O que fazer? Compilação de kernel trás binário com mais de 70 megas!

Pedi a um amigo meu que compilasse o Linux 5.11.11 pra arquitetura sandybridge pra mim (com as configurações genéricas do archlinux) e esse foi o resultado:
https://drive.google.com/file/d/1jBkDjvBz8ig1WJQccXWit6KvoOTAh8ay/view?usp=sharing
fiz sudo make modules_install, mas o bzImage não tá aí e parece que o kernel é o vmlinux, e ele tem incríveis 70 megas (o genérico não tem 9)
o que dá pra fazer com isso? aonde tá o kernel? como usa isso?
(obs: meu amigo compilou no wsl2)

make bzImage deve fazer ele aparecer.

Parece que por algum motivo, a configuração tá fazendo a maioria dos módulos ser embutida no próprio binário do kernel em vez de ficarem à parte. Enfim, não acho que vai mudar em muita coisa além do tamanho gigante e de uma pouca demora a mais em fazer o bzImage.

Se não souber como termina de instalar o kernel no Arch Linux
  • make modules-install (como você já estava fazendo)
  • Jogar o bzImage na pasta dos módulos com o nome vmlinuz (não direto em /boot, se não o systemd reclama na hora de hibernar e suspender)
  • Na pasta de módulos, criar um arquivo chamado pkgbase com um nome para o GRUB (por exemplo, linux-leoteodoro)
  • Rodar /usr/share/libalpm/scripts/mkinitcpio-install.
  • Atualize o GRUB.

Tudo isso teria sido automatizado para você (e quase todo o processo de compilação para seu amigo) se você pedisse para ele usar o PKGBUILD oficial com apenas a parte da config que otimiza para o Sandy Bridge em específico alterada.

2 Curtidas

É no Arch? Poderia complilar o Xanmod do AUR, aí bastaria editar o arquivo de compilação para a CPU em específico dele… ia facilitar demais o processo!

Espero que vc confie no seu amigo, pois instalar um pacote de terceiros é igual rodar um executável do windows em modo de administrador!

O pessoal do Arch também disponibiliza todos os PKGBUILDs oficiais, era só o amigo dele baixar a imagem não-oficial de Arch Linux na Microsoft Store, rodar makepkg e entregar os dois pkg.tar.zst (kernel e headers) para ele. Seria inclusive mais fácil desinstalar ou atualizar o kernel.

1 Curtida

pedi a ele pra fazer sudo apt install zstd -y

ele usa windows 10, eu uso arch, eu pedi ele pra compilar pq eu acabei com meu computador, agora preciso pedir aos outros pra fazer as coisas :sob:

1 Curtida

AUR (en) - linux-xanmod

1 Curtida

Protip: o make bzImage poderia ser rodado na sua própria máquina se ele tiver incluído os arquivos intermediários da compilação (que terminam .o) no arquivo que ele te enviar.

pedi a ele pra instalar o zstd e o fazer make bzImage e tudo funcionou perfeitamente
o arquivo apareceu no devido lugar
digitando isso do kernel compilado dele inclusive