O que isso significa nos 'logs' do sistema?

Ei pessoal, algo muito estranho aconteceu no sistema hoje quando fui bootar. Inicialmente ligou certinho e depois do nada ele desligou, ficando com uma tela preta e um ‘underline’ no extremo canto superior esquerdo da tela, pensei que fosse a bateria do notebook, só que não. Então usei as ‘‘teclas mágicas’’ do alt + prtsc para fazer um reboot seguro e fui logo checar os logs do sistema, e me apareceu algo que nunca vi antes.

Isso foi depois do reboot seguro, e os logs da inicialização anteriores aparentemente não continham nada de importante. Alguém sabe o que isso é?

Kernel: 5.4.0-89-generic
Shell: bash 4.4.20

1 curtida

Aparentemente foi detectada uma falha em seu HD, observe na última linha. No utilitário de Discos do Linux Mint há mais detalhes do S.M.A.R.T de seu HD, caso consiga iniciar o sistema.

Caso não consiga iniciar ainda, tente rodar no prompt do modo de recuperação:

fsck -yf /dev/sda

É interessante que mantenha os backups em dias daqui por diante.

1 curtida

Aparentemente está ‘‘ok’’.
Olha, não sei se tem algo haver com o problema, mas no dia anterior do erro eu havia plugado um pen drive meio antigo, e ele estava a dar mal contato e ficava desconectando e conectando, aí eu desisti dele e continuei normal meu afazeres. Depois de um certo tempo, eu fui colocar meu pen drive mais novo (da kingston) e o sistema passou a não montar mais a partição do pen drive, apesar o GParted detectá-lo, de modo que não conseguia acessar o que estava contido no pen drive. Só ignorei isso e resolvi desligar o computador porque eu já estava cansado.

Parecer ser apenas um aviso da sistema smartmontools, mas que pode estar mostrando um problema iminente, que pode estourar a qualquer momento.

1 curtida

A menos que o pendrive tenha sido montado em /dev/sda (o que é pouco provável), o evento com ele teria sido somente coincidência.

O erro pode não ter sido do disco, mas ter relação com cabos, fonte, a porta ou controladora na placa-mãe. Esteja de olho se o problema vai se repetir e o status do disco muda.

1 curtida

Eita. Ele pode estar indicando um problema no hd então?

Isso, eu também pensei, já que depois ele parou de montar a partição do usb. Esse meu hd do notebook tem a uns 10 anos, até então nunca me deu problema, mas acredito que se viesse a para de funcionar ele daria indícios.