O renascimento dos mensageiros

Eu gostaria disso:
Em termos de mensageiro instantâneo gostaria que surgisse uma comunidade de desenvolvedores ou que algumas já existentes se unissem em torno de um projeto para construir um mensageiro que reunisse o melhor dos mundos do que foi o ICQ (apesar deste ainda existir) e o MSN, livre de empresas ou coisa do tipo que por motivos comerciais simplesmente descontinuam um projeto que está funcionando a todo vapor.
Não considero o whatsapp pq ele é uma espécie de torpedo com recursos avançados, ao mesmo tempo que não considero o Skype por ser um mensageiro com um foco corporativo, e a união dele com o MSN foi o fim dos dois.
Este novo mensageiro deve ter conexão tanto por desktop quanto por smartphone.
Também não pode ter a pegada de rede social, como não tinha o icq e o msn.
Acho que é isso.

O problema não é criar um novo mensageiro, se brincar até existe um nos moldes que você procura. O negócio é fazer o usuário comum usar isso, ainda mais que tudo é mais centrado nos celulares em vez de desktop.

Também tem a questão do custo do back-end, alguém terá que pagar por isso e a receita terá que vir de algum lugar de alguma forma.

Ah, mas poderia ser só usado por nós, entusiastas de tecnologia

Não creio que funcionaria ainda assim, prova disso é da maioria do pessoal não usar mais o ICQ e redes sociais livres.


Eu já aceitei que a era de ouro de mensageiros como MSN ficou lá pra trás na década de 2000…

2 curtidas

Para lago assim ser criado teria que ter um publico alvo, e não acho que as pessoas sairiam do WhatsApp, Telegram, ICQ entre outros para utilizá-lo, além é claro pessoas dispostas a fazê-lo.
Muitos culpam a M$ por matar o MSN mais na verdade foram as redes sociais que iniciaram o seu fim.

Acho que seria um gasto de energia desnecessário para apenas redesenhar a roda para que no final ela ainda parecer uma roda.

2 curtidas

não teria custo de backend se for feita por empresas como redhat, suse, debian, que poderiam hospedar em seus próprios servidores e cada uma dispor de ao menos um desenvolvedor elencado para compor um grupo dessas distros. Só um exemplo.
O Orkut foi criado “logo” depois do MSN, e no fim o MSN sobreviveu ao Orkut. O MSN foi retirado do ar na marra pra fundir com o Skype.
Já o ICQ ficou parado no tempo por muito tempo, quando resolveu fazer algo já era tarde demais.
O lance aqui é fazer o mensageiro sem a pegada de rede social.
O grande desafio é a popularização, pq usar o povo usa.
Mas tipo, isso é apenas uma divagação minha sobre como poderia ser a volta dos mensageiros.

Com certeza teria custo.

MSN foi descontinuado primeiro que o orkut, se não me engano um ano antes.

Então para isso teria que ter interesse de outras pessoas. Gostava do Whatsapp nos seus primórdios que era de fato bem simples mas hoje a galera quer fica vem emoji, fotinha, status…

2 curtidas

Provavelmente me confundi com os períodos, mas o MSN coexistiu com o Orkut de qualquer forma. Talvez justamente por não entrar nessa praia das redes sociais, permanecendo na linha do projeto inicial.
Quanto ao whatsapp, realmente ficou uma plataforma meio poluída.

Existe mensageiros no mundo linux ainda, inclusive em repositórios ativos, veja o gajim e o kopete. O que precisa é ter um protocolo(api) ativo, tipo msn.

2 curtidas

Pois era uma outra época mesmo. Lembro que a conexão do batepapo era direto entre computadores, daí era só começar a conversar e vc conseguia o IP do coleguinha. Depois melhoraram mas era só mandar o link com uma imagem e já pegava tbm. Era tudo muito inocente.

Com relação à segurança era um show de horrores… Mas como era o início de tudo também havia pouca informação comprometedora no computador das pessoas. O maior perigo era pegar um virus que destruía o HD, perdendo todos os dados.

O saudosismo faz parte da vida adulta e idosa. Agora eu fico curioso de saber qual será o saudosismo do jovem de hoje: carros barulhentos? Aula presencial? Celular que não era acoplado ao corpo? kkk

3 curtidas

“Como assim você ainda fala com as pessoas que moram na sua casa? Ugh, isso é tããããão anos 2000…”

2 curtidas

Este é o clássico dilema dos mensageiros.

Haverá produtos melhores, mas você é obrigado a utilizar o que “todo mundo” utiliza.
Na época do ICQ, tinha coisa muito melhor, lembro do Odigo, que tinha grupos baseados na localização informada, e a interface era uma espécie de radar.

Deve haver dezenas de ótimos mensageiros, o Telegram mesmo já é bem superior, mas o problema é que as pessoas não usam.

1 curtida

Perfeito. Não podemos nos render à “modernização” (eufemismo para viver sem propósito).

concordo com vc. hj tenho um NoBo com linux e penso muito para que ele me serve. basicamente para navegar na internet e editar textos e planilhas do trabalho. multimídia somente no smartphone, pois é muito mais prático e confortável fazê-lo no sofá ou na cama.

Assim, se não for nada que dependa de segurança e privacidade o que dá pra fazer é um sub mensageiro dentro do Telegram, com 2 linhas reservadas dá pra fazer um bot atrelado a um canal que fica interceptando as mensagens e exibindo as mensagens em telas específicas, só é preciso uma conta no Telegram pra ter o bot, todas as outras podem ser nomes arbitrários, um esquema poderia ser:

De: [usuário do mensageiro que enviou]
Para: [usuário do mensageiro que recebeu]
A mensagem vai dessa linha pra baixo

O bot envia essa mensagem no canal
Todos os usuários do mensageiro verificam por mensagens novas baixam essa mensagem e se for dele exibe, se não descarta

Esse “mensageiro” tem zero custo de servidor, mas zero privacidade também, eu acho que não dá pra conciliar os dois ter privacidade e ter 0 custo de servidor