O wicd acabou? Parou o desenvolvimento?

Pessoal, esses dias que estamos parados em casa, resolvi brincar com uma instalação do Debian. Peguei uma iso netinstall, desmarquei tudo (ambiente gráfico, utilitários do sistema etc. deixei a seleção inteiramente em branco). Após o boot eu cai, obviamente, em modo texto. Para ter uma instalação do Debian com o mínimo do mínimo (é mínimo mesmo, nem com o wget vem, por exemplo, já que ele faz parte do grupo utilitários do sistema).

Enfim, depois dessa enrolação toda. Fui pesquisar uma alternativa ao network-manager, porque queria usar em modo texto, para aprender, e não gostei muito do modo como é feito no network-manager. Lembrei do wicd. Mas, ao pesquisar, parece que tem um tempão que não sai nada sobre ele e o site anda meio abandonado. Será que ele foi descontinuado? Nos repositórios do Debian Buster ainda tem.

Fiquei na dúvida, porque, depois do network-manager, o pessoal parou de falar de outros gerenciadores desse tipo. Alias, nem sei se tem algum que compete com o NM atualmente. Que eu saiba, e me lembro, só o Salix e o Slitaz usam ele ainda.

Valeu.

Nem Salix nem SliTaz reconheceram minhas placas wireless, de 3 notebooks, 1 netbook e 1 desktop :joy:

Inclusive o wicd ainda está em algumas páginas da DebianWiki para configuração de rede.

No tutorial do gentoo ensina a configurar com o comando iw

No meu notebook eu fiz a instalação por cabo mas depois optei pelo network-manager. Descobri que tem o configurador via texto (com ncurses), o nmtui e é bem bacana mesmo principalmente pela integração com o systemd.

@starbdecember eita, nunca tive qualquer problema de reconhecimento de hardware com o Slitaz. Eu tenho ficado cada vez mais minimalista, tó quase instalando o Slitaz aqui! hahahahaahah

@Deleterium valeu, vou conferir lá. Você fala o tutorial na wiki oficial, certo?

Sim, wiki do Gentoo, tutorial de instalação:

https://wiki.gentoo.org/wiki/Handbook:AMD64/Installation/Networking/pt-br#Preparando_para_acesso_sem_fio

1 curtida