O que houve no Ubuntu 22.04? problema de desempenho em jogos

Antes de mudar para o Ubuntu 22.04 eu estava usando o Linux Mint 20.3, baseado no Ubuntu 20.04.
No linux mint eu poderia abrir duas instâncias de um mesmo jogo, através do Wine e o desempenho nele era mais do que satisfatório.

Mas ao tentar trocar de distro e usando todas as flavors do Ubuntu 22.04 eu comecei a sofrer um problema de desempenho, tipo stutterings logo após abrir a segunda instância.

No caso eu uso o Lutris com o Proton-GE e esses engasgos só acontecem no Ubuntu 22.04, depois de voltar pro Ubuntu 20.04 esse problema já não acontece.

O que será que fizeram no Ubuntu 22.04? até o 20.04 o sistema se mantinha rápido mesmo com duas instâncias do Wine abertas com o jogo, eu suspeito que tem algo no sistema que tá usando muito a CPU já que até a movimentação do ponteiro do mouse fica com uns travamentos.

O Ubuntu 22.04 trouxe consigo uma abordagem mais agressiva com o uso de Snaps. Uma alternativa é remover a snapd e a snap software e usar flatpaks e a Gnome Software no lugar;

• Remover snapd: sudo apt purge snapd && rm -rf ~/snap
  • Instalar gnome software: sudo apt install gnome-software
  • Instalar Flatpak: sudo apt install flatpak -y
    -Opcional, adicionar o flathub: sudo flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo
1 curtida

Olha… eu tava suspeitando dos snaps também viu…
Vou testar isso e confirmar se resolveu ou não, obrigado!

Obrigado, infelizmente era o snap mesmo =(
Eu ainda precisei fazer umas mudanças no compositor de janelas pois só tirar o snap não foi o suficiente.
Agora o desempenho tá igual ou próximo do que eu tinha no Ubuntu 20.04.

É uma pena que os snaps estão tendo um impacto negativo, eu tava começando a gostar dele pelo fato dos meus apps serem mais leves nele do que em flatpak.

Obrigado.

Se você fez mudanças no sistema e remover o snap não resolveu o problema então não tem como confirmar que é o snap.

1 curtida

Eu testei o Ubuntu 22.04 LTS por algumas semanas e minha experiência, em termos de desempenho em jogos, foi uma das melhores que já tive no Linux.

Acredito que seu caso possa ser algo pontual por algum fator.

1 curtida

Não sei, no meu caso é um problema quando eu abro dois clients de um mesmo jogo, sendo que o jogo tá sendo aberto no Lutris com o Proton.
Vou dar uma olhada e ver se por acaso o problema acontece fora do Ubuntu, tipo o Fedora por exemplo só pra ver se é algo do Kernel ou não.

Resolvido, estava usando o driver nvidia 510.X e substitui pelo driver 470.X.
No Ubuntu 20.04 o driver 510.x não tinha esse problema enquanto no 22.04 tinha, agora em ambos os sistemas o driver 470 não deu problema, minha placa é uma GTX 1050ti.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.