O que é salvo na /home?

linux

Estou atualmente usando ubuntu com a partição /home separada e gostaria de saber oq é armazenado nela?
quero trocar de distro mas queria manter arquivos que estão salvos nela, mas por exemplo, programas também são instalados na home? e teria algum problema de usar a mesma partição sem formatar em outra distro?

2 Likes

A maioria dos binários dos programas ficam em /usr/bin, a /home/user fica seus arquivos, configurações de programas, ícones, fontes, etc

3 Likes

Oi Borges,

O /home vai armazenar os seus arquivos pessoais (Downloads, Imagens, Documentos…).

Você pode manter essa partição sim, eu vou fazer um vídeo sobre isso que vai sair domingo.

Entretanto, você vai precisar de um conhecimento básico e particionar manualmente. Ai você fala pro sistema “quero usar o /home existente”.

Att,
Mateus

5 Likes

Oi Borges, a partição /home no linux é o equivalente ao Meus Documentos no ambiente Windows. Salvo que existem também alguns apps e programas que salvam alguns arquivos de configuração nesta pasta.
OBS: Se for reinstalar outra distro ou a mesma, opte por fazer a instalação e formatação pelo método (Particionamento Manual) e formate somente a partição onde será alocado o sistema ¨/¨ e não formate a /home. Geralmente gosto de usar antes a ferramenta Gparted mesmo em distros LiveCD. Espero ter ajudado!

2 Likes

Só tome algum cuidado com os arquivos de configuração.

Explico: dependo da distribuição atual e da futura, as versões dos programas que tu utilizas podem ser diferentes. Isso pode (não necessariamente) fazer com que algo talvez não esteja configurado da forma que deixaste na instalação antiga. Mais uma vez, arquivos de configuração: se houve alguma alteração no modo de lidar do programa com os arquivos de configuração, pode acontecer o descrito.

1 Like

Era bem por isso que eu tava com receio de tentar fazer isso, mas acabou dando muito certo do ubuntu pro manjaro, incluive ate a lista de downloads do qbittorrent ficou salva, é realmente muito útil!

0 Likes

Bem vindo ao lado Arch da Força.

Lembre-se sempre de conferir os anúncios de atualização no fórum (v. forum.manjaro.org), pois de tempos em tempos acontecem atualizações que exigem uma maior atenção, e geralmente lá estão as instruções sobre como evitar eventuais problemas. Também dê alguma atenção à saída do pacman.

Já realizei instalação para uso de terceiro, e o sistema se mostrou bastante estável para uso básico.

Uso o Manjaro em minha máquina de produção, e nunca tive qualquer problema, sempre tomando os devidos cuidados antes de fazer alterações em partes críticas do sistema. Instalei a ISO xfce-minimal, e instalei o Qtile (v. www.qtile.org), ficando o Xfce como ambiente secundário.

2 Likes

Já havia usando o Manjaro a pouco tempo atrás e realmente não tive problemas com atualizações ou coisas do tipo, porém dessa vez logo após a instalação (da iso com xfce) eu tive um problema com a interface gráfica, onde aparentemente ela inicia mas não completamente, faltando wallpaper, opções sem os ícones (invisiveis) e coisas do tipo, pra resolver eu segui as instruções do site e instalei o KDE que surpreendentemente ta rodando super bem em um i3 de 1.8ghz/intel hd 4000/4gb de ram, mesmo com todos os efeitos ligados, por essa eu realmente não esperava.

1 Like

Dependendo de quato tempo for, há algum tempo eles fazem as ISOs com xfce 4.13 (começaram isso pouco antes do Fedora, salvo engano). Antes usavam o 4.12, que é a versão estável.

Talvez seja algum probleminha no xfdesktop (não sou tão entendido em matéria de xfce, se alguém souber melhor, avise). Não sei se já rodaste o necessário sudo pacman -Syyuu para a sua pós-instalação, depois de configurar os espelhos, mas se já está com todos os pacotes atualizados, podes esperar atualizações futuras, que talvez traga correções para esse probleminha.

Mas:

• Qual versão do Live CD tu usaste para instalar o Manjaro?
  • Na primeira inicialização, depois de instalar, o xfce já apresentava esse comportamento estranho?
  • Foi depois de aplicar atualizações que começou esse comportamento?
  • Se tu sair e entrar novamente com seu usuário, o comportamento do xfce se repete?

A versão estável do xfce também está nos repositórios, caso tenhas algum conhecimento, e queiras verificar se ela funciona bem para ti.

0 Likes

Mais um detalhe, talvez podem ser suas configurações oriundas do Ubuntu, pois tenho aqui instalações com xfce que não apresentam qualquer problema nesse sentido.

Como nunca realizei este tipo de procedimento, não sei se faz sentido, mas não vou descartar a hipótese.

0 Likes

Usei a iso da versão 18.0.2 stable, acho que o problema foi mesmo a /home vinda do ubuntu, que inclusive eu estava usando um ubuntu minimal com xfce, eu atualizei sim o sistema porém o problema continuou, mas já que o sistema esta funcionando tão bem com o KDE mesmo não tem problema algum continuar usando assim, obrigado pela ajuda!

0 Likes

Recomendo fazer backup(Cópia de segurança) dos seus arquivos com o Grsync,veja a minha vídeo aula

1 Like