O quê vocês acham do Alpine linux?

Então, o que vocês acham? Que experiencia já tiveram? Em que poderia melhorar? Será que ele tem chance de se tornar um a distro grande como Arch ou Debian?

3 curtidas

O Alpine não é um android para 86_64?

1 curtida

“designed for routers, firewalls, VPNs, VoIP boxes and servers.”

2 curtidas

@Rodrigo_Chile Está confundindo com o Android x86. O Alpine é mais parecido com os Linux de desktop mesmo, a única coincidência é também usar pacotes com extensão APK (mas são formatos diferentes e incompatíveis, o APK do Android e o APK do Alpine) e as ferramentas de linha de comando do Busybox nos raríssimos casos que alguém abre um terminal de Android.

Não tenho muita experiência com o Alpine além de máquina virtual e ver o postmarketOS, mas acho que uma distro grande ele não vai ser, já que o sentido dele é abandonar o outro grande unificador do mundo Linux além do kernel, as ferramentas do GNU, para ser mais minimalista. O Busybox até certo ponto emula o GNU na linha de comando, mas o musl tá nem aí e quer ser o mais mínimo possível, e com isso vai embora a compatibilidade até mesmo com formatos multidistribuição, como AppImage.

Alpine é um nicho dentro de um nicho, e tem orgulho disso.

2 curtidas

Não tenho opinião formada sobre ele, já instalei uma vez no meu Raspberry mãe e ficou por isso mesmo. Minha experiecnai foi bem méh, instalei o sistema no raspberry mãe e fiquei usando por uns dias, estranhei o formato .apk.

1 curtida