O Tab não aparecendo as sujestões direitas no ZShell (Archlinux)

Estava eu configurando o meu terminal quando percebo que o Pacman estava funcionando corretamente o tab, porém quando fui testar o pamac apareceu para escolher diretórios invés de aparecer as opções corretas (install, remove ou search, dentre outras)

Qual shell você utiliza? O recurso de autocompletar depende de scripts, então nem sempre dá para utilizar com o programa A ou B.

Pelo que eu li num outro fórum, se você utilizar o bash, pode instalar o autocompletar para o Pacman com pacman -S bash-completion, já para o Pamac, parece que o recurso não foi desenvolvido para o bash, mas para o zsh, que é um shell diferente (parecido em muitos aspectos, mas diferente em outros).

Como não utilizo Arch, considere minhas orientações como preliminares. Tenho certeza que usuários do Arch aqui do Diolinux Plus poderão orientar você melhor.

ZShell no caso é o zsh

Tenta baixar com pacman -S zsh-autosuggestions. Se não for esse é o zsh-completions eu acho.

Melhor escrever Z-Shell (com ou sem o hífen), como saiu no:
“A User’s Guide to the Z-Shell”

Peter Stephenson, 2003

Como se fala ZSH? zixi? kkk

Busca nos repositórios do Arch que você vai encontrar o plugin referente a autocomplete, assim como já insinuaram. Estou no Fedora e existem vários plugins desse tipo.

Não se esqueça de habilitar o plugin no seu arquivo de configuração do zsh que fica localizado em ~/.zshrc com a linha plugins=(zsh-autosuggestions).