O que vocês estão achando do LXQT?

O que vocês tão achando do LXQT até o momento??? Para vocês quais os pontos negativos e positivos dessa interface?

Eu gostei bastante. É muito leve e customizável. Para mim lembra mais o XFCE do que o LXDE, do qual deriva.

1 Curtida

É aí que tá o o LXQT é a adesão dos desenvolvedores do LXDE no RazorQT, ficando o “LX” do LXDE e o “QT” do RazorQT, etão tecnicamente falando o LXQT é derivado do RazorQT o LXDE foi deixado de lado

Pontos positivos:

• Desenvolvimento super acelerado, dado um teste que eu fiz a algum tempo não dava pra crer que ele chegaria a esse nível

• Continua sendo leve, por abraçar o lado KDE 5.x da força isso era esperado mas ainda sim é surpreendende

• Configuravel, o LXQT herdou o espirito dos desenvolvedores do LXDE e isso permite que quase tudo seja configurável

• Modular, o LXQT é um dos ambientes com desenvolvimento ativo que não usa o conceito de “shell” isso é útil porque você pode montar versões minimalistas sem ter que trazer muita tralha

Pontos negativos:

• Não tem uma iso “oficial” com a visão dos desenvolvedores e apenas aplicativos do ambiente o Pantheon Shell tem o elementaryOS, o Gnome o Fedora, o KDE, o KDE NEON, o DDE tem o Deepin… mas o LXQT? A gente ficou no vácuo

• Mal documentado, o LXDE tinha várias páginas “dev helper” o LXQT não tem nenhuma, no máximo exemplos

• Incompleto, o LXDE originamente tinha um set completo de aplicações basicas, o LXQT tem basicamente: LXImage-QT, LXQT-Archiver, LXQT-Panel, o PCManFM e o QTerminal , tá muito longe de suprir o básico (e isso não exclui a necessidade de uma ISO) poxa nem um Leafpad-QT?

• Visual retrogrado em aplicações que não precisam disso, um exemplo é o LXImage-QT vejam isso:

Tem tudo que um Visualizador de imagens deveria ter, mas o design dos controles, o tema dos widgets com todo os defeitos do CSD o eog (equivalente do gnome) tem um design muito mais condizente com a tematica (ainda assim o eog não deixa de ter problemas no design):

O mesmo ocorre com o QTerminal:

Não são ferramentas ruins pelo contrario, mas elas no meu ver a parte do Design precisa melhorar

Ao meu ver é isso

4 Curtidas

Boa explicação gostei

Em qual distribuição vc acha que o lxqt ficou melhor???

Testei o Lxqt no Biglinux alpha 7, no Fedora 29 e Fedora 30 e no Lubuntu 18.10. visualmente o que mais gostei foi a versão do biglinux, seguida pela versão do lubuntu. Mas como Biglinux ainda está no Alpha e o lubuntu 18.10 só tem suporte até junho… Se eu fosse usar o lxqt, seria no fedora.

E o manjaro o que vc achou???