O que é um Docker?

Olá, já pesquisei e ainda não entendo o que é um Docker, exatamente o que é, o que faz, como configura um, que vantagens isto traz? Enfim to boiando sobre ele.

2 Curtidas

Docker é uma tecnologia de container de aplicações (você dizer que está “boiando” no Docker não deixa de ser engraçado :smiley: hehe)

Eles, curiosamente se assemelham aos Snaps e Flatpaks, mas são usados e também funciona em outro contexto e de outra forma.

Por exemplo, antigamente o único caminho que você tinha para ter um servidor que fizesse duas coisas ao mesmo tempo era virtualizando, ou tendo um único servidor parrudo que suportasse fazer duas (ou mais) coisas ao mesmo tempo, mas isso tem custo, muitas vezes tem inviabilidade técnica, além de ser um desperdício de máquina, porque era preciso usar todo um sistema operacional novo para rodar apenas uma aplicação.

Com o Docker isso não acontece: https://hub.docker.com/search?q=&type=image

Um exemplo, esse fórum aqui está rodando em docker agora mesmo em um Ubuntu Server. Com isso, eu consigo facilmente usar versões antigas dele, em caso de problemas, facilita o meu backup e eu posso mudar de servidor e subir o forum inteiro em outro lugar levando a minha imagem docker para lá.

Acho que a leitura é válida:

Docker não é a única tecnologia de container, você também pode usar LXC, que é popular no Linux também:
https://linuxcontainers.org/pt_br/

Abraços!

5 Curtidas

Pelo que eu entendi, o Docker é uma tecnologia que roda um programa de forma independente do Sistema Operacional. É como se o Sistema Operacional fosse um navio e o Docker um contêiner, enquanto o “navio” (Sistema Operacional) está ocupado rodando alguma aplicação, outros programas poderão rodar dentro desses contêineres, de forma independente (esses programas em contêineres estão isolados dos outros que rodam no SO).

(Se eu tiver mencionado algo errado, me corrijam :sweat_smile:)

3 Curtidas