O *ubuntu está baixando atualizações em segundo plano?

As atualizações das distribuições Linux envolvem apenas novas versões dos pacotes já existentes, o que não é problema. No máximo, a única novidade é uma nova dependência de um pacote já existente.
Chato é o sistema operacional instalar um novo programa (“novo” não no sentido de atualizar uma versão antiga, mas no sentido de colocar algo que nunca esteve no sistema) sem me avisar. Aí sim eu acho errado.

E também tem o fato de que tem algumas atualizações do Windows que deixam o computador inutilizável por alguns bons minutos, algo que não existe pelo menos no *ubuntu. Sei que isso ocorre após pôr o sistema pra desligar, mas continua sendo irritante.

Outra coisa, boa parte dos softwares embarcados nas distribuições Linux são livres, que têm maior “auditoria”.

De qualquer forma, mesmo sendo atualização de pacotes já existentes, prefiro saber quando e o que está sendo atualizado, especialmente aplicativos. Ontem mesmo o Firefox foi atualizado, gostei de saber disso. Mas mantenho a configuração atual (do sistema baixar e instalar as atualizações de segurança), até porque realisticamente não vou ficar olhando as libs e outros pacotes pequenos que não me dizem nada como usuário comum, só presto mais atenção nas atualizações do Firefox, LibreOffice e aplicativos do KDE.


Lógico que dá, o pessoal até já deu muitas dicas de como fazer isso.

Agora, no Windows, você pede pra desabilitar uma coisa, e isso não acontece desse jeito. Já fiz de tudo para desabilitar as atualizações do Windows, até mesmo fui forçado a mexer no registro e usar programas de terceiros, mas o sistema operacional continuou atualizando do mesmo jeito, talvez não com a regularidade desejada, mas as atualizações continuaram.

2 curtidas

Na prática, pro usuário comum, continua da mesma, ambos se comportam iguais.

Mas é legal aprender um pouco mais, ainda que pareçam justificativas mirabolantes sem sentido prático pra mim que OBSERVO e experimento comportamentos iguais entre Fedora e Windows. Compreendo que diferentes distros se comportam de maneira diferente - vou creditar a isto.

Aqui configurar Windows funciona pra não me atrapalhar com atualizações.

Pra começar Fedora é essencialmente uma sala de experimentos do RHEL ele foi projetado pra isso, 90% das distribuições fazem o caminho inverso, você baixa muitas distros “obrigam a isso”, mas instala e reinicia se quiser, no Windows além de requerer um conhecimento técnico do Usuário (não é porque é gráfico, que é pra usuario leigo) você é obrigado a instalar e reiniciar e se tiver um trabalho importante pra fazer, vai ter que esperar, e não dá pra atrazar tanto assim, no meu Windows 10 Home com a última atualização disponível instalada esse limite é de 35 dias

1 curtida

Tanto Windows quanto Linux são bons sistemas.

Hoje falando do Windows 10, realmente oferece suporte até para parar a verificação por 7 dias, mas antigamente ele que comandava e não o usuário. Todo sistema com o tempo melhora e o Windows é um deles.
Cada um tem ponto forte e fraco.

Atualmente não vejo a comunidade Linux falando mal do Windows, mas antigamente sim.

Comportamento padrão previsto pelos desenvolvedores: Ubuntu baixa atualizações em segundo plano, aplica atualizações de segurança automaticamente, e o usuário escolhe a hora das demais atualizações.

Mudar comportamento padrão: Desativar ou remover o unattended-upgrades

Resolvido.

Quem quiser discutir atualizações do Windows que crie um novo tópico para polêmicas.

4 curtidas