O que podemos esperar no mundo Linux das futuras placas de vídeo dedicadas Intel Xe Graphics Card?

Terão essas placas de vídeo um desempenho em Linux tão bom quanto as atuais onboard da Intel? Já tem algum grupo de desenvolvedores de alguma comunidade Linux ou corporação trabalhando em drivers para essas placas ou somente após o seu lançamento? Eu acho que o Linux terá muito a ganhar com essas placas tomando por base a compatibilidade e fluidez de placas Intel em Linux.

2 Curtidas

a própria intel já trabalha com o mesa e encoder via hardware (vaapi) então ela já está preparando o terreno para as futuras placas além de ajudar os atuais…

3 Curtidas

Linux da Intel vai ter suporte antes do Lançamento, concerteza, se uma vai ter todos vão ter. fora que a Intel é mais aberta ao open.

2 Curtidas

Os drivers da Intel sempre foram melhores que os da AMD, normalmente o suporte a novos processadores já se encontra completamente estável antes mesmo do lançamento, acredito que a Intel fará um bom trabalho com as placas de vídeo.

3 Curtidas

Espero que o ANV deixe de ser tão cagado

1 Curtida

A AMD sempre teve piores drivers em comparação á Intel e Nvdia (inclusive no próprio Windows), apesar de ultimamente estar melhor ainda não estar ao nível da Intel infelizmente.

Todos os lançamentos de hardware da AMD são problemáticos no Linux, as coisas nunca funcionam como deveriam, os últimos processadores e placas de vídeo não foram diferentes. Já faz mais de 1 ano que os processadores da linha Raven Ridge foram lançados e até hoje não funcionam bem.

1 Curtida

Por isso que a AMD deixa os drivers abertos por que ela deve ter uma péssima “gestão de drivers” :thinking::thinking::thinking:, de qualquer forma com o apoio dos desenvolvedores isso deverá se resolver com o tempo :slightly_smiling_face::slightly_smiling_face::slightly_smiling_face:

É possível que isso seja mesmo a estratégia deles, drivers sempre foram o Calcanhar de Aquiles da AMD.

1 Curtida