O que aconteceria se o Windows virasse open source?

windows
#1

Quais seriam os efeitos no mundo linux se o Windows se tornasse Open Source?? O que aconteceria com o wine? o directX também seria open source?

Quero promover um debate com a galera. E sim eu vi a live de sexta, antes que citem…

1 Like

#2

Tem muitos fatores envolvidos, o que a M$ teria mudado em suas políticas? Seria simplesmente open-source ou seria software livre? Se for software livre, qual licença seria adotada? O formato de empacotamento continuaria igual (i.e instaladores .exe)? Ela iria simplesmente liberar a source do sistema atual ou recomeçar do zero como um sistema livre? São coisas que simplesmente não dá pra prever mas eu acho que o impacto no Linux em si não seria grande, mas o impacto no mercado com certeza seria, e falar do mercado já trás mais uma pá de questões que eu não tenho a menor ideia de como responder. E o Wine provavelmente continuaria por aí, se tornado livre ou opensource, o formato atual do Windows não mudaria de um dia pro outro, e o DirectX é a mesma história do janelas :v

2 Likes

#3

Concordo. Mas de qualquer forma a integração Linux-Windows ia ser muito mais acelerada. Com o código do Windows aberto acho que o surgimento de distros Linux compatíveis com os .exe seria questão de tempo apenas.

1 Like

#4

Até concordo que criariam distros compatíveis com .exe. O ReactOS por exemplo é uma distro que tem uma certa compatibilidade com esse tipo de arquivo. Mas na minha opinião, esse formato de instalador dificilmente viraria padrão.

1 Like

#5

Não acho que haveriam grandes mudanças, servidores e super computadores utilizam Linux devido a confiabilidade e escalabilidade do sistema, dispositivos IoT utilizam Linux devido a modularidade e leveza do sistema, usuários domésticos que já utilizam o Windows continuariam utilizando-o, e a maioria dos usuários Linux continuaria a ignorar o Windows. Se o DirectX se tornasse open source isso abriria a possibilidade de rodar efetivamente todos os jogos no Linux, acho que essa seria a mudança mais notável.

9 Likes

#6

Creio que teríamos menos vírus e bugs, fora isso creio também que ele se tornaria mais customisavel e que com o tempo surgiriam várias versões dele da mesma forma que acontece hoje com o Ubuntu por exemplo

2 Likes

#7

Wine basicamente continuaria a mesma coisa, ele não usa códigos do Windows (é proibido engenharia reversa).

1 Like

#8

O ReactOS não é uma distro Linux, mas um sistema operacional independente.

2 Likes

#9

Eu acho que se a MS liberasse o codigo, o wine e o React OS melhoraria muito, porem se analisar direito, a que a MS talvez teria mais a perder abrindo o código Windows, apesar de que ela ter aberto o código de muita coisa, acho difícil ela abrir o codigo do windows, uma coisa é o Ubuntu com código aberto, outra coisa é o todo poderoso Windows usado por noventa e tantos % dos computadores, e muito criticado por problemas de segurança e tals, imagina especialistas revisando o codigo e encontrando falhas e isso sendo compartilhado na imprensa, com noticias como: “Foram encontradas 632 falhas graves de segurança no Windows” “Microsoft fez isso e aquilo…”
Isso seria muito negativo para MS…

1 Like

#10

Mas isso dependeria da licença aplicada nesse código recém-aberto não?

2 Likes

#11

Mesmo assim, as dlls do wine não contém nenhum código do Windows, é um código diferente, mas faz com que a dll tenha um comportamento parecido com a dll nativa do Windows, o Windows se tornando open source poderia, no máximo, ajudar os desenvolvedores do wine a verem esse código e tentar escrever um outro código que faça com que aquela dll tenha um comportamento parecido, o projeto wine é rigoroso acerca de direitos autorais.

1 Like