O que estou achando do Gnome 40?

Estou testando o Fedora Workstation 34 que já está com o Gnome 40 versão Beta. Como sou viciado em uma boa novidade, não resisti e instalei numa partição reservada.

Visualmente, pra mim não mudou tanto assim, mas é notória a disposição de elementos que contribuem para a produtividade. A barra de favoritos e botão de menu agora ficam na parte de baixo da tela, mais distante do “Atividades”, obrigando a dar um passeio maior com o mouse. Não achei que isso chegou a prejudicar, até porque você já tem disponível na tela um acesso bem mais explícito para as outras áreas de trabalho, inclusive com atalhos bem mais práticos de teclado e gestos (touchpad) para todo o contexto do desktop.

O menu “configurações” e todo o resto me parece estar igual, a não ser que, com um pouco mais de uso e atenção eu perceba alguma mudança que ficou sutil.

Algumas coisas me surpreenderam. Instalei o Fedora 34 em cima do 33 usando o mesmo usuário da /home e as configurações migraram sem problema algum, claro que com excessão das extensões que ainda não são compatíveis com o Gnome 40, mas isso é só uma questão de tempo para os devs fazerem a adaptação, inclusive os temas gnome-shell que ainda não se encaixam direito na nova interface. Também tive a impressão que essa nova versão do Gnome está mais leve e fluida, as animações correm perfeitamente e até agora não percebi nenhum bug sério. Não sei até onde a programação do Fedora tem influência, mas me parece que tem sido uma tendência do Gnome ficar cada vez mais leve e estável. Talvez o mais estável entre as interfaces gráficas linux.

Por fim, o Gnome 40 não me surpreendeu tanto quanto as expectativas dispertadas pelos burburinhos, notícias e suspenses causados pela comunidade linux, ainda assim, sinto uma evolução significativa da interface mais querida do mundo open source.

4 curtidas

A barra de favoritos que agora fica embaixo tem a opção de passar o mouse e ela aparecer ou só com extensão?

Essa função não é nativa do Gnome e é uma extensão chamada “Dash to Dock” que ainda não está compatível para versão 40, mas acredito que logo chegará.

1 curtida

Esse Gnome parece estar com uma fluidez muito agradável.
E estaria mais leve que as versões anteriores?

1 curtida

Cara… eu arrisco dizer que está mais leve que a 3.38 sim.
As animações, por exemplo, achei nitidamente mais fluidas.

1 curtida