O que acontece quando o suporte de um Linux acaba?

Eu estava querendo usar uma versão um pouco antiga do Lubuntu (Lubuntu18.04 LTS), mas tenho quase certeza que o suporte da distro já acabou, eu gostaria de saber se há algum perigo ou problema de usar essa distro sem suporte.

O Lubuntu na verdade tem dois níveis de suporte, o da equipe do Lubuntu (que dura 3 anos - no caso do 18.04, até o final desse mês) e do Ubuntu base (que dura 5 anos - até abril de 2023).

O suporte que acabou nesse mês é o de adição de recursos, mas por mais dois anos vão continuar vindo atualizações de segurança vindas do Ubuntu, então não há problema em usá-lo contanto que mantenha atualizações em dia.

Depois de 2023, no entanto, ficar em qualquer Ubuntu 18.04 é um perigo de segurança.

7 curtidas

Na verdade o suporte a segurança acaba depois de 5 anos, mas caso o usuário tenha conhecimento ele mesmo pode dar o suporte ao próprio sistema fazendo o Lubuntu ser source base.
Mas neste caso não faz sentido fazer o Lubuntu ser source base seria melhor usar uma distro desenvolvido para esse proposito.

2 curtidas