Eu estava olhando um tutorial em inglês sobre como desativar a renderização direta da NVIDIA que dizia o seguinte: “Para uma primeira tentativa, você pode tentar rodar os seguintes comandos em uma segunda X session: alterne para o tty2, realize o login e escreva:”
startx -- :2 vt2 -extension GLX
Dei uma pesquisada na internet e pelo que eu entendi o X Session é um programa de gerenciamento de sessão que pode salvar e restaurar o estado atual de aplicações que estão em execução.
E isso está sendo realizado pelo argumento startx -- :2 mas o que quer dizer o resto do parâmetro? E como eu restauro minha configuração caso algo dê errado?
X é o servidor gráfico (algo assim), que permite vc ter aplicações gráficas.
e o tty eu não sei a definição técnica, mas a definição “prática” é, tty são os outros terminais disponíveis que vc consegue acessar pressionado CTRL + ALT + (do F1 até o F7), tty2 é o segundo terminal (CTRL + ALT + F2).
startx é um “comando” que inicia o X, :2 significa “o tty 2”, o vt2 eu não faço ideia e o -extension GLX provavelmente adiciona uma “extensão” pro X que se chama GLX que deve adicionar alguma função nele ou algo do tipo.
Pode-se dizer que esses terminais eram as “múltiplas áreas de trabalho de antigamente”, de maneira extremante simplista, e eles continuam presentes porque são bem úteis em muitas ocasiões. Normalmente se usa um deles para iniciar o servidor e a interface gráfica. Porém, é perfeitamente possível “matar” esses processos e usar os demais terminais (ttys) para continuar utilizando o computador. Ou até não ter nenhuma sessão gráfica, pois é justamente assim que servidores funcionam… Eu já fiz muito isso para poder rodar programas CUDA na GPU sem a interferência da interface gráfica, para poder avaliar melhor o desempenho dos programas.
O XSession nada mais é que um gerenciador do X, que controla permissões, configurações, e muito mais. Provavelmente na sua pasta pessoal existem alguns arquivos com o nome “.xsession-…”, e outros espalhados pelo sistema que controlam e fazem o log de tudo isso. (Mais infos: https://wiki.debian.org/Xsession).
Para o caso de der alguma coisa errado ao mudar essas configurações, os primeiro passos são: se familiarizar com o terminal (e apenas o terminal) e fazer um backup de tudo o que você for alterar. Qualquer problema é só abrir uma dessas sessões, recuperar o backup e reiniciar. Ou seja, é bom ter algum experiência com comandos como find, cd,cp, less, vim/vi/nano, ps, kill, grep, … Porque são eles que vão te ajudar quando for só você e o terminal. Com isso, é só começar a experimentar um monte de coisa e estar pronto para corrigir os problemas!
Até onde eu sei, o Xsession é quando tu abre o sistema com uma interface gráfica carregada, isto é, quando o sistema inicia, ele primeiro carrega um console em modo texto e depois carrega o X e a DE.
É possível ter até 7 ambientes digamos assim. Basta pressionar Ctrl + Alt (F1-F7) e tera novas sessoes em texto para logar com usuários diferentes. Pode-se usar em cada ambiente uma DE específica para cada usuário, se estiver instalada é claro.