O que falta para o AppImage se popularizar?

Pelo que tenho visto, poucos são os que usam ou conhecem o AppImage. Então, o que faltaria ou poderia ser feito para que esse formato se popularizasse mais?

1 curtida

Olá @andryel boa tarde, então eu mesmo não gosto muito de usar .AppImage apesar de ele ser fácil de se manipular, porém a coisa que não me faz gostar dele é não ter a possibilidade de fixa-lo na Dock do Linux. O que se torna bem complicado pra mim, já que eu gosto de clicar no icone e fazer ele abrir na mesma hora, com o AppImage eu tenho que procurar o arquivo dentro de uma pasta e clicar para executa-lo. Se tivesse essa opção de fixar o AppImage na Dock, acho que seria mais atrativo e eu passaria a usar também.

Poderia começar por uma loja de aplicativos decente… a AppImageHub é uma bagunça

2 curtidas

Tem um Appimage que permite fazer isso, o AppImage Launcher. Basta salvá-los todos numa mesma pasta e dizer ao app que ele os fixa no menu de aplicações. Aí, ao lançar um, dá pra fixar na Dock.
Sobre a pergunta, creio que falta mais desenvolvimento. Há um outro app que serve para atualizar os Appimages, mas ele sempre me diz que os programas não contém informação de atualização. Aí mostram-se dois problemas que eu penso serem importantes:

  1. Há a necessidade de se automatizar a atualização, algo como um flatpak update. Depender de um outro programa é realmente complicado;
  2. Seria importante uma melhor integração com lojas como a Gnome Store ou o PAMAC (sim, eu sei que não é uma loja, mas vcs devem entender o que digo…). Os Appimages são interessantíssimos, pois sequer precisam de qualquer forma de instalação, é baixar e usar. Isso facilita demais o uso, mas com ele vem o risco de aumentar demais o tamanho, já que me parecem que não compartilhar libs, como os Snaps e os Flatpaks. No entanto, para app pequenos, eles são sensacionais.
    Isso sem falar de difusão - eu nem sequer sabia de uma Appimage Hub (já a Flatpak Hub é bem conhecida). Os Snaps são outra questão, dado o controle delas pela Canonical, aí nem vou entrar no assunto aqui…
1 curtida

Outra solução, semelhante a que o @Rodrigo_Chile disse, é criando uma pasta aonde irão os seus AppImages e criar um atalho *.desktop para o app em

.local/share/applications

Aí você mesmo escolhe o icone do app que mais desejar.

2 curtidas

Só não funciona para quem usa Gnome e desabilita a área de trabalho (que é o meu caso) - acho. Mas para XFCE, LXQt, KDE, MATE etc. deve funcionar sim, imagino

Acredito, que não funcionaria se ele colocasse na pasta “Área de trabalho” no caso do Gnome. Mas como é a pasta do usuario para o sistema, que é um ‘espelho preferencial’ de /usr/share/applications ele lê mesmo no gnome.

1 curtida

Mais integração ao resto do sistema mesmo que de forma remota sem comprometer o sistema operacional, se bem que esse é um ponto que todos esses pacotes encapsulados tem que melhorar, se por um lado protegem o sistema de quebras, por outro “dialogam” pouco com o resto do sistema.

1 curtida