O que você gosta/não gosta no Windows?

Sim, original.

Aqui ele sempre foi OTIMO de se utilizar.

Onde conseguiu esse Windows?, acabei de ver um vídeo de um cara testando ele em um PC meio ruim e rodou com performance boa.

No site da Microsoft.

Uma coisa que não gosto no windows 10 é a falta de desempenho no meu PC também, principalmente quando o seu processador tem 1.33 GHz kkkkk, mas o Windows 8.1 me salvou nessa questão de estabilidade. Infelizmente esse 1.33 GHz é um mini overclock q faço (e q é o máximo que meu processador suporta) e q no Linux parece ser impossivel… triste.

Eu so não gosto do estilo de atualizações e uns mizeros pontos na politica de privacidade
De resto não tenho oq não gostar no caso

1 curtida

Pros: UI bem bonita e moderna ,bom pra jogos,office, one drive

Contra: Mais pesado em comparação com o linux, coleta de dados em quase tudo, mais vulnerável a malwares

1 curtida

Dois pontos que tenho contra o windows são específicos contra a política de atualizações do windows 10.

1: Me obrigar a pagar mais caro para ter uma configuração que era normal a mais de 20 anos. A possibilidade de tornar o update manual. Para ter essa opção, fui forçado a comprar a versão pro, consideravelmente mais cara.

2: As atualizações parecem mau testadas. Para alguém como eu, que gosta de jogar jogos antigos, é normal jogos pararem de funcionar depois de atualizações porque o windows update achou “legal” quebrar (ou remover) bibliotecas que meus jogos antigos usam.

Usa o qView:

1 curtida

Todo mundo me recomendou o IrfanView, não e open-source :confused: mas… Pelo jeito ele e o melhor visualizador de imagens pra Windows.

Na verdade não é que “vai aparecer alguém com um i5 e 8Gb de ram falando que ele é bom de usar”, o windows, para funcionar bem, precisa de uma quantidade considerável de RAM mas ele já consegue rodar em máquinas com 2Gb de ram, mas isso não é milagre, uma das estratégias principais para conseguir isso, além de desativar automaticamente diversos serviços, é usar e abusar da paginação.

Assim, se você tem 2Gb de ram e HDD, dificilmente terá uma boa experiência com o windows;

Se tem 4Gb de ram e HDD, provavelmente seu windows rodará “liso” mas apresentará engasgos quando abrir alguns programas que particularmente dependem de mais memória, como navegador, por exemplo.

Se tem 8Gb de ram, ai a paginação já é bem menos usada e mal sente a diferença de desempenho.

(veja que a percepção de desempenho é pessoal e muita gente mal percebe desempenho alto ou baixo por já ter se acostumado)

A realidade é que o windows 10 foi desenvolvido considerando que as pessoas usariam SSD, mantendo o suporte à máquinas sem SSD como um recurso legado e, a cada novo “major update” essa diferença se torna mais visível.

E eu nem culpo a MS por fazer isso, considerando que, antes da pandemia, um ssd de 120Gb custava para o consumidor final menos de R$150,00, é presumível que essa tecnologia fosse rapidamente agregada ao mercado (lembre-se que o custo para quem produz é consideravelmente menor).

Infelizmente, aqui no Brasil, tecnologia demora muito mais tempo para chegar e computadores com SSD ainda são vistos por muitas white labels e muitos vendedores como “artigo de luxo”.

É claro que existem, eventualmente, problemas de compatibilidade com hardware, assim como um colega aqui do forum relatou no outro tópico:

Conforme já relatei, o Win10 roda sem problemas em meu notebook STI 1422 com 4 Giga de RAM, Dual Core e 10 anos de uso, e no Compaq Cq-23 com 2 Giga e Celeron de minha esposa. Não são desempenhos primorosos, mas funcionais. As distros de Linux que estão nessas máquinas rodam melhor (Q4OS com KDE Plasma e Mageia 8 XFCE).

Já no meu Samsung E20 Essentials, notebook de 2018, conforme contei, o Win10 foi fonte de aborrecimentos eventuais até eu ter dado uma boa mexida nas configurações de desempenho.

Inclusive veja que o relato dele corrobora com o que falei da relação de ram e armazenamento no início, já que no note da esposa dele, com 2gb de ram, o desempenho não é dos melhores mas é usável. Enquanto no notebook dele, aparentemente existe alguma incompatibilidade entre o windows 10 e seu hardware.

Mas esse tipo de incompatibilidade acontece em todas as esferas dos sistemas operacionais, basta lembrar da “novela das placas híbridas”.

Por exemplo, eu tenho um notebook da empresa que trabalho que o xubuntu 20.04 não aceita que o touchpad exista enquanto eu não plugue um mouse no PC, depois que eu coloco um mouse, e quando o touch seria inútil, é que o touch resolve funcionar!

No meu PC pessoal, tenho dual boot entre xubuntu 20.04 e windows 10 e, novamente o xubuntu tem incompatibilidade com um dos meus hardwares. Eventualmente a controladora de rede (cabo) não é reconhecida pelo linux, para resolver isso eu simplesmente reinicio o pc e tudo volta a funcionar. Por outro lado, uma controladora de rede wi-fi USB que tenho da tp-link nunca deu problema de não ser reconhecida pelo mesmo linux.

Problemas de incompatibilidade entre sistemas operacionais e hardware, infelizmente são normais e, o que podemos fazer para resolver é correr atrás do problema por conta. Para o windows, quando esse problema de incompatibilidade é “gritante”, muitas vezes o fabricante lança um driver específico que resolve o problema, no linux, dependendo da fabricante/engajamento da comunidade, ou o fabricante lança um driver ou a comunidade cria a compatibilidade por engenharia reversa (quando possível).

Eu não percebo nenhum engasgo aqui, o minimo pra conseguir rodar bem qualquer sistema hoje, e 4GB de ram.

1 curtida

Perfeito, muito bom! Outras variáveis que influenciam no desempenho do sistema ou mesmo configurações específicas que você fez resolveram esse “problema”.

É por isso que eu falei “provavelmente”. O quão “liso” um OS roda depende de muitos fatores e o gerenciamento de memória, mesmo sendo um dos principais fatores, é mais um.

Eu não acho que um sistema depende apenas da RAM para rodar bem, depende também do processador, placa de video…

1 curtida

A maioria das distros linux também (provavelmente) rodam em 4gb de ram.

Aí eu concordo, se for abrir o Windows Explorer ou o CMD por exemplo, vai abrir rapidinho. Mas um navegador como o Chrome pode demorar mais.

1 curtida

Eu não percebo engasgo aqui ao abrir o Chrome ou o 7-zip, por exemplo.

  • O que gosto:
    – Compatibilidade com, praticamente, todos os programas

  • O que não gosto:
    – A falta de um comando similiar ao sensors (lm_sensors), isso me obriga a baixar software de terceiros para checar a temperatura da minha GPU e CPU (sim eu gosto de resolver muitas coisas simples via terminal shell do que GUI, pois são mais diretas ao ponto);
    – Demora para abrir alguns programas que uso com frequência se estiverem no HDD (SO no SSD e armazenamento bruto no HDD, coisa que no LInux vai de boa), exemplo é o Visual Studio Code (uns 15s no Windows e uns 3 segundos para abrir no Linux);
    – Falta de transparência ao informar o que foi atualizado;
    – Busca online no Bing pela barra de ferramentas (só é possível desativar mexendo no regedit);
    – Cortana (só dá de remover usando um “script” proporcionanado pelo pessoal do TomsGuide);
    – Demora a atualizar mesmo em um SSD.

(As duas plataformas tem suas vantagens e desvantagens, mas hoje em dia eu me sinto bem mais a vontade e produtivo no openSUSE do que eu me sentia com o Windows 10)

2 curtidas

Não é engasgo, só é o fato de que demora pra iniciar. Quando eu abria o Chrome não engasgava, só demorava pra abrir.

Eu nem uso mais o Chrome :joy: e sim o Microsoft Edge.

1 curtida

O novo edge achei bem melhor do que o Chrome, mas eu uso é o Raposa de Fogo.

1 curtida