O que é o linux?

sou novato no linux, adorei o sistema, estou usando atualmente o ELEMENTARY OS pela simplicidade, mas ainda estou perdido pra escolher uma distro para o que me atende, fui pesquisar e me deparei com MUITAS nomenclaturas diferentes, e dentro delas certas coisas q me interessaram, por exemplo o menu global do "KDE", e ai veio minha duvida sobre essas nomenclaturas, pelo que eu entendi o elementary é baseado no unbutu que por sua vez é baseado no debian? mds, eu to perdido me ajudem a entender
o que é debian? existe outras coisa alem do debian
porque outras distros tem o gerenciador de pacotes como PACMAN e no DEBIAN é APT ?
o que é o gnome? KDE? manjaro? sao nomes, nomenclaturas, grupos?
GNU?
gtk?
alguem tem uma lista do que sao essas coisas e o que eu preciso saber sobre elas? porque em me interessei no menu global do KDE, mas pelo visto o KDE é baseado em outras coisa q nao é o debian, mas eu tenho o interesse em continuar usando o terminal com debian, tem jeito de mesclar? sao tantas as perguntas, prff me ajudem

5 Curtidas

Debian é uma distro Linux, assim como o Ubuntu e Elementary OS. O Debian foi uma das primeiras distros a surgir e é conhecida pela sua estabilidade (pra você ter uma idéia, a NASA usa o Debian) :slight_smile:

Questão de gosto. As pessoas tem opiniões diferentes e quando não gostam de algo elas modificam e deixam do jeito que elas acham melhor, por isso existem vários gerenciadores de pacotes, tipo: apt, dnf, pacman, etc.

Gnome é um desktop environment (interface gráfica + conjunto de programas)
O Gnome é o desktop environment feito pelo pessoal do GNU. GNU é um Sistema Operacional de código aberto.
KDE é um grupo internacional que faz um desktop environment (assim como o Gnome)
Os Desktops Enviroment podem ser utilizados pelas distros linux. Por exemplo: O Debian tem uma versão com KDE e outra com Gnome.