O Vaults apagou todos os meus arquivos, e agora?

Olá pessoal, acabei de perder todos os meus documentos por causa do Vaults do KDE e não sei o que fazer.

Eu uso o Kubuntu 19.04, nunca usei o vaults e resolvi testar como curiosidade. Eu tenho uma pasta no meu notebook chamada “Documentos” e dentro dele estão algumas coisas minhas da faculdade, coisas pessoais como meu curriculo, documentos de plano de saude, contratos etc…

Alguns desses documentos são mais sensíveis, tipo minha identidade digitalizada, algumas coisas contém meu endereço, dados pessoais em geral e pensei: Vou colocar esses documentos mais sensíveis dentro do vaults pra ter uma maior segurança,

Ao criar o vaults, fiz um camingo pra dentro dessa pasta “Documentos” chamado “Documento_Seguro” e ao tentar entrar dentro dessa pasta eu tomava o seguinte erro “vaults The mount point directory is not empty, refusing to open the vault”

Eu tinha criado um arquivo txt dentro desse vaults como teste, e o erro diz que o diretório não estava vazio, então apaguei esse arquivo txt e mesmo assim o erro continuou, então resolvi apagar a pasta “Documento_Seguro” pelo widget do vaults, ele pediu a senha e pronto, mas quando volto ao gerenciador de arquivos vejo que a pasta Documentos sumiu completamente.

Bom, eu to bem P. da vida, perdi muita coisa improtante que ainda não tinha backup, foi burrice da minha parte não ter feito backup antes ou testar em outro local, mas não consigo nem entender o que aconteceu, como que apagar uma subpasta pode apagar TUDO de uma vez?

Nada foi pra lixeira, existe alguam possibilidade de consegui retornar essa minha pasta Documentos ?

Graças a deus eu achei um backup antigo dessa minha pasta em um pendrive que eu fiz, por acaso quando fui fazer uma formatação limpa, estava com medo de fazer alguma cosia errada e gravei tudo nesse pendrive.

Mas só pra manter o tópico, ainda não entendi como uma subpasta simplesmente apagou todas as pastas “pai” e se existe alguma forma de recuperar arquivos nem nem foram para a lixeira.

PS: eu testei um programa chamado “photorec”, tem vários tutoriais pelo YT, mas ele não conseguiu nem achar meu HD (Eu uso um ssd do tipo M.2, será por isso?)

Caramba!!! Que história!!! Perder coisas importantes não é legal

1 curtida