O que impede você de migrar pro Linux?

Esse post é destinado a usuários que querem sair do Windows mas não o faz por algum motivo, se você se sente bem no Windows pode ficar tranquilo não vou tentar te convencer a sair

7 Curtidas

Eu ja sai do windows ha uns meses, nem meamo dual boot tenho.

Mas mesmo não sendo mais usuário de windows, vou relatar meu caso.

O que me segurou por bastante tempo no windows e me impedia de migrar por completo era os jogos, e a dificuldade/incompatibilidade que alguns tinham em roda com o wine/playonlinux/lutris, ate porque eu nao sabia nada de linux, lia as coisas mas nao entendia, agora que aprendi o básico, consigo rodar alguns dos jogos que eu usava no windows e, ja tem mais de dois meses que nao toco no windows.

Unico problema que ainda sofro é de distro hopping, quero testar todas as distro e na VM não é a mesma coisa e fico nesse looping toda semana kkkk.

4 Curtidas

Falta do pacote MSOffice, utilizo largament o Excel e programo em VBA, além de ter todos meus arquivos no OneDrive. Mas uso dual-boot atualmente

3 Curtidas

A mim não existe nenhum impedimento, a 13 anos abandonei o Windows pra nunca mais voltar, embora por conta de alguns projetos, acabe usando. Em minha máquina, nem dualboot tenho.

2 Curtidas

Até algumas semanas atrás eu utilizava o windows no meu dia-a-dia e todo dia era um estresse que eu passava com o windows, nunca irei me esquecer da raiva que eu passei por perder a minha licença só por eu colocar o hd do meu PC que tinha quebrado em outro computador, esse foi quase que o principal motivo, mas ai eu fui para o windows 7 que é um pouco melhor do que o 10, aí eu usei mais um ano eu acho. Acabou que eu saí mesmo por conta das atualizações, o W7 estava perto de ser totalmente abandonado e o sistema ja tava começando a funcionar porcamente.

Por fim eu ja usava em dualboot e estava usando mais o linux do que o windows, já que tinha feito o jogo que eu mais jogava (que só tem versão windows) funcionar no Manjaro e ai então eu troquei totalmente. Atualmente estou explorando o Arch e eu acho que me encontrei nesse mundo do Arch/Manjaro.

3 Curtidas

Eu usava linux de forma entusiasta entre 2002 - 2006. Naquela época os programas tinham qualidade muito inferior e também mais gente usava o computador, então era windows quase o tempo todo. Depois passei uma época só no windows por facilidade, 2007-2008. No meu primeiro emprego a empresa usava linux, fiquei confortavel e ainda aprendi bastante com os colegas sobre o Debian. Quando comprei um notebook positivo em 2009 ele já veio com o linux instalado. Eu era 100% linux! Resolvi comprar um notebook melhor em 2010, era DELL. Enfrentei problemas com o hardware recente e a rede wireless não funcionava (Debian 4)… Fiquei com dual boot mas default era windows. Só mesmo em 2014 ± que instalei o Debian 6 e tudo funcionava. Aí era dual boot com default no linux, pois o windows já apresentava aquela lentidão do “tá na hora de formatar”. Mesmo assim havia alguns softwares que eu usava no windows, pra videos. Em 2016 comprei um desktop e só fui instalar o windows como máquina virtual.

Mas como disse Linus Torwalds “O sistema operacional vai se tornar irrelevante num futuro próximo”.Estamos entrando numa época de software como serviço, todos 100% conectados. A internet cai, o computador pouca utilidade tem… O Navegador migrará para o sistema operacional. Aluguel de processamento 3D. No futuro poucos se importarão com “qual máquina você tem”, mas sim “qual sua internet”. Assine o office e use no navegador, nem o programa você precisa instalar. Não pagou, acesso negado! Mudanças, mudanças rápidas! Estejam preparados para mudar, mas não se preparem para essa mudança que eu digo, preparem-se apenas para mudar.

4 Curtidas

É normal querer testar todas as distros. Fiquei uns dois anos assim até me decidir pelo arch. A minha dica é testa cara, só assim você vai ver qual te agrada mais

3 Curtidas

Agora já migrei para o Linux, mas o que me impediam de migrar eram:

• Um Software de eletromiografia para pesquisa científica disponível somente para o windows. Era impossível concluir minha pesquisa sem ele.

• O software da minha câmera DSLR.
    Até hoje não tem o software da Canon pra Linux. Mas agora consigo me virar com o Darktable.

• Curva de aprendizado muito alta para aprender a mexer no Libreoffice
    Demorava demais aprender as coisas no Libreoffice. Somado à falta de tempo, optava então por continuar com o Office no Windows, pq era mais intuitivo, logo, mais rápido.

• Evernote
    Utilizo Evernote com o método GTD. Tentei outros softwares, mas nunca eram melhores. Tive que me adaptar com a versão web no linux. (Talvez eu tente o Joplin daqui uns dias rs)

5 Curtidas

Uso o W10 como principal, pelo motivo que acho ele mais completo tanto em ferramentas de sistemas como ferramentas usais que necessito, tipo Paint 3D, MS e-mail, sticky notes, xbox APP, Edge e por ai vai, essas fermentas usais não tenho no Linux, as alternativas que conheço não suprem as minhas necessidades, além do jogos, então para min o Windows supre minas necessidades ate sobrar, por isso que só utilizo o Linux em dual-boot, não é interessante para min uma migração total, mas ai é minha opinião baseado no meu uso.

2 Curtidas

Já usei o linux alguns meses, mas tive que sair dele depois que a tela do meu notebook queimou e assim comecei a usar um monitor ultrawide, porem o linux não aceita a resolução do meu monitor ( 2560X1080), ai tive que ir pro windows pois ele aceita essa resolução…

2 Curtidas

Passei um bom tempo preso no Windows XP porque meu notebook antigo tinha a placa de vídeo SiS e o seu suporte era muito ruim no Linux; e como se não bastasse, só as distribuições da família Mandriva tinham total suporte para ele (até o Mageia 5 e creio que o PCLinuxOS do início de 2018). O Windoes XP era necessário para até mesmo as mais básicas tarefas de vídeo.

No final do ano passado comprei um notebook novo. Ainda coloquei o Windows 10 nele junto com o Kubuntu, mas ao perceber que o Lutris rodava Skyrim relativamente bem, larguei de vez o Windows (como ainda estou na universidade, às vezes preciso usar o Microsoft Office, mas o M$Office 2010 no Windows XP rodando na máquina virtual é o suficiente pra mim). Outro ponto importante é que o Windows 10 é uma MERDA⁹⁹⁹⁹⁹, nem seu visualizador de imagens presta (por isso que passei a usar o IrfanView, que por sinal é o melhor visualizador de imagens disparado, mesmo em comparação aos disponíveis no Linux).

2 Curtidas

O que me impediu durante muito tempo de migrar foi esperar que o “Linux” virasse um Windows. Quando eu realmente entendi com sinceridade que para para mudar de sistema eu teria que fazer as coisas de forma diferente tudo aconteceu muito rápido.

Estou usando Ubuntu/Elementary/Pop!Os desde Fevereiro e só entro no Windows para usar o Adobe CS para converter arquivos em um formato que o Gimp/Inkscape entenda melhor.

Tradução livre: “Não há conhecimento que não seja poder”

3 Curtidas

de começo, meu pc antigo me impedia, meu pentium 4 com 2gb de ram me atendia melhor com windows xp, visto q o filho da mãe não abria nem um pendrive bootável

dps q montei meu segundo pc, um pentium G840 e 4gb de ram, comecei no linux lite, sem dual boot, só nele, jogava gta san andreas via wine tranquilo, lotado de mod ainda

quando eu montei meu terceiro, com um i3 2100, 8gb de ram e uma r7 250 2gb , fui pro windows 10 por um tempo, o que me segurava nele era a jogatina ( naquela época a steam pra linux n tinha a biblioteca e de jogo que tem hj )

Finalmente nesse 4° ,um notebook com i3, 4gb de ram e um ssd de 120 , eu migrei totalmente, tou a mais de um ano aqui e tou de boassa

2 Curtidas

Dá pra rodar o MSOffice 2010 no Wine mano, talvez valha mais a pena que usar VM.

Sim, é verdade, mas nas versões anteriores do Wine 4 (a 4.0.0 e 4.0.1) estava dando problema, vou ver depois se nesta de agora (a 4.0.2) dá certo.

Mas o Microsoft Office 2007 estava instalando de boa, embora esta versão seja demasiadamente antiga, mesmo dentro do meu círculo social.

League of Legends, sou um jogador casual do game, e sinto falta dele no linux.
Meu pc não é lá essas coisas , no windows rodo a 60fps de media com tudo no low, já no linux usando lutris etc , não passa dos 10fps.

1 Curtida

Qual é a versão do seu Wine? Se você não souber, você pode abrir o terminal e usar o comando wine --version.

A versão estável mais nova é a 4.0.2.

Boa tarde!
Hj eu uso o W10 com S.O principal e o Linux em máquina virtual, antes eu usava em dual boot mas em outro notebook, esse atual nem com reza braba eu consigo realizar um dual boot por isso optei por máquina virtual, qnd eu usava o dual boot o S.O principal era o Linux (Xubuntu) e o secundário era o W7. Ok! O que me impedir de migrar pro Linux definitivamente hj? O que me impede é drive da impressora, melhor, do escanear da impressora, eu uso uma Epson L375, no Linux eu ainda não consegui ainda fazer a Epson escanear via WiFi e nem via cabo, ela imprimi normal tanto via WiFi com via cabo mas o escanear :man_facepalming:t5: misericórdia, tem também a questão de fazer limpeza via software eu ainda não aprende a fazer isso, já pensei em jogar a impressora fora ou vender por causa desse problema mas não tem impressora HP ou de outra marca que me satisfaça tão bem com das Epson.

1 Curtida

Impressoras são a peça mais problemática de todos os computadores, nunca vi coisa pra dar mais dor de cabeça. kkkkkkk
Quem sabe depois da ultima atualização do Cups que a Apple soltou se não dá uma melhorada.

1 Curtida

Falta para mim suporte para o office 365.

1 Curtida