O que te fez desistir do Windows?

Abri esse tópico para as pessoas que desistiram de utilizar o sistema da Microsoft, e utilizam exclusivamente o Linux para produtividade ou lazer. E preciso avisar que não é uma postagem para gerar brigas, encare como uma conversa de boteco.

Caso alguém fale que eu postei em uma categoria errada

Esse tópico não se encaixa na categoria Windows, pois não irá ensinar nada ou irá debater sobre tópicos exclusivos de alguma versão do sistema operacional da Microsoft.

Falando do meu caso, estava cansado dos arquivos do sistema corromper, e era um problema quando se trata de arrumar o Windows sem prejudicar o dual-boot com o Linux Mint.

Tinha vezes que precisava ficar o dia todo para arrumar o computador, ou até formatar no pior dos casos, pois demorava para instalar tudo de novo.

Para encerrar irei deixar uma de tantas telas azuis que me fizeram ter um “ataque de raiva” e ficar apenas com o Mint.

7 curtidas

Meu notebook venho com windows 8, atualizei para o 10, depois de um ano de uso comecei a ter problemas sérios de bugs. Levei num técnico que resolveu temporariamente o problema e depois voltou e aí pedi para ele instalar windows 7. Foi aí que resolvi fazer um dual boot com Ubuntu que era o sistema da faculdade que eu estudava. Usando o Ubuntu, vi as grandes vantagens que tinha sobre o Windows, como maior segurança, leveza, custo baixo de ter que formatar o pc sem depender de técnico de informática; isso tudo me fez abandonar o windows. Hoje em dia nem pensar em voltar para o travadão do Windows 10 com suas atualizações aleatórias que levam 50 anos e você não pode mexer no pc enquanto ele atualiza.

5 curtidas

O que me fez desistir do Windows, em primeiro lugar, foi o preço, depois o desempenho e por fim os bugs.

9 curtidas

Faculdade que usa uma distribuição Linux é algo raro, principalmente se morar no interior de algum estado.

Eu usava o Windows 8.1, que inclusive foi o motivo para que eu largasse a mão do sistema da Microsoft. E o Windows 10 não quero nem ver na minha frente

2 curtidas

Realmente o preço do Windows é algo salgado, por isso tanta gente prefere piratear o sistema. O desempenho também não foi algo que me agradou, e em relação aos bugs, é algo que me frustrou de vez.

3 curtidas

O que me fez desistir foi a instabilidade, a insegurança, o preço salgado, a dependência de outros softwares anti alguma coisa, que só consomem espaço e prejudicam o desempenho.

3 curtidas

O que me fez desistir do windows foi que nunca quis comprar a licença para ele e nunca me senti confortável com ele pirata

4 curtidas

preço, desempenho e fato do codigo não ser livre e aberto.

3 curtidas

Era em uma faculdade federal. Acredito que por isso adoção do Ubuntu. Eram também bons computadores; o que tirou meu preconceito que eu tinha com Linux, pois nos meus últimos usos de Linux foi em bibliotecas públicas da minha cidade numas carrochas que acho até que quem instalava Linux nelas, nem sabia configurar direito o sistema.

3 curtidas

Sim Sim, fiquei emocionado quando vi que na UFBA eles usam linux.

3 curtidas

Nada, pois ainda uso por conta do Linux falta algumas ferramentas que uso e as alternativas não ser tão boa e também nunca tive problema com o Windows.

1 curtida

Incompatibilidade com meu adaptador wifi usb tp link antigo, atualizações que não me avisam quando acontecem, não me perguntam se quero atualizar ou não, a internet fica lenta e não sei o porque, não me adaptei ao windows 10, o windows 7 pra mim era perfeito, não tive a mesma experiencia com os outros.

3 curtidas

No meu caso, é pura questão de gosto, prefiro usar Linux mesmo.
Windows também funciona muito bem para mim, mas só tenho usado para jogar determinados jogos.

Sim, morri uma grana para comprar a licença do Windows só para jogar alguns jogos.
Me sinto um imbecil por isso ? SIM haushuashuasa.

4 curtidas

O meu caso é engraçado. Eu desisti do Windows por causa da minha irmã.

O computador tinha Windows 7 Pro instalado, original que veio na caixa toda bonitinha. Foi legal do meu pai fazer isso. Ultimamente estamos numa cultura de piratear tudo.

Quando a atualização gratuita para o Windows 10 apareceu na barra de tarefas, eu cliquei no botão e coloquei para atualizar. Mas aquela versão era anterior a primeira Anniversary Update, então era bem bugada e nada otimizada. Acabei reinstalando o Windows 7.

Um tempo depois, quando eu soube que o Windows 10 havia melhorado pacas em performance, resolvi dar outra chance. Fui lá e atualizei outra vez. Foi relativamente suave nos primeiros meses. Eu fazia transmissão ao vivo de Undertale para o YouTube usando o OBS Studio e o jogo rodava liso. Depois de uns meses, eu comecei a ver a performance do sistema cair. O Jogo travava bastante quando o OBS Studio abria. Eu imaginei que seria por causa do uso. A minha irmã não tem noção de como navegar na internet e frequentemente tive de desinstalar uns baidu da vida do computador. A esse ponto eu havia feito dualboot com Ubuntu para ter um sistema o qual não falharia comigo.

Mas eu ainda voltava para o Windows para jogar Need for Speed Most Wanted 2005 com o hack Widescreen, algo que eu não podia fazer no Ubuntu por limitação do Wine (O hack fazia uso da dll Dinput, que havia sido modificada pelo Wine para permitir usar um controle no jogo. Por ser modificada, o hack widescreen não funcionava e se eu trocava a dll, o hack funcionava mas o controle não). Uma vez até tinha formatado completamente a partição do Windows para ver se dava para restaurar a performance mas infelizmente a culpa era do Sistema Operacional mesmo. Já em contraste, eu fiz o mesmo set-up OBS Studio e Undertale no Ubuntu e funcionou exatamente do mesmo jeito como antes, com o jogo rodando liso e sem engasgos em nenhum dos lados.

Aí quando minha irmã parou de usar o computador, tirei o Windows de vez. Só eu usava, no fim das contas.

3 curtidas

Na verdade eu não desisti do Windows, apesar de não usá-lo já faz quase um ano. Acontece que eu usava com frequência e era meu principal OS, foi então que minha placa de vídeo queimou e eu decidi a voltar pro Linux depois de muitos anos. Mas sinceramente, se por acaso eu conseguir uma placa de vídeo decente ou montar uma config nova, provavelmente vou continuar usando Linux pro resto da vida. Mas o Windows vai ficar sempre ali do lado pra caso eu necessite.

E falando sobre a minha motivação que me fez voltar ao pinguim foi porque antes de tudo o Windows estava sendo muito, mas muito problemático pra mim. Era constantes problemas com desempenho (HD em 100% de uso), atualizações catastróficas, e pra mim já não fazia sentido mais usar, ai decidi me reecontrar com o Linux, que desde 2015 eu havia parado de usar por causa dos jogos e tal. Esse reencontro foi uma das melhores decisões que pude tomar; eu reaprendi e aprendi coisas novas, e foi tudo muito fácil e fluido. E o aprendizado é constante, nunca para.

3 curtidas

Larguei o Windows por causa de atualizações o tempo inteiro, a falta de controle sob o sistema, gosto de saber tudo o que está acontecendo no meu computador. A falta de segurança, mesmo nunca ter sido infectado com algum vírus que fizesse algo, eu sempre fiquei com um pé atrás ao baixar algo sem ser de fontes confiáveis. E o que mais me fez migrar, parar de crackear o sistema. Não via sentido em colocar meu pc em risco crackeando o sistema sendo que há opções Linux totalmente gratuitas pra se usar. Linux sempre se mostrou um sistema estável, seguro e no meu caso, simples de usar. Aprendi a me adaptar a falta de alguns softwares que usava no Windows e quanto a jogos eu comprei um console, deixando o pc apenas pra estudo e trabalho. Hoje sou feliz com o pinguim e me mantenho longe de qualquer Windows, pois os problemas e dores de cabeça que passei com esse sistema, não pretendo mais passar.

4 curtidas

Ignorando repostas utópicas e sem lógica que li aqui vou falar o que de fato me fez desistir do Windows (como S.O principal).
1 - Windows 10 é rolling release. Isso nunca dá bom pra estabilidade.
2 - Atualizações demoradas e bugs aleatórios de tela azul.
3 - O velho disco e processador 100% que dificilmente da pra solucionar.
4 - Sistema Pesado pra quem tem computador básico.
5 - bugs, bugs e mais bugs.

3 curtidas

Estou estudando Data Science…
Trabalhar com Big Data.
Preciso de aplicativos que não rodam no Windows.
Existem bibliotecas de Python que não funcionam no Windows.

Instalei o WSL (windows subsystem Linux) porém o desempenho é horrível.
Ai decidi instalar o Ubuntu nativamente na máquina.

Tive umas percas que me preocupam bastante. Excel e o Microsoft Power BI.

2 curtidas

Você está confundindo Rolling Release (não tem versão fixa) com Bleeding edge atualizações assim que saem sem testes

4 curtidas

Falta de customização e instabilidade(Principalmente pelas maquinas antigas),problemas com drivers ou a propria inicialização(que Resultava em Voce formata o computador Denovo e Denovo)

Sei que provavelmente o Windows 10(Talvez Sim Talvez Não) seja a ultima versão do sistema da Micro$oft(Isso Contando suas variações),mas cada vez que eles atualizam algo do sistema vem Bugs que Podem ser Nada demais ou Ate Bugs Podem lhe causar uma bela dor de cabeça futuramente

e porque das empresas envez de instalar o windows 10 em computadores de 32gb de memoria interna com 2 gb de ram,Por que não Colocam o Linux???,sendo que o Sistema da Micro$oft Ocupa Quase 1/3 de espaço desse “HD” e esses 2/3 que sobraram são consumidos por atualizações do proprio windows 10 e ainda a memoria desse “HD” tem uma vida mais curta que a de um SSD ou HD normal(Imagina o Problema Do HD 100%) e me diga…

nesse caso isso é problema do dono do aparelho por não ter dinheiro pra comprar um aparelho decente?,ou é culpa da empresa que envez de pensar em uma solução mais viavel pra esse tipo de hardware Basico ate demais?

2 curtidas