O Ubuntu 20.04 não consegue inicializar por causa de bug no touch-pad, não consigo atualizar o Grub

Boa tarde!
Possui um notebook híbrido da Lenovo, Ideapad 330s 81JQ0002BR, com placa gráfica AMD Radeon 540 2gb, processador AMD Ryzen 7 2700U - Vega 8; estou com problemas nele pra instalar o Ubuntu 20.04, ele não inicia, não dar boot por causa de um bug no touch-pad dele, como touch-pad não funciona o sistema não entra, eu consegui entra no sistema usando o parâmetro Noapic e clicando em F10 e assim consegui entrar e instalar o Ubuntu mas após reiniciar a máquina o sistema não inicia e mas um vez tive que entrar em modo Live CD usando o parâmetro Noapic.
Fiz o procedimento que eu encontrei no fórum mas não funcionou, o touch-pad ainda não está funcionando mesmo eu ter digitado e seguido a dica do colega e qnd eu vou digitar "sudo update-grub pra atualizar o sistema me aparece um erro (/usr/sbin/grub-probe: erro: failed to get canonical path of `/cow)

1 curtida

tá dando esse erro toda vez que eu digito o comando “sudo update-grub”, alguém pode me ajudar com esse problema?

eu tententei instalar o grub seguindo as orientações do site Sempreupdate mas não adiantou em nada, não conseguir instalar o grub e touch pad ainda não esta funcionando.
https://sempreupdate.com.br/como-recuperar-grub-comandos-linux/

Eu usei o programa Boot- Repair pra resolver o problema do boot mas o touch-pad não ta funcionando, sei que se eu reniciar o sistema não vai iniciar por causa desse bug no touch-pad…alguém pode me ajudar a resolver esse problema do touch-pad pra iniciar o sistema?

Captura de tela de 2020-06-06 20-51-02

Eu já fiz o possível e impossível pra fazer esse touch-pad funcionar, a única solução que eu tenho é atualizar o Kernel mas eu já tentei baixar e instalar o programa Ubuntu Kernel Update Utility Mas Não conseguir instalar, quando eu tenho instalar o Ubuntu Kernel Update diz que é impossível encontrar o pacote Ukuu mas eu baixei e instalei o ppa do programa mas msm assim não consigo instalar. Existe alguma forma de atualizar o kernel pelo terminal?

Alguém poderia me tirar uma duvida, é possível atualizar o kernel usando um pendrive, tipo, via live cd? Por que eu não consigo entra no sistema por causa desse Bug no Touch-pad e tava pensando em atualizar o kernel usando um pendrive de boot, será que é possível fazer isso?

Já testou outras distros, como Fedora, por exemplo?

1 curtida

Não! Ainda não testei, estou esperando sair o Linux Mint 20.04 pra testar, caso não der certo eu vou tentar outras distro como o fedora e o Manjaro

1 curtida

Tava pensando em atualizar o Kernel do Ubuntu via terminal por meio de um pen drive de boot mas não sei se funciona, outros fóruns que eu visitei tinha várias pessoas que estavam com o mesmo problema que eu e resolveram com atualização do Kernel, tava pensado em testar, fazer o msm pra ver se dar certo, será que dar pra atualizar o Kernel do Ubuntu por meio de um pen-drive boot (live CD)?

1 curtida

Eu nunca atualizei o Kernel via pendrive.

Como você baixou o .iso do Ubuntu (de uma mirror normal ou de um torrent)? E qual programa você usou para gravar o arquivo no pendrive?

Eu baixei a iso do Ubuntu via torrente do próprio site do Ubuntu; o programa que usei pra gravar a iso no pendrive, tipo, criar o pendrive bootavel foi o Rufus 3.10