O que vocês acham das alternativas ao Latex?

Já brinquei um pouquinho com o Latex (nunca tive necessidade profissional/acadêmica de usá-lo) porque gosto muito da ideia de definir, por “linha de código”, como o meu texto será formatado, acho mais divertido do que a proposta WYSIWYG. Acho muito bonito os textos produzidos por ele e têm pessoas que fizeram maravilhas com essa tecnologia.

O problema do Latex é que o acho ser desnecessariamente complicado, apesar dele ainda ser muito usado, especialmente no meio acadêmico. Não falo da linguagem/sintaxe em si, algumas de suas alternativas seguem o mesmo estilo e absolutamente não vejo problema nisso. O problema é que coisas simples se tornam complicadas, por exemplo: o suporte a caracteres especiais não é perfeito (especialmente quando se lida com textos multilíngues), você tem que carregar pacote X ou Y para fazer uma tarefa simples e coisas assim.

Felizmente existem algumas alternativas:

• SILE
  • Patoline
  • rinohtype
  • Vocês podem encontrar outras alternativas neste link. Não citei linguagens como Markdown ou até mesmo reStructuredText porque esses são demasiadamente simples, neste tópico me foco nas tecnologias com o “poder de fogo” semelhante ao Latex.

O que vocês acham das alternativas ao Latex?

3 Curtidas

Escrevi minha dissertação em LaTeX e utilizo rMarkdown para gerar alguns relatórios dinâmicos no trabalho.

Entretanto, não sou profissional nisso. Vivo no google pesquisando algumas coisas (amém Stackoverflow) haha

Não conhecia outras linguagens, vou dar uma olhada!

1 Curtida

Confesso que toda vez que preciso escrever algo no Office eu lembro do Latex, e de como tudo seria mais fácil com ele. Eu já produzi bastante coisa em Latex. No começo é realmente um pouco complicado e chato, mas depois de entender a ideia e tendo um modelo como base, tudo fica muito simples. No departamento em que estudei os professores fizeram um modelo para dissertações/teses , com toda a parte mais complicada de configurar já feita. Então bastava baixar o modelo e escrever, sem se preocupar com as normas ABNT. Mesma coisa é feita pelos principais congressos e revistas científicas. É um trabalho árduo que é feito uma só vez e que depois facilita tudo.

Não conheço as outras linguagens, mas acho muito difícil de substituírem o Latex num futuro próximo.

Edit:
Apenas para complementar, acho que o que falta são boas ferramentas para o Latex. Eu escrevi minha dissertação com o “Atom” (pensado para escrever código-fonte), porque achava os outros programas muitos ruins. Muitos bugs, as vezes faltava recursos como verificação ortográfica, interfaces ruins, …

1 Curtida

Concordo. Eu utilizo o Overleaf para escrever.

É bem simples, só exibe o código e gera o .pdf do lado. O ruim é que na versão gratuita não é possível controlar as edições (caso esteja fazendo com mais alguém) e só é possível compartilhar o texto entre três pessoas.

Mas utilizo outros sites como apoio. Por exemplo:

Para fórmulas matemáticas: Codecogs
Para tabelas: Tables Generator
Para trabalhar com planilha excel: Excel2latex

1 Curtida