O que é o linux?

sou novato no linux, adorei o sistema, estou usando atualmente o ELEMENTARY OS pela simplicidade, mas ainda estou perdido pra escolher uma distro para o que me atende, fui pesquisar e me deparei com MUITAS nomenclaturas diferentes, e dentro delas certas coisas q me interessaram, por exemplo o menu global do "KDE", e ai veio minha duvida sobre essas nomenclaturas, pelo que eu entendi o elementary é baseado no unbutu que por sua vez é baseado no debian? mds, eu to perdido me ajudem a entender
o que é debian? existe outras coisa alem do debian
porque outras distros tem o gerenciador de pacotes como PACMAN e no DEBIAN é APT ?
o que é o gnome? KDE? manjaro? sao nomes, nomenclaturas, grupos?
GNU?
gtk?
alguem tem uma lista do que sao essas coisas e o que eu preciso saber sobre elas? porque em me interessei no menu global do KDE, mas pelo visto o KDE é baseado em outras coisa q nao é o debian, mas eu tenho o interesse em continuar usando o terminal com debian, tem jeito de mesclar? sao tantas as perguntas, prff me ajudem

5 Curtidas

Debian é uma distro Linux, assim como o Ubuntu e Elementary OS. O Debian foi uma das primeiras distros a surgir e é conhecida pela sua estabilidade (pra você ter uma idéia, a NASA usa o Debian) :slight_smile:

Questão de gosto. As pessoas tem opiniões diferentes e quando não gostam de algo elas modificam e deixam do jeito que elas acham melhor, por isso existem vários gerenciadores de pacotes, tipo: apt, dnf, pacman, etc.

Gnome é um desktop environment (interface gráfica + conjunto de programas)
O Gnome é o desktop environment feito pelo pessoal do GNU. GNU é um Sistema Operacional de código aberto.
KDE é um grupo internacional que faz um desktop environment (assim como o Gnome)
Os Desktops Enviroment podem ser utilizados pelas distros linux. Por exemplo: O Debian tem uma versão com KDE e outra com Gnome.

Caso não tenha entendido bem o que é Desktop Eviroment, lembre-se do Windows, de sua interface gráfica (janelas, botões, ícones, tudo que possa ser clicado, etc.) e seus programas. Pois, o Desktop Enviroment é essa interface gráfica + os programas.
Fotos:
Debian KDE:

Debian Gnome:

Windows 10:

GTK é o que faz a interface gráfica (janelas, botões, tudo o que você pode clicar)

E o Manjaro também é uma distro Linux, o Manjaro é baseado em outra distro: o Arch Linux

Bom, é isso que eu sei. Deixei hyperlinks (letras azuis) que direcionam para a wikipédia para você entender melhor cada item :slight_smile:
(Se eu tiver me equivocado em algo, por favor, me corrijam) :sweat_smile:

9 Curtidas

Aqui um vídeo do @anon49887285, do Debian com todos so Desktop Enviroments, veja esse vídeo para você ter uma noção de como é o Gnome, KDE e alguns outros :slight_smile:

7 Curtidas

Que resposta sensacional! Tirei um monte de dúvidas também :sweat_smile:

5 Curtidas

Sim e a primeira vista parece coisa de outro mundo kkkkkk, Mas com o tempo você se acostuma…

1 Curtida

Não se preocupa, todo novato no Linux apanha um pouco até aprender a diferenciar esses termos. Agora tu pode achar difícil, mas essa quantidade astronômica de sistemas operacionais, interfaces gráficas e programas é justamente o que torna o Linux tão bom, pois te possibilita usar tudo o que tu precisa num computador de acordo com os teus desejos e necessidades.

3 Curtidas

Uma coisinha só, distros não usam gerenciador de pacotes diferentes por simples questão de gosto, gerenciadores geralmente são feitos em cima do backend de algum formato em especial, apt é feito pra usar o dpkg pra instalar pacotes .deb, pacman pra pkg.tar.xz, dnf e zypper pra .rpm, e por aí vai, vc não vai ver distros que usam formato .deb usando um pacman pq elas preferem mais o pacman doq o apt.

6 Curtidas

Opa. Obrigado por linkar o vídeo. Pretendo falar mais sobre gerenciadores de pacotes e as diferenças entre os sistemas.

2 Curtidas

Se não me engano o Ubuntu já foi ou ainda é baseado no Debian também. Eu nunca entendi isso, mas já ví vários usuários experientes fazendo tal afirmação.

2 Curtidas

E com isso me veio uma dúvida, se o Ubuntu é baseado no Debian e o kubuntu é um ubuntu com interface KDE… Pq não instalar o Debian KDE ao invés do kubuntu?
:thinking:

2 Curtidas

Opa, dessa eu não sabia. Obrigado :slight_smile:

1 Curtida

O Debian tem pacotes mais “antigos” em relação ao Ubuntu :thinking:

2 Curtidas

O Ubuntu é baseado no Debian, mas isso não significa que seja igual ao Debian. Os devs do Ubuntu modificam relativamente bastante a base do Debian para chegar ao que o Ubuntu é.

O Debian é uma distro focada em estabilidade, o que faz com que seus pacotes/programas sejam muito mais antigos, enquanto o Ubuntu possui pacotes mais atualizados (embora não tão atualizados quanto as distros Rolling Release), buscando um equilíbrio entre estabilidade e pacotes mais recentes. Mesmo assim se o usuário desejar ter sempre os últimos pacotes disponíveis, no Ubuntu isso é possível via PPA.

O Ubuntu sempre teve o foco em ser um SO para todos os tipos de usuários, ou seja, usuários comuns e não técnicos, bem como usuários avançados. Por isso o Ubuntu sempre trouxe muitos facilitadores desde a instalação até ferramentas que instalam drivers mais recentes com UM clique, uma loja de aplicativos, entre outros… Já o Debian não possui uma loja de aplicativos, a instalação é relativamente mais complicada, nativamente não possui facilitadores para a instalação de drivers e pelo fato de todos os pacotes serem mais antigos (pelo foco em estabilidade), instalar drivers de placa de vídeo mais recentes no Debian pode dar alguma dor de cabeça. Então o Debian definitivamente não é a melhor opção quando se trata de jogos.

Após instalado, em geral o Debian é uma distro muito mais “crua” que o Ubuntu. Muita coisa precisa ser instalada e configurada manualmente para que funcione, enquanto o Ubuntu é um sistema que normalmente assim que instalado já está pronto para o uso.

Resumindo, por mais que o Ubuntu e o Debian usem a mesma base, são distros muito diferentes, com propostas diferentes e objetivos diferentes.

Eu não sou um expert ou um grande conhecedor de nenhuma das duas distros, mas com certeza ainda existem muitas outras diferenças que eu não citei.

8 Curtidas
  • O linux é o kernel do sistema operacional, é o nucleo, é ele que vai gerenciar os recursos do sistema, ele faz tudo funcionar. Em analogia, o linux seria o motor de um carro.

• GNU seria o restante de sistema operacional, isso na época em q ele foi feito, por isso tem gente que gosta de falar “GNU/Liunx”. Hoje um sistema operacional é bem maior do que a junção do GNU e Linux. Seguindo a analogia, o GNU, hoje, seria o chassi do carro.

• Gnome e KDE são exemplos de desktop environment (DE), ou seja, a interface grafica, sem ela a gente veria uma tela preta e linhas de comando. É por causa dela que nos vemos icones de programas (ex, firefox), barra de ferramentas, papeis de parede, area de trabalho…, O Gnome e o KDE são tipos de DEs.
    Na analogia do carro, uma DE seria o painel, ou seja, é por la que a gente controla e ve os status do carro.

• O sistema operacional é um programa que vai gerenciar os recursos da maquina e que vai permitir que você controle ela, falando a grosso modo. No mundo linux, um sistema operacional é composto de vários programas, tres deles seriam os ja citados: Linux, GNU(sendo que alguns n ja usam, mas usam algo que faz o mesmo papel) e Desktop environment.

O debian é um sistema operacional, ou seja, um conjunto de varios programas, que gerencia os recursos da maquina e te permite controlar ela.

Existem outros sistemas operaionais? Sim, é o que mais tem no mundo linux, ex: Debian, Manjaro :heart:, Mint, Ubuntu, Arch, Fedora, OpenSuse, Kali.

O que difencia um do outro são os programas “de fabrica”, a forma que os desenvolvedores (devs) genciam o sistema, a filosofia, o objetivo do sistema e etc.
O kali é uma distro para pentest, logo vai ter mais programas para tal.
O Debian tem como filosofia ser estavel, logo os devs seguram os programas e atualizações ate terem certeza de que ele não vai bugar no sistema.
O Manjaro é rolling release (instala uma vez e so vai atualizando), bleendign edge (programas mais atualizados possiveis) e user friendly, ou seja, os devs vão soltar os programas e atualizações o mais rapido possivel, e deixar o sistema facil de usar.

Sim, no mundo linux varios sistema operacionais (distros) são baseadas em outras.
Debian -> Ubuntu -> Mint
Arch -> Manjaro
Pq isso acontece? Pq é mais facil do que começar do zero, e alguem quer adaptar alguma distro para algum objetivo especifico, mudando os programas “de fabrica”, a forma que os desenvolvedores (devs) genciam o sistema, a filosofia, o objetivo do sistema e etc.

Sobre os gerenciadores (pacman, apt)

6 Curtidas

o que é isso? ppa , é um programa? existe tutoriais

2 Curtidas

PPA é uma fonte aonde o sistema vai baixar os programas/bibliotecas. É tipo como se você adicionasse mais de um lugar pra PlayStore baixar os apps pro android, ou seja além de buscar os aplicativos que estão nos servidores da google, você adicionasse o servidor do F-Droid para que a Play buscasse os apps de lá também.
:wink::+1:

3 Curtidas

Eu particularmente gosto do apt-rpm é uma pena que hoje só existe uma distro que o utiliza que é a ALT Linux da Rússia DistroWatch.com: ALT Linux
era um projeto muito bom da Conectiva que infelizmente foi deixado de lado pela Mandrake.

3 Curtidas