O que vocês fazem para ter mais FPS no Ubuntu?

Recentemente instalei o Ubuntu no meu “simples” PC Dell e estou com medo de não rodar os jogos com uma performasse boa, pois não uso uma placa de video bala da Nvdia ou da AMD, minha placa é uma integrada da Intel, então queria saber como posso ter mais FPS em jogos como os da Steam e do Heroic Launcher.

1 Curtida

Eu já desisti, minha HDG 4400 só roda bem acima de 60 FPS no Windows. Consigo rodar nas distros, com uma média de 20 FPS.

1 Curtida

O pior é que eu consigo rodar cs e minecraft a 60 FPS no Ubuntu mas estou com medo de não ter o mesmo efeito nos outros jogos…

1 Curtida

Eu uso o Gamemode, desabilito a tela cheia e diminuo a resolução da tela. Modifico os parâmetros nas configurações de vídeo do jogo (tela cheia e resolução de tela). Geralmente não coloco o jogo com as configurações de textura e outras coisas no máximo.

No Ubuntu 20.04 o Gamemode já vem instalado por padrão (o programa e a extensão). No Pop!_OS tem que ser instalado.

Gamemode: GitHub - FeralInteractive/gamemode: Optimise Linux system performance on demand

Extensão Gamemode GNOME: GameMode - GNOME Shell Extensions

Para habilitar na Heroic:
image

Na Steam:
Em propriedades do jogo, na opção “opções de inicialização” coloque o seguinte:
gamemoderun %command%

image

1 Curtida

Obrigado isso vai ser de grande valia :smiley:

2 Curtidas

Já testou? Deu certo?

1 Curtida

Qual a sua distro? Você tem placa de vídeo dedicada?

1 Curtida

Já passei por cerca de 60 distros, de todas as bases que eu achei. Deve ser problema de driver mal otimizado. E não, eu não tenho placa dedicada.

1 Curtida