Vendo a live de ontem, deu uma vontade danada de estar sentado numa sala, num bar ou num podcast, talvez, batendo um papo com os amigos do Diolinux. Então, gostaria de deixar aqui minhas percepções sobre as principais dificuldades para adoção massificada do Linux.
Minhas considerações levam em consideração o usuário comum. Portanto, é uma premissa que as necessidades sejam viáveis para ele. Não basta que nós saibamos como resolver.
-
Ferramenta de Office - o problema aqui é a compatibilidade entre diferentes versões, uma vez que as pessoas interagem com o mundo, recebendo documentos que, muitas vezes, são parcialmente incompatíveis por terem sido gerados MSOffice;
-
Certificado Digital - atualmente, quase todas as empresas possuem necessidade de uso de token de Certificado Digital para impressão de Nota Fiscal Eletrônica. Muitos não possuem versões de instalação para o Linux. Nenhum tem algo do tipo plug & play ou clique e instale;
-
Emissão de Cupom Fiscal - essa é uma outra necessidade para a grande maioria das empresas. Da mesma forma, não há instalação intuitiva para isso. Notem! Não estou dizendo que não é possível instalar. Estou destacando que não há solução fácil para o público objeto dessa abordagem;
-
Declaração de IRPF - também, é parte das preocupações e dúvidas do homem/mulher comum quando perguntam sobre a migração;
Naturalmente que não tenho a pretensão de ser exaustivo no assunto abordando os temas acima, porém eles são comuns a uma enorme parcela dos potenciais novos usuários Linux.
Aí vocês poderão perguntar: ok. Qual a solução? Minhas sugestões:
i. “Pressão” intensiva sobre os responsáveis pela criação dessas soluções para terem versões disponíveis para o Linux. Precisamos enviar e-mail, postar nas redes sociais das empresas, acionar o SAC, etc. Aqui estamos falando de empresas certificadoras, criadores de softwares para impressoras fiscais, etc. (obs.: sou uma quase solitário insistente neste assunto com a Certisign, que insiste em não suportar o Linux e me obriga a ter o Windows exclusivamente para essa finalidade…rs);
ii. Entre nós, usuários e gente disposta a divulgar essa proposta, deveríamos buscar atrito zero! Pensem na impressão de um novo usuário quando pesquisa um assunto e vê pessoas referindo-se ao sistema escolhido ou aos aplicativos que ele precisa por ele com adjetivos às vezes impublicáveis ou bem pouco amigáveis ou, pior ainda, ao outro divulgador de conteúdo. Pega mal!
iii. Intensificar a criação de conteúdo “vendedor”! O que quero dizer com isso é: produzir conteúdo de elevada qualidade, pensado para impressionar positivamente o novo usuário. A verdade é que imagem vende! Ter um vídeo, um podcast, um texto bem produzido causa boa impressão e há uma associação entre esse conteúdo e a ferramentas usadas para essa produção;
iv. Adotar um novo usuário: precisamos dar minimamente o apoio necessário a um novo usuário. Suporte que ele eventualmente teria de uma empresa no caso de um sistema proprietário. Isso pode fazer a diferença!
Enfim, este é um assunto que me provoca e sobre o qual muito poderíamos falar. Reforço que ele não esgota a conversa, mas são minhas considerações adicionais ao que foi abordado na live.
Abraço!
Vagner Rodrigues