O que há com o Chromium? [Mecanismo de Pesquisa, Ficar Logado e Perfis]

Olá… Estou colocando aqui em “Outros Sistemas”, pois não encontrei um lugar específico para falar de navegadores. Não encontrei também relatos envolvendo o problema que estou tendo com o Chromium, o que me deixa um pouco preocupado… Enfim, vamos lá…


Eu sempre gostei muito do Chromium, embora parece que ele seja tão guloso quando o Chrome para Memória RAM. Geralmente uso o Firefox, mas há algumas coisas que preciso do Chromium: por exemplo, colocar fundo no Google Meet e algumas extensões que às vezes não tem para o Firefox. Ocorre que neste retorno ao Chromium, ao menos em parte, me deparei comum Navegador um pouco diferente e eu queria saber se eu baixei alguma versão “diferente” ou se houve mesmo algumas mudanças. Eis alguns problemas que estou encontrando.

  1. As contas não ficam ‘logadas’. Eu saio no final do dia e quando retorno no outro tenho que logar novamente nas contas; às vezes tenho que fazer isso ao longo do dia.
  2. Agora tem a funcionalidade de perfis. Não entendi ao certo como funcionam esses perfis. Em casa perfil eu conecto com uma conta e aí quando eu mudo de perfil ele já está conectado nesta conta?
  3. Ele não deixa eu ‘setar’ o Google como mecanismo de pedquisa padrão? Como assim? Ele quer que eu diga qual é uma palavra-chave (por exemplo ggl) e aí eu digito ‘ggl’ e ele me leva para a página do Google.com para eu fazer a pesquisa. Eu quero ter o Google como padrão para eu usar no navegador e não consigo? Há três opções como padrão: Yahoo! Startpage e DuckDuckGo, mas não dá para acrescentar outro nesta lista?

Enfim, o que houve com esse ‘novo’ (ao menos pra mim) Chromium? Seria que o problema está entre a cadeira e o computador? Mas eu penso que não, pois não era para ser algo complicado mudar o navegador padrão ou que as contas ficassem logadas o tempo todo e eu não tivesse que colocar senha toda hora para ‘relogar’. Enfim…

Versão 92.0.4515.159 (Versão oficial) for Linux Mint 64 bits

Abração pro 6. :wink:
Luís Cláudio LA

4 curtidas

Já que você fala do novo Chromium, é bom colocar a versão que você está, para facilitar identificar algo específico. Mas independente da versão, isso é o que tenho a contribuir:

Sobre o item 1 não sei lhe informar, uso o Chrome e sempre permanece logado. Só preciso refazer login (isso pelo que entendi é nas contas do google) se fico muito tempo inativo ou acesso vários dispositivos diferentes, aí acredito que ele tenha um limite e desconecte um deles.

Sobre o 2, os perfis servem para separar os ambientes, aí é como se abrisse outro navegador, que você pode sincronizar, ter as personalizações, favorito, etc. separados para cada um deles.

Sobre o 3, até onde eu sei, não mudo essa parte, até baixei as versões mais recentes para testar, mas se você acessar as configurações, em chrome://settings/search , você define a Search engine Google e qualquer coisa na barra de endereço/pesquisa vai para o google.

2 curtidas

O Google desde o ano passado está “matando” (na verdade indiretamente ele está criando formas de dificultar o uso do Chromium e a criação de novos browsers baseados nele) por causa do crescimento inesperado do Edge que capturou uma fatia de usuários do Chrome.

2 curtidas

@lucassfank , você tem razão. Editei a postagem e coloquei a versão lá.

Versão 92.0.4515.159 (Versão oficial) for Linux Mint 64 bits

A pergunta principal é: porq simplesmente não usa o Chrome?

Não posso afirmar com toda a certeza do mundo, mas parece que estás usando um Chromium na versão Ungoogled, ou seja, sem recursos que a Google disponibiliza e sem ela xeretando a vida do povo.
Como escrevi antes, não e certeza. Procura ver qual a versão do Chromium que estás usando porque eu uso o Chromium e esta funcionando normal aqui.

Pelo que sei, a Google bloqueou todos os navegadores baseados no Chromium (incluindo o mesmo) de utilizarem o Google Sync porque quando a Microsoft criou o Edge baseado no Chromium, eles não criaram os próprios servidores de sincronização, e a Google não gostou de estar gastando dinheiro em armazenamento para sincronização de outros serviços que não diretamente o dela. Pra quem já tem o Chromium instalado há um bom tempo, não percebeu isso, mas se por algum motivo ter que formatar sua /home (e perder a pasta de configuração do Chromium) irá ver que não conseguirá sincronizar com a nuvem novamente. Existe alguns tutoriais na internet de como habilitar a sincronização com os servidores da Google novamente, mas é muita dor de cabeça. Se realmente você precisa do Chromium, pesquise por isso. Se não, é melhor instalar o Google Chrome.

3 curtidas

Você está integralmente certo, e temos tópicos debatendo isso ainda no ano passado. Essa foi uma das medidas que citei indiretamente. Sendo bem direto, atualmente compensa muito pouco usar o Chromium, a menos que seja por um motivo muito específico.
https://plus.diolinux.com.br/t/google-vai-impedir-que-outros-navegadores-usem-apis-do-chrome/29554

3 curtidas

Hehehe… Obrigado @ACMM , mas eu acabei voltando ao Firefox, mas vou ver o que você falou. :wink: Abração.

1 curtida

Obrigado @TiagoCardoso

1 curtida