O que vocês acham do Lubuntu?

Gostaria de feedbacks de usuários dessa distro (apesar que não vejo muitos) e de quem já testou alguma vez.

Por anos usei Debian e Ubuntu (antes da interface unity). Estou utilizando o Elementary OS a uns 4 anos, é uma distro que me atende muito bem, mas não quero atualizar para a versão 5.1 pois ela não tem praticamente nada de novidade. Esse é o ponto negativo que vejo no Elementary; sempre que sai uma versão nova, que por sinal demora mais de ano, não muda muita coisa entre uma e outra a não ser a base do sistema, ou seja, a versão do ubuntu.

Por esse motivo estou pensado em mudar de distro, uma coisa que não costumo fazer. Estou testando o Ubuntu 19.10, mas tem alguns problemas de desempenho que citei em outra postagem aqui no fórum. O mint 19.3 testei em uma VM, gostei e estava quase decidindo por ele, mas aí resolvi testar o Lubuntu 19.10 pois ouvi falar bem dele e por ser uma distro que nunca havia se quer testado, na verdade nunca tive contato com interface LXDE ou LXQT.

Gostei bastante do desempenho do Lubuntu 19.10, estou trabalhando nele desde domingo e tem me atendido em todas as minhas rotinas de trabalho. Porém alguns detalhes estão me incomodado:

1- Após digitar a senha na tela de login, tem um delay entre 10 e 15 seg para entrar no desktop.

2- No gerenciador de arquivos ao clicar no botão para desmontar uma partição, as vezes o gerenciador de arquivos se encerra como se estivesse clicando no botão de fechar a janela. Em outras vezes isso não acontece, desmonta a unidade e continua normalmente no gerenciador.

3- Ao suspender a máquina ou bloquear a tela a opção de login para retorno é realizada pelo aplicativo xscreensaver e não pela tela de login padrão do Lubuntu como em outras distros. Achei isso bem estranho e ultrapassado.

4- O lxqt mescla programas com interface kde e gnome o torna o visual as vezes meio bagunçado.

5- Na central de aplicativos “discover” encontrei alguns bugs;

5.1- Ao fazer uma pesquisa por um aplicativo ele aparece no resultado da consulta e também outras opções de aplicativos(coisa normal). Mas as vezes simplesmente no nada e em poucos segundos o resultado da pesquisa muda sozinho, exibindo outros aplicativos que não tem nada a ver com o que foi pesquisado, e se pesquiso novamente retorna que o aplicativo não foi encontrado. Então tem que fechar e abrir a central discover novamente para a pesquisa voltar a funcionar.

5.2 Quando alguma tarefa de instalação está na fila, não tem como cancelar. Precisa fechar a central.

5.3 Fui instalar o skype pois preciso dele para contato com alguns clientes e aparece na tela a seguinte mensagem: “Este aplicativo snap necessita que as medidas de confinamento de segurança sejam desabilitadas” Processguir ou cancelar?. Como não sei o que é isso cliquei em cancelar, ai acontece o que mencionei acima a central fica com a tarefa de instalação do skype pendente e não tem opção para cancelar. Então quando vou fechar o discover ainda recebo a mensagem dizendo que tem tarefas pendentes se deseja fechar assim mesmo.

5.4 “Este aplicativo snap necessita que as medidas de confinamento de segurança sejam desabilitadas”. O que isso significa, desabilitando coloca o sistema em risco e onde isso é feito, ou seja, como faço para habilitar novamente? pois não vi nenhum local no Lubuntu para ajustes da segurança do sistema, algo básico que existe em outras distros.

5.5 Sempre depois que faço uma pesquisa por algum aplicativo, o menu “instalado” não exibe mais os programas que estão instalados, mas somente a aplicação “Core - Snapd runtime environment”. Ai é aquele mesmo processo; fechar e abrir o discover novamente.

Até então são esses os bugs, detalhes, problemas que encontrei.

Acho interessante o Lubuntu. Já o utilizei, mas não gosto do Discover. Acho-o lento e mal distribuído. Costumo instalar o Muon, que é um aplicativo tipo Synaptic em qt e que me atende muito bem. Não sei se tem suporte para snap ou flatpak, mas pelo menos tem suporte para os repositórios padrão. Quanto ao gerenciador de arquivos, instale o Dolphin. Ele funciona muito bem tanto no KDE quanto no Lxqt. E possui muito mais recursos. Quanto ao xscreensaver, realmente é feio e ultrapassado, mas é funcional. Você pode desabilitá-lo no centro de controle do Lxqt. O Lxqt está em constante desenvolvimento, e a cada dia melhora mais. No meu netbook eu só passei a utilizá-lo depois que foi adicionado a opção de controle do touchpad, que não existia na versão anterior. Agora, se o seu computador aguentar, recomendo fortemente a utilização do Plasma (KDE). Ele está muito leve, principalmente na distro Neon, que é a que tem o Plasma mais atualizado. Baseado no Ubuntu, é bastante funcional, vem com poucos programas instalados, e parece que o Discover nele funciona melhor. Faça um teste. Grande abraço.

Obrigado pelas informações.

O muon vem instalado mas não tem suporte a snap, na verdade nem gosto desses tipo de pacotes, mas acabamos em certo ponto ficando refém deles, pois pelo que percebo uns 70% dos aplicativos que a canonical disponibiliza são em snap.

O screensaver eu até ja tinha desativado, mas ai não tem como bloquear a tela da maquina quando precisar.

KDE eu nunca gostei dele sempre preferi e até por isso eu estava a princípio pensando em mudar para o ubuntu, e principalmente pelo fato de ter um dock legal, depois que comecei a usar o Elementary não consigo mais me acostumar com interfaces no estilo windows, apesar o Lubuntu e Mint seguirem esse estilo.

1 curtida

Considere então o Solus. Tem várias versões, inclusive KDE e Gnome. Mas a padrão dele é muito legal. Não me lembro o nome agora, mas vale a pena. Assim que tiver em casa, mando o link. Abraços.

Bom, o site do Solus é esse: https://getsol.us/home/
Já vem com o snap instalado. Não sei dizer se o gerenciador de programas dele tem suporte, ou é necessário utilizar o snap pela linha de comando. Mas sei que o programa gráfico tem vários aplicativos de terceiros. Até mesmo o google-chrome tem lá. Ah! Tem o Skype também. Tem a versão Budgie (padrão e muito leve), Gnome, KDE e Mate. Boa sorte!

O Lubuntu

O lubuntu é uma distro leve com o intuito de ajudar quem tem um pc um pouco defasado,porem sem deixar de lado a praticidade do sistema e a estabilidade

Atenciosamente **RedsonBr!**

Isso acontece porque você esta em alguma pasta da partição a desmontar isso faz com que o gerenciador feche porque a pasta não esta mais disponível não é bug é ate logico se você fecho a partição então não precisa da pasta nem gerenciador aberto.

O Lubuntu cumpre o proposito de seu desenvolvimento.
Eu uso o Synaptic para gerenciar os meus pacotes.

Hum. Realmente eu não reparei se estava em algum diretório. Obrigado pela informação.

Agora a noite fui instalar alguns aplicativos e dessa vez encontrei um bug nos ícones. Explicando:
Instalei o opendrive tudo ok aqui.
Instalei o instagramport ele ficou com o mesmo icone do opendrive.
Instalei o whatsdesk e tanto o instagramport quanto o opendrive ficaram com o ícone do whatsdesk. kkkk
O skype enquanto esta sendo carregado coloca o seu ícone ao lado do relógio, mas depois que ele abre o ícone se transforma em uma engrenagem. kkkk

Como não manjo nada de Lxde ou Lxqt alguém sabe me informar como corrijo isso ou altero o ícone de um programa?

Vejam a imagem

Gosto muito do Lubuntu, uso com LXDE em algumas máquinas antigas e num pendrive, com linux instalado, que carrego no bolso.

1 curtida

Antes o Lubuntu era genial, agora esta cheio de Bugs, acho que não vale mais a pena, o projeto esta bem abandonado tanto Lxde como Lxqt são bem bugados, ultimamente testei muitos linux tanto em pc fraco dual core de 2008 como em algo decente como um i5, testei:

-Lubuntu, Kukuntu, Xubuntu, Ubuntu
-Linux Mint Cinnamon e Xfce.
-Zorin Os com Gnome e a versao Xfce ( Lite )
-Pop Os

Resumindo, os que me funcionaram sem Bugs foram: Zorin com Gnome, Ubuntu, Pop OS e Linux Mint Cinnamon

Para PC fraco o melhor foi o Pop OS desativando as animações.

Espero que seja de ajuda

Veja que o Lubuntu passou pela mudança que foi ir do LXDE para o LXQt, querer que ele já esteja 100% é algo meio que distante ainda mais se você pensar que o próprio LXQt em si ainda não está totalmente desenvolvido e cheio de bugs.

Eu recentemente utilizei o Fedora com LXDE e em questão de desempenho foi algo incrível, porém eu só não continuei a usar pois eu sei que o projeto LXDE atualmente está nas mão totalmente da comunidade e eu não vejo um futuro para ele (ao menos por enquanto). Por isso apesar de ainda não ter pegado o jeito, vou tentando me adptar ao LXQt.

Caso queira desempenho e usabilidade, recomendo o Mint XFCE que eu estava usando até pouco tempo mas que mudei (novamente) para o Lubuntu. (Apresente o seu desktop e mostre o quanto o Linux é bonito - #2758 by RamonVSBR)