Vê-se que ainda há muito encantamento em torno dos Macintosh, para quem já foi usuário tanto de Mac quanto de Linux, que características do Mac OS X podem ser replicadas no Linux para tornar a experiência mais agradável? O que para vocês ainda é um diferencial (se é que ele existe) deste sistema operacional em relação ao Linux?
Para mim, a beleza do MacOS é o maior diferencial. Certo, tem distros com visual bonito, como o Elementary OS e o Deepin, mas não chega aos pés dele.
Dá para deixar as distros com um visual muito parecido, mas nunca ficará bonito igual ao MacOS.
Em minha opinião, é só isso mesmo o diferencial
Acho que como o @Lee disse, o design é um diferencial muito grande do MacOS.
Mas uma coisa que nenhuma outra empresa ainda aprendeu a fazer que nem a Apple é o marketing, eles sabem vender como ninguém. Eles conseguem criar um produto que você nunca precisou, e fazer você desejar mais do que qualquer outra coisa no mundo hahaha
Uma flexibilidade de uso e de código proprietário(coisa que so vai acontecer com substituição do GNU por algo melhor como o OSI) kkkkkk além de um padronização do software
Com certeza o design e temas que façam os (quase todos pelo menos) softwares se integrem bem ao sistema.
Bem, se for somente a “beleza” então não é nada demais, nada que não possa ser replicado. Vejo muitos usuários cativos relatando também que é o sistema mais intuito para o usuário final.
sudo pacman -S vintecaracteres
Cara, pra mim a popularidade dos Mac primeiramente se deve a marca. Quesito beleza, é inegável que os produtos são muito bonitos, tanto hardware quanto software, mas não creio que seja o ponto principal não.
Acho que a popularidade se deve muito mais ao ecossistema que a Apple conseguiu criar, ela integra muito bem todos os produtos dela, o SO também foi feito pra rodar exclusivamente naquele hardware, então cê tem uma máquina muito otimizada. Tem também os programas da própria Apple que são muito bons.
Mas comparando SO com SO, não acho que o Linux perde em nada não. Beleza é um ponto muito relativo, e leva em consideração o gosto. Sobre os softwares, hoje em dia cada vez mais estão surgindo softwares open source e multiplataforma, então nessa área o Linux tá se desenvolvendo bastante, apesar de baterem na mesma tecla sobre os produtos da Adobe e o MSOffice (onde acho que num futuro próximo ambos podem chegar pra Linux), pra jogos por exemplo, vejo o Linux avançando bem mais nesse quesito.
Tabú®️
Difícil demais. É tipo pedir todo mundo pra usar a mesma distro. Não tem como.
A “inteligência”.
Algumas coisas no macOS me deixam embasbacados como por exemplo, se você abre um programa que tá na dock e você moveu ele pra lixeira o Finder vai falar que ele tá na lixeira e que você não vai conseguir abrir ou quando você tem a opção de abrir todos os programas que você tava usando novamente. (no caso isso tem que ser feito pelas DEs, mas imagino que vc queira se referir ao Linux que conhecemos)
(vinte caracteres)
Bem que poderia ter instalado de verdade kkkkk, não precisaria digitar sempre
uma loja integrada que permitem os desenvolvedores de publicar e comercializar seus aplicativos.
…
…
…
…
…
…
…
Fiquei imaginando aplicativos no Linux com baner propaganda.
se tivesse uma padronização de software, poderia haver uma unica loja para todas as distros, apenas mudariam talvez seu visual para integrar melhor ao sistema, mas puxando os programas da mesma base de dados.
alem de facilitar muito na hora de achar um programa, seria até mesmo um incentivo para os desenvolvedores, pois precisariam desenvolver apenas uma vez sem precisar empacotar para outras distros, podendo até cobrarem pelo programa, quem sabe um dia heheheh
- Design
- Padronização do software
- otimização do hardware x SO
- integração entre os produtos apple
- instalação de software
- experiência do usuário: ao utilizar cada app da apple (vc não precisa procurar nenhum manual ou tutorial, eles criam uma experiência natural de aprendizado)
Esta experiência é o maior ensinamento que o Mac OS tem a ensinar ao Linux.
Me pergunto aqui, quantos ao menos já usaram e tiveram uma boa experiência (falo de uso de anos) com o sistema da apple?
Eu nunca usei, apenas já vi videos no youtube, mas sei o que a apple pode nos ensinar, com certeza é como fazer marketing.
Isso de fato é interessante.
Cobrar uma fortuna por um suporte pra monitor?
A UX do Mac. Não adianta ser apenas bonito. É necessário regras para serem seguidas pelos apps de terceiros. Quando se sabe como o macOS funciona, a User Experience é respeitada e usando um padrão só, funciona. Isso vai contra o que já conhecemos no Linux, que de Toolkit existem várias e ainda existe a treta de CSD, quando isso é bem usado no Mac. Gnome até tenta trazer uma UX mas a menos que você use Gnome sem extensões e só no Adwaita, você não está respeitando a UX proposta