O que precisa ser adaptado ao Wayland?

Sempre soube que o Qt, o GTK e outras toolkits GUI para Linux precisam suportar o Wayland porque lidam diretamente com o servidor/compositor gráfico do sistema, também incluo aqui os gerenciadores de janelas porque esses tipos de softwares também têm contato mais íntimo com a parte gráfica do sistema.

Mas depois vi notícias de, por exemplo, o suporte ao Wayland estar chegando ao Firefox (sei que já chegou, mas parece que tem algumas complicações ainda). Cada programa individualmente também tem que adicionar esse suporte?

Eu pensava que funcionava assim: o GTK adiciona o suporte ao Wayland e todo programa feito GTK que fosse compilado daqui em diante já teria o suporte a esse novo servidor gráfico, sem que o programador tivesse a necessidade de alterar uma linha de código do seu programa.

Então programadores do qBittorrent, Blender, GIMP, LibreOffice, etc também precisam adaptar seus programas ao Wayland?

Cada programa usa um toolkit/linguagem diferente, daí algumas adaptações específicas tem que ser feitas por parte dos desenvolvedores daquele app em específico em alguns casos.

3 curtidas

Obrigado por responder.

1 curtida

Depende, se o programa não faz chamadas diretamente ao hardware… nãp

Sim, no geral é exatamente isso e nem requer compilar novamente o programa apenas atualizar as libs (testado noQt)

Sim e não, depende muito do caso

1 curtida

Como falaram, cada programa precisa (ou não) ter adaptações específicas para o Wayland, mas creio que atualmente o que tem maior “impacto” na incompatibilidade é o nvidia driver.

Neste blog de um engenheiro da redhat, ele mostra seus trabalhos sobre incompatibilidades com Wayland que estão sendo resolvidos…claro que nem tudo depende dele…

2 curtidas

Nem tanto, isso tem mais a ver com o protocolo funcionar com placas NVIDIA do que aplicações funcionarem no Wayland (salvo claro se a aplicação usar recursos do driver NVIDIA) como o NVENC, a falta de suporte da NVIDIA desestimula ports e a criação de servidores\compositores Wayland

1 curtida

Obrigado pelas respostas.