle do que é somente seu, todo mundo sabe que vou ao banheiro, mas não quero que todo mundo me veja no ato, toque no meu corpo ou nos meus pertences ou trate como coisa pública escolhas que são extritamente minhas para fazer, etc. :slight_smile:

1 Curtida

É uma ferramenta interessante mas eu tenho minhas dúvidas se o comportilhamento do seu comportamento se restringe ao seu navegador hoje em dia principalmente com diversos serviços especificando que compartilham seus dados com terceiros.

1 Curtida