O que pode ser considerada uma "distro Linux difícil"?

Dá uma olhada na versão current, uso no HD secundário.
(o slackware)

Arch já fiz a instalação e customizações.
Gentoo tentei instalar mas esse é punk e não tentei mais.
O Slack nunca tentei.

O Gentoo é uma distro peculiar. É ótimo para te ajudar a aprender as coisas e para utilizar como um sistema estabelecido de produção.

Na minha opinião, para usuários iniciantes e muito experimentais (que é o meu caso), acho improdutivo.

Pra mim, o Gentoo não vale a pena se for usar em computador ruim, já que a pessoa não vai ter paciência pra compilar.

Muita gente já falou coisas interessantes. Mas, para mim, isso é simples. Não existe distro fácil ou difícil, existem tipos de usuários diferentes.

Conheço pessoas que instalam o Slackware ou Gentoo tranquilamente sem qualquer preocupação. Porque elas, de fato, não estou preocupadas em ter que fazer coisas manualmente ou ler um manual ou algum site. Para essas pessoas isso é prazeroso. Eu, por exemplo, já use Arch/Artix e Slackware. Não me incomodei em ter que fazer intervenções manuais e nem instalar utilizando o modo texto. Gastei apenas um pouco mais de tempo que se eu instalasse o Debian ou o Mageia. Nada que

Se quiser ser mais literal, podemos discutir a a partir da ideia do @leoteodoro. Ai sim dá para entrar em discussões de modo de instalação, manutenção da distribuição etc. De resto, é apenas uma questão, única e exclusivamente, pessoal.

Tem ainda um outro ponto, citado pelo @Dio, que é a mística crida em torno de algumas distros. Como o Slackware, Arch, Gentoo, Debian etc. Nesse caso já é outra história e outra discussão. Porém, apenas para dar um exemplo, instalar o Slackware é tão fácil como instalar o Mint ou o Ubuntu. Na prática, o que você terá mais trabalho é na pós-instalação. Já que, a instalação propriamente dita, é toda feita através daquele instalador em dialog que ele possui. Que é bem simples de entender, por sinal

P.S: já falei isso aqui no fórum algumas vezes. O maior problema, na maioria dos casos, não está nas distros ou nas formas de instalação. E sim no usuário. Você tem que saber e entender o que quer e, ai sim, ir atrás de uma distribuição que vá te atender. Seja ela qual forma, seja o método de instalação que for.

1 curtida

:+1:

Pois é, mais é paradoxal isso, pois como você compilar os pacostes na sua máquina ele é ótimo para desempenho.
Você vai sofrer para instalar mas depois é só alegria, kkk.

Né kkkkk

Infelizmente não cheguei ainda nessa fase, mas um dia ainda hei de instalar ele.

“Difícil” para a maioria das pessoas usando computador? Desse ponto de vista, Mint não seria mais “fácil” que Gentoo?

Porque até física de partículas é fácil, para quem se dedicou a dominá-la. A questão é não termos muita gente dedicada a isso.

Talvez devamos redefinir a questão. Distros de nicho?

@Joa mais vc pode escolher qual interface vai usar no Slackware né? Pq o XFCE não é minha interface gráfica favorita, sou usuário de Gnome-Shell

1 curtida

Não acho que existam distribuições difíceis, o que temos são níveis diferentes de trabalho, ou seja, distros mais ou menos trabalhosas.

Difícil é criar um SO do zero, mas como isso já foi feito, a diferença fica entre montar peças de lego ou comprar um brinquedo pronto.

Dá pra colocar o MATE, Cinnamon, KDE (o 5!), e uns WMs. Mas GNOME não tenho certeza, já que ele depende do systemd.

Maas, eis uma possível solução:
Dlackware · GitHub

EDIT: Well, depois desse post, resolvi tentar e consegui; Então, dá sim pra colocar o GNOME.

Pra mim, uma distro difícil é aquela que te atrapalha a fazer o que você tem que fazer. Tudo depende do que você quer. Se você quer moldar o sistema para o seu hardware, o Gentoo é uma mão na roda. Se você quer uma distro rollin release mais leve, o Arch ta ai para facilitar sua vida. Se você quer o Windows dos linux, o ubuntu te serve bem. Pro meu uso de Dev, o Fedora é perfeito. Vem pronto para desenvolvimento, é uma Bleeding-edge que não quebra com tanta facilidade quanto as outras. Para que diabos eu iria instalar um Gentoo sendo que eu não preciso das features dele?

Você deve escolher a distro conforme sua necessidade. Não adianta tentar descascar batatas com um relógio. Ele não foi feito para isso. Vejo muita gente perdendo tempo instalando o Arch para tirar print do NeoFetch e depois jogar um derivado de debian por cima porque o Arch realmente não serve para a demanda dele.

2 curtidas

Olá @Sergio_H, beleza?

Mas cada uma tem sua curva de aprendizado, saca?

Um exemplo: Um amigo tem um MacBook (de 2011, eu acho) e estava insatisfeito com o desempenho, então sugeri que instalasse Linux e sugeri que nos encontrássemos para eu ajuda-lo. O que rolou, antes disso ele mesmo pesquisou uma distro, achou o Linux Mint, baixou, gerou o USB boot, instalou e configurou sozinho. Ele não é um cara técnico, nunca iria conseguir instalar um Gentoo da vida, entende? E está usando o Mint até hoje tranquilão.

3 curtidas