A Microsoft começará a testar o controverso recurso Recall em outubro de 2024, depois de fazer alterações para torná-lo mais seguro. No entanto, agora há informações sobre uma das mudanças mais importantes – o recall pode ser completamente removido do Windows 11. Isso foi relatado pela publicação alemã Deskmodder.
De acordo com a publicação, na atualização opcional KB5041865 para Windows 11, o sistema agora tem a capacidade de remover completamente um recurso indesejado do computador. Anteriormente, durante os testes preliminares, o recurso só podia ser desativado.
É provável que esse recurso esteja disponível apenas para usuários da União Europeia, onde as empresas de tecnologia, incluindo a Microsoft, estão sujeitas a requisitos muito maiores. Lá, você já pode desinstalar o Edge e outros programas padrão do Windows 11 que não podem ser desinstalados em outras regiões.
Remoção do Windows 11 pode ser útil porque depois que a Microsoft introduziu o novo recurso em maio, muitos usuários e especialistas em segurança expressaram preocupação sobre o quão sensível era.
Inicialmente, o novo recurso deveria estar disponível para os proprietários dos computadores Copilot + em junho, mas a empresa anunciou que estava adiando o lançamento por razões de segurança. Antes disso, a empresa também havia feito algumas mudanças no Recall, mas provavelmente não eram suficientes.
Os próximos testes começarão em outubro. O recurso estará disponível para os membros do programa Windows Insider e, dependendo de como os testes serão, a empresa decidirá se liberará a atualização para mais usuários ou se levará ainda mais tempo para finalizá-la.
Fonte: mezha