O que fazer com os laboratórios do MEC (Pregão 83/2008)?

Meu povo, tranquilidade?

Dou suporte na rede pública municipal de uma cidade do interior, onde temos umas 15 escolas com laboratório do MEC com computadores do Pregão 83/2008, nunca foram atualizados, com muito esfoço, só mantendo funcionando na medida do possível.

Um dos problemas é que, no meu caso, as placas multiterminais param de funcionar, do nada, simples assim. As vezes eu até consigo fazer uma “gabiarra” (que deus me perdoe por isso kkkk) instalando o Ubuntu e configurando o multiterminal na unha, mas essa configuração só funciona com o Gnome, que por si só já deixa o computador lento, com o multiterminal funcionando, nem preciso falar. Tenho alguns laboratórios que estou quase optando por desativar por falta de solução.

Gostaria de saber da experiência dos senhores e levando em consideração o Pregrão 83/2008, o que vocês fizeram com os laboratórios, qual sistema colocaram para substituir o Linux Educacional. Se o multiterminal funcionou com outro sistema e como fizeram isso.

Desde já, agradeço por compartilhar suas experiências.

Boa tarde, bom… procurando aqui, eu achei esse video, não sei se você já viu.

Esse vídeo eu ainda não tinha visto, mas o manual que eles fizeram essa distro é o mesmo que eu uso, vou ver se consigo essa imagem.

Muito obrigado pela dica.

Acabei vendo o video todo e vi que o cara não disponibilizou os scripts caso dê problema. Qualquer coisa avise ai deu certo ou não. Achei esse outro também, talvez ajude

Abraço.

O script e o restante dos passos eu tenho, o que ele fez foi embarcar isso em uma distro personalizada. Mandei email para ele pedindo uma cópia dessa distro.

Esse com LE 5 nem adianta que vai ficar pessado de mais, já instalei ele no modo normal, não fica bom de jeito nenhum. O hardware do pregão 83/2008 é muito fraco.

Acredito que você consiga fazer com o Lubuntu normal porque é o mesmo instalador, não muda nada. No caso da aparência, é só você personalizar trocando os temas.

Com o Lubuntu ainda não testei, só fiz com o Ubuntu e o Edubuntu 14.04 LTS (esse último porque já vem por padrão os jogos educacionais), mas tem computador que funciona e tem outros que não, mesmo a placa multiterminal funcionando normalmente no LE.
Vou fazer o teste com o Lubuntu. :+1: