O que fazer com os laboratórios do MEC (Pregão 83/2008)?

Meu povo, tranquilidade?

Dou suporte na rede pública municipal de uma cidade do interior, onde temos umas 15 escolas com laboratório do MEC com computadores do Pregão 83/2008, nunca foram atualizados, com muito esfoço, só mantendo funcionando na medida do possível.

Um dos problemas é que, no meu caso, as placas multiterminais param de funcionar, do nada, simples assim. As vezes eu até consigo fazer uma “gabiarra” (que deus me perdoe por isso kkkk) instalando o Ubuntu e configurando o multiterminal na unha, mas essa configuração só funciona com o Gnome, que por si só já deixa o computador lento, com o multiterminal funcionando, nem preciso falar. Tenho alguns laboratórios que estou quase optando por desativar por falta de solução.

Gostaria de saber da experiência dos senhores e levando em consideração o Pregrão 83/2008, o que vocês fizeram com os laboratórios, qual sistema colocaram para substituir o Linux Educacional. Se o multiterminal funcionou com outro sistema e como fizeram isso.

Desde já, agradeço por compartilhar suas experiências.

Boa tarde, bom… procurando aqui, eu achei esse video, não sei se você já viu.

1 curtida

Esse vídeo eu ainda não tinha visto, mas o manual que eles fizeram essa distro é o mesmo que eu uso, vou ver se consigo essa imagem.

Muito obrigado pela dica.

Acabei vendo o video todo e vi que o cara não disponibilizou os scripts caso dê problema. Qualquer coisa avise ai deu certo ou não. Achei esse outro também, talvez ajude

Abraço.

1 curtida

O script e o restante dos passos eu tenho, o que ele fez foi embarcar isso em uma distro personalizada. Mandei email para ele pedindo uma cópia dessa distro.

Esse com LE 5 nem adianta que vai ficar pessado de mais, já instalei ele no modo normal, não fica bom de jeito nenhum. O hardware do pregão 83/2008 é muito fraco.

Acredito que você consiga fazer com o Lubuntu normal porque é o mesmo instalador, não muda nada. No caso da aparência, é só você personalizar trocando os temas.

Com o Lubuntu ainda não testei, só fiz com o Ubuntu e o Edubuntu 14.04 LTS (esse último porque já vem por padrão os jogos educacionais), mas tem computador que funciona e tem outros que não, mesmo a placa multiterminal funcionando normalmente no LE.
Vou fazer o teste com o Lubuntu. :+1:

@gomesrei, q destino teve o assunto desse tópico?

@Daigo, até desisti de tentar fazer funcionar em multiterminal. Os que o multiterminal funciona estão com o LE 4, os que param de funcionar estou instalando o Xubuntu sem multiterminal, mas estou pensando em testar o Zorin OS Education.

Eu to querendo criar uma versão educacional da minha distro, o TigerOS, mas não só tem essa questão do multiterminal, mas 1 software pra gestão da parte do professor e também, a possibilidade reduzir o consumo inicial de memória.

@Daigo acredito que ainda tenha muitas máquinas nas escolas que só tem 512mb de RAM, se rodar a partir daí já seria muito bom.

1 curtida

Aí já não muito o q fazer. Se conseguir doação de memórias, até vai.