O que aconteceu no GNOME: Edição de outubro e novembro de 2020

Bem-vindo à edição de outubro e novembro de 2020 da série de atualização, onde detalhamos o que nossos desenvolvedores têm trabalhado recentemente. Cada mudança listada aqui é o que os desenvolvedores do projeto já incluíram e querem mostrar ao mundo.

GNOME Web e WebKit

GNOME Web e WebKit viram algumas mudanças novas e interessantes em outubro. Para começar, o WebKitGTK agora tem suporte para gamepad implementado por ChangSeok Oh. Graças ao trabalho deles, você poderá usar seus gamepads favoritos para jogar em navegadores baseados no WebKitGTK, como o GNOME Web, a partir de março próximo.

O GNOME Web também recebeu um novo ícone projetado por Tobias Bernard que se encaixa melhor com o conjunto de ícones do GNOME.

Novo logotipo do Epiphany

Novo logotipo do Epiphany

Geary

Julian Sparber finalizou o trabalho responsivo para o Geary. Isso significa que o Geary agora se encaixa melhor em telas menores, e isso pode ser testado nas versões Nightly.

Captura de tela de Geary no modo de 3 painéis

GNOME Games

Adrien Plazas adicionou suporte para jogos Dreamcast para GNOME Games. É alimentado pelo núcleo Flycast Libretro e suporta os formatos .gdi e .cdi.

Captura de tela do Sonic Adventure em execução.

Você poderá usá-lo na próxima versão estável a ser lançada em março de 2021.

Fractal

Christopher Davis tem trabalhado em uma pequena revisão de estilo para ficar mais alinhado com o estilo Adwaita mais recente e os designs de aplicativos recentes.

Captura de tela da visualização principal do Fractal, mostrando um novo estilo arredondado.

Captura de tela do visualizador de imagens do Fractal, com botões redondos

Uma grande solicitação de mesclagem de Alejandro Dominguez mudou o back-end do Fractal para usar matrix-rust-sdk em vez de um módulo API personalizado. Alejandro também está trabalhando para refatorar como o Fractal lida com toda a UI e as interações entre a UI e o mecanismo interno. O objetivo principal é tornar o Fractal mais ágil e flexível para desenvolvimento futuro.

Librsvg

Librsvg é uma biblioteca de renderização vetorial (SVG). Seu conjunto de testes agora está em Rust e o CI foi intensamente otimizado: costumava levar uma hora e meia para construir a biblioteca e agora leva apenas 13 minutos!

GTK4 e GTK3 e Rust

A equipe GTK está trabalhando duro este mês novamente. GTK4 agora fala bem com tecnologias assistivas graças ao novo back-end AT-SPI. O seletor de Emoji e outras melhorias relacionadas ao manuseio de emoji foram executadas.

O macOS agora pode executar aplicativos GTK4, graças ao novo back-end GDK. GTK4 mudou a forma como as UIs são desenhadas e o back-end existente para GTK3 não pôde ser reutilizado.

Bilal Elmoussaoui e Sophie Herold têm trabalhado para consertar as anotações de habilidade nula no GTK4 antes do lançamento 4.0. Bilal também trabalhou muito para dar suporte a subclasses, preenchendo ainda mais os tipos que os usuários de gtk-rs podem criar como subclasses. Christopher Davis também adicionou suporte inicial para modelos compostos às ligações gtk4-rs e gtk-rs.

Se você quiser começar com as ligações GTK4, verifique o [repositório GitHub] (GitHub - gtk-rs/gtk4-rs: GTK 4 bindings and wrappers for Rust (Development)). Lá você pode encontrar exemplos e links para a documentação da API.

GNOME Circle

Uma nova iniciativa para aplicativos de terceiros foi lançada, chamada GNOME Circle. Esta iniciativa oferece suporte a aplicativos e bibliotecas que usam a plataforma GNOME. O Circle tem como objetivo mostrar todos os incríveis aplicativos e bibliotecas de terceiros dentro do ecossistema GNOME e apoiar os desenvolvedores independentes que os criam.

Gráfico GNOME Circle

Os desenvolvedores que estão usando a plataforma GNOME podem se inscrever para ter seus projetos incluídos no GNOME Circle. Quando seu projeto é aprovado, ele se qualifica para benefícios, como:

  • Promoção e publicidade
  • Contribuidores qualificam-se como membros da Fundação GNOME
  • Inclusão opcional no grupo Circle Gitlab

Para saber mais e ver os aplicativos incluídos, você pode visitar https://circle.gnome.org/.

Aplicativos de terceiros

A partir desta edição, estaremos apresentando aplicativos de terceiros, incluindo os do GNOME Circle.

Apresentando Health

Rasmus Thomsen criou um aplicativo para acompanhar seu peso e contagem de passos! Ele aceita
entrada manual e sincronização com dispositivos Google Fit.

Se você estiver interessado em contribuir com o projeto ou usá-lo, visite o repositório GitLab .

Apresentando Souk

Souk é uma app store baseada em flatpak, escrita em GTK4 e Rust. Ele foi desenvolvido do zero para ser uma loja de aplicativos que funciona tanto em desktops quanto em dispositivos móveis, como PinePhone, PineTab e Librem 5.

Se você estiver interessado em contribuir com o projeto ou usá-lo, visite o repositório GitLab .

Conclusão

Esperamos que isso tenha sido útil. Se algum desses projetos parece útil para você ou você gostaria de contribuir, por favor, não hesite em se juntar a nós via IRC ou Matrix ou postar em https://discourse.gnome.org. Como de costume, doações também serão apreciadas para ajudar a apoiar o desenvolvimento do GNOME .

11 Curtidas

Muitas novidades interessantes! Estou começando a acreditar que o próximo lançamento do Gnome será algo grandioso. :slight_smile:

Existem tantas coisas nas quais o projeto está avançando que provavelmente teremos o Gnome mais inovador (seja para melhor ou pior) desde a 3.0.

:vulcan_salute:

1 Curtida