O que vocês acham do Archcraft?

Honestamente, por ser uma função, quer dizer que ou alguém pensou que seria uma boa ideia, ou porque alguém sentiu falta, não? Ahahaha.

Se há algo que te incomoda e por algum motivo te da uma razão a mais para trocar, por que não? Na minha opinião, esses dois motivos já me fariam cogitar testar o BSPWM antes do I3WM.

Não conhecia o projeto Archcraft, talvez eu dê uma olhada depois, pois sempre quis testar WMs, porém sempre tive dificuldade com os “Detalhes” pós instalação.

3 curtidas

Realmente esses dois motivos devem fazer uma boa diferença no uso. Mas vou parar de pensar nisso se não a mão vai começar a coçar. rsrsrsrs

2 curtidas

Só como curiosidade, tenho quase certeza de que dá para reproduzir os dois comportamentos no i3. Só não é automatizado como no bspwm.

No primeiro caso, se definir um layout previamente, acho que dá pra fazer isso. Porém, não é automatizado como o bspwm. Você tem que abrir as janelas e depois usar um atalho para mudar a organização dos “containers”/janelas que você tem aberto. De fato, é bem mais trabalhoso que no bspwm :upside_down_face:

No segundo, se eu entendi o que você quis dizer, dá pra mudar o “split” da janela com apenas um atalho. Ou seja, dá para substituir o mod+h e mod+v por apenas um atalho que faz as duas coisas. Por exemplo, deixar os dois com apenas mod+v. Ai usando uma vez ele deixa de ser horizontal e fica vertical, usando novamente ele volta para o “split” horizontal. É isso?

Uma dúvida de noob, uns tempos atrás andei mexendo no bspwm e não encontrei uma forma de deixar as janelas em modo “tabeado”. Pesquisei no documentação e não achei nada. Por padrão, não existe um modo “tabbed” como no i3 no bspwm?

Vou testar aqui no virtualbox para ter certeza se dá pra fazer mesmo. Pra ver se não falei besteira kkkkkkkkkk

1 curtida

Realmente, nem sentia falta nisso até usar no bspwm, é como se fosse algo que eu sempre quis, mas não sabia que queria. Pode ter uma forma de implementar isso no i3, mas é justamente o que destaca o bspwm. Achei que tentar fazer o i3 virar um bspwm seria o mesmo que tentar fazer um plasma virar um xfce haha ou seja, pode ser possível, mas não faz muito sentido se já existe um com exatamente esse propósito.

No Github é justamente isso que eles destacam, essa estrutura mais inteligente de organização:

image

Não que eu ache ruim ficar usando mod+v ou mod+h, mas não precisar usar torna mais dinâmico.

Não, seria mais para o lado de já moldar uma janela aberta, esse exemplo fica melhor de reproduzir com o mouse, tem uma forma fácil de testar aí:

  • Coloca uma janela em modo flutuante
  • Pressiona tecla mod+botão direito do mouse (mantenha os 2 pressionados) e tente diminuir a janela ou aumentar arrastando o mouse (tanto na vertical quanto na horizontal)

Quando usava mais o i3, o sistema entendia apenas um e caso queira mudar o outro tem que apernar o botão do mouse novamente, com o bspwm é possível direcionar os dois juntos. Como comentei antes, não é o fim do mundo, mas achei curioso isso (se ainda não ficou claro, posso gravar um pequeno vídeo demostrando).

Outra coisa que esqueci de comentar é que no bspwm consigo configurar a tecla super para já abrir o rofi sem interferir em comandos e atalhos, no caso do i3 caso coloque o rofi fica abrindo mesmo você querendo usar a tecla super para outra função.

Para ser sincero, nem sei o que é haha uso basicamente modo normal, janela flutuante ou tela cheia (fora isso remanejo entre áreas de trabalho).
:sweat_smile:

2 curtidas

Cara consegui instalar e até a tela de inicialização e linda, sério mesmo para mim a distribuição Linux mais linda sem está personalizada era o popOS! Mas o archcraft superou todas as minhas espectativas até na instalação e super fácil e dinâmico até agr tem tudo pra ser minha favorita

2 curtidas

Ah, agora entendi. É pq sou lerdão no bspwm, ai quando tenho dúvida pergunto pra você, que tá usando ele :sweat_smile:

O que você citou são, exatamente, as características do bspwm. Achei que você tava falando de algum recurso específico que queria ou modo de usar de algum outro TWM no i3. Confesso, uma coisa que não gostei quando testei foi esse comportamento das janelas. Porque é automático. Eu prefiro selecionar eu mesmo como a janela via abrir. Porém, isso são apenas as preferências de cada um mesmo. De fato, não faz sentido tentar imitar isso no i3, vai dar muito trabalho e, na prática, não funcionará bem.

O modo “tabbed” é deixar as janelas abertas mas só com o título da janela a mostra. Ai você altera entra elas com mod+direcionais para os lados ou clicado com o mouse, tudo isso em um mesmo workspace. Imagina as abas dos navegadores, é exatamente isso. Várias janelas abertas ao mesmo tempo, no mesmo workspace, e você troca entre elas com o atalho que citei. Só fica a mostra a janela atual e as outras ficam, como nos navegadores, só o título a mostra.

Por padrão, o i3 tem três forma de layout. Tabbed, Stacked e a “normal”/“split”. A “tabbed” é o que acabei de citar. A “stacked” é como a “tabbed” só que em forma de cascata. As “abas” ficam, ao invés de lado a lado, de cima para baixo em forma de cascata. E “normal”/“split”, é a normal mesmo kkkkkkk os “containers” abrindo lado a lado sem sobreposição de janela. Apenas dividindo o espaço da tela, vertical ou horizontalmente.

Se quiser testar esses três layouts ai no i3, é só usar os atalhos padrão. Para o “tabbed” é mod+w, para o “stacked” é mod+s e para voltar ao “normal”/“split” é mod+e. Obviamente, eles só funcionam se você abrir mais de uma janela ao mesmo tempo.

Pesquisei aqui novamente na documentação e na internet, parece que não tem esse modo de “abas” no bspwm mesmo não. Nem uso ele muito no i3. Mas, as vezes, é bem útil. Ainda sou muito noob no bspwm. Tenho que tomar vergonha na cara e instalar ele aqui, só estou usando atualmente em máquina virtual. Alias, ele e o DWM (que até tem esse recurso das janelas parecido com o do bspwm que você citou).

3 curtidas

@thespation como você disse que usa o archcraft me diz alguma coisa como você adicionar as músicas para tocar, pois na polybar tem um player que toca 5 músicas no entanto baixei uma coloquei na pasta onde estão as outras mas não toca

Boa pergunta, mas acredito que vou ficar te devendo um pouco nessa resposta por não usar esse recurso, mas posso te direcionar para ter uma base.

O sistema usa um player chamado ncmpcpp que pode ser iniciado pelo terminal (já vem com cava instalado também). Para ser bem sincero eu tiro isso da polybar, prefiro usar xtitle [module/title] ao invés de mpd.

Caso queira realmente aprender a usar o ncmpcpp, recomendo esse excelente conteúdo do @marcosoliveira, essa página abaixo possui um vídeo dele explicando como configurar:

Instale e Configure o ncmpcpp e mpd no seu Linux (terminalroot.com.br)


Como usava em outros sistemas, eu uso o musikcube, para instalar, basta o comando abaixo:

yay -S musikcube
Print do musikcube + cava

2 curtidas

Mais uma vez exibindo bom gosto, William!

1 curtida

Passando para avisar que saiu nova versão:

Tradução literal

2 curtidas

O interessante é que existe essa forma automática (acredito eu que baseada na sequência de Fibonacci) porém também podemos usar mod+v, mod+h e mod+q para cancelar, agradando quem não quer pensar nas divisões e quem prefere gerencia-las.

Lembro de, sem querer nem saber como, acionar algumas vezes no i3 e não saber voltar ao “normal” haha depois de um tempo acabei analisando os atalhos na config e descobri como acionar e voltar, porém, não curtia. Uma vez até removi os atalhos para não usar sem querer. Mas aí já é o que estávamos falando, questão de gosto mesmo. Tentei ativar aqui no bspwm e também não encontrei uma maneira (o PopOs também habilitou esse recurso quando habilitado o modo tiling).

Achei uma forma de tentar simular o sistema sem modo lado a lado, aí não me adaptei também.

É como disse o Fritzzin:

Esse aí está na minha lista para testar em breve também, pode demorar, mas sei que não consigo me livrar dessa vontade de aprender novas formas de usar o sistema.

2 curtidas

@Tuxraldo, acabei de fazer um teste no Manjaro i3wm e agora, em modo flutuante, é possível redimensionar os 2 ao mesmo tempo, acredito que estão introduzindo alguns refinamentos. Em modo tiling ainda não é possível. Uma coisa que notei é que no Manjaro, em janela flutuante está mostrando o conteúdo da janela, antes não mostrava, assim como ainda não mostra no modo tiling.

(texão, pq só escrevo textão kkkkkkkkkkkkk) Uai, isso não foi sempre possível? Embora eu nunca use esse recurso, acho que ele sempre esteve disponível desde que uso o i3wm (eu redimensiono ou com o mouse ou com mod+r, quase 90% do tempo com mod+r. E o tamanho que “redimensiona” por vez, eu aumentei, porque não preciso muito de precisão e sim de redimensionar um pouco mais rápido).

Acho que só não consegui no Debian Stable (que tá com a versão 4.16.1 do i3wm) nas outras distros que testei todas isso é possível de ser feito. No Manjaro, eu sempre consegui fazer isso. Mas, o Manjaro usar o i3-gaps por padrão, e não o i3wm. O gaps tem alguns recursos além de apenas os gaps, pode ser isso também.

Obs: de fato, no Debian Stable nunca consegui fazer isso. No Mageia eu sempre consegui. Mas, não lembro a versão do i3wm quando instalei a primeira vez. Porém, com certeza foi ou a 4.16 ou a 4.17. Pela lógica, se o Debian tá na 4.16.1, esse recurso deve ter aparecido na 4.17. Depois vou pesquisar nas notas de lançamento no site do i3 pra ver se acho quando o recurso foi implementado.

Obs²: no Debian Stable, usar os atalhos que você mencionou (mod+botão direto) o i3 não faz nada. Se usar mod+botão esquerdo, faz o “normal”, que é mover a janela de lugar (se estiver em modo floating, claro). No Mageia, que o i3wm tá no 4.19 (última versão) já é possível fazer isso.

Obs³: abandonei praticamente esse recurso quando passei a usar o i3wm. Quando usava ou uso o xfce, faço bastante isso. No xfce, para reproduzir esse comportamento, é só usar o atalho é “alt + f8”. Dá para mudar, claro. Eu mesmo estou padronizando meus atalhos entre o xfce e o i3, pq se não fica uma loucura de atalhos :grinning_face_with_smiling_eyes: Sempre usei muito atalho no xfce também.

1 curtida

Depois da ultima atualização, o sistema agora conta com um:

image

Apontamento do bspwmrc config:

image

@thespation fiz o download do archcraft com xfce e testei novamente as outras opções, OpenBox, bspwm e i3wm. Fucei e fucei bastante no xfce, não achei absolutamente nada. É só o xfce mesmo, com os mesmos temas que tem na versão e “padrão” com openbox.

As únicas coisas que não são padrão do xfce: o lançador que ele criou apontando para os scripts que mudam o tema do sistema. Ah, e tem o k-super-key instalado. E ele mudou o visual do thunar, como na versão “padrão”, ele retirou aquela barra que tem as opções de avançar e retroceder diretórios e também exibi o caminho completo do deiretório atual. Só isso, mais nada. De resto é um xfce como veio de fábrica. Inclusive com aplicações do próprio xfce, como o Parole, Ristretto, xfce4-terminal etc. Não vi sentido em criar uma iso só para isso. Nem os atalhos padrão do xfce ele mudou. Se você baixar a versão com openbox e instalar o xfce, terá um resultado idêntico ao dessa iso.

O i3 não tem iso própria, você instala via pacman mesmo (sudo pacman -S archcraft-i3wm). Me pareceu idêntico ao bspwm. As únicas diferenças, obviamente, são o jeito que cada twm lida com as janelas. Mas, na prática, é só isso. Os scripts do rofi são os mesmos e o i3 também usa o polybar. Se eu usasse alguma dessas “versões”, acho que usaria a com openbox. Não usaria a com xfce, porque não tem nada ali, é apenas um xfce com um tema e um pacote de ícones diferente do padrão do xfce.

Como eu disse, para quem quer um desktop bonito de forma rápida, é uma boa distro. É um Arch sem nenhuma alteração, só as personalizações que o “Adi” fez nos ambientes. Acho que seria interessante ele disponibilizar isso via AUR ou via script, não sei se já tem. Perto de outras distros que já testei com esse propósito (Arco, Garuda, Regolith etc.) achei que é um dos mais interessantes. Não tem nada em excesso ali e, pelos meus testes, tudo funcionou muito bem. Por exemplo, no Arco com i3, eu lembro de ter achado 4 programas que faziam a mesma coisa, que era abrir ou “lançar” outros programas. No Archcraft, não vi nada disso.

Em resumo: é um Arch com personalizações bem feitas e sem excessos. Gostei, particularmente, do OpenBox dele. Para quem quer uma distro bonita e pronta, tá ai uma boa pedida.

1 curtida

Exato, um “puro” xfce com base arch, com o acréscimo do aspecto visual elaborado pelo autor e por ser o primeiro ambiente gráfico em si e não apenas gerenciador de janelas. Acredito que seja um experimento dele, talvez curiosidade ou querendo atrair um outro público.

Lembro que se estivéssemos tendo essa conversa a um ano atrás eu certamente optaria pela versão i3 a bspwm, provavelmente ele tenha como ambição incorporar o máximo de ambientes, assim como o Manjaro o fez. Só de já virem com os scripts dele me pouparia todo esforço de implementar tudo.

Exatamente:

image

Para os amantes da base que, assim como eu, não desejam investir dias para deixar o sistema mínimo e bonito, é um ótima pedida.

1 curtida

Eita! Ainda não tinha testado a versão i3. Está lindona:

3 curtidas

@thespation eu gostei da distro. Acho, inclusive, como já disse, que ele poderia disponibilizar isso via script ou aur. Nesse caso, para quem não quiser baixar a iso e tiver uma instalação do Arch ou algum arch-based. O que me incomoda nessas distros com i3, bspwm etc. é a falta de critério ou a redundância de algumas aplicações. O Arco Linux, quando testei a versão com i3, é um exemplo claríssimo disso.

Só discordo dessa parte:

Para os amantes da base que, assim como eu, não desejam investir dias para deixar o sistema mínimo e bonito, é um ótima pedida.

Afinal, essa é graça dos twm. Depois que você passa dias fuçando em arquivos de configuração, atalhos etc. tenho certeza que você será uma pessoa melhor. :grinning:

Eu não consigo mais usar o i3wm com configurações, de atalhos e janelas, dos outros. Gastei um tempo razoável entendendo e mudando os atalhos padrão do i3. Agora posso, sem dúvidas, falar que tenho uma configuração minha e totalmente adaptada ao meu uso. Como já tinha com o xfce, que já utilizo a uns bons anos.

To pensando em testar uma distros direto no hd, já tem uns 2 anos que não faço isso. Acho que vou dar uma chance ao archcraft com openbox.

1 curtida

O Marcos do TerminalRoot adaptou esse tema para ser usado no Mint com bspwm:

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.