O quão smart é um smartphone?

Olá pessoal, hoje trouxe uma pergunta mais relacionada ao Smartphone, no sentido de gerenciamento de memória, bateria, temperatura etc. Ele fica monitorando a temperatura do processador para evitar sobreaquecimento? Ele encerra um aplicativo por consumir muita memória? Ele encerra outros processos para focar em um que está consumindo mais? Acho que são perguntas relativamente básicas no mundo da tecnologia, só que vim me perguntando um pouco, principalmente quanto ao monitoramento de temperatura dele…

1 curtida

Não, não são todas relativamente básicas. O quão “inteligentemente” ou melhor falando, o quão eficientemente seu celular gerencia os próprios recursos varia, mas no geral ele gerencia todas estas questões bem, dentro do limite para seu próprio hardware e sistema que vem embarcado.

De qualquer forma o assunto é vasto, envolve desde algoritmos, limitações do aparelho, escolhas de engenharia, etc, e seria preciso mais minúcia para chegar a alguma conclusão, até porque existe opiniões individuais envolvidas, sobre o que deveria ser sacrificado e o que deveria ser enfatizado nestas micro gestões que o aparelho faz no dia a dia.

Por exemplo, se nos limitarmos a questionar se um celular consegue evitar na maioria das vezes que o processador queime, podemos afirmar que sim, porém ainda fica algumas dúvidas, quanto realmente seria esse “maioria das vezes”?

2 curtidas

Mais ou menos, o Android avisa “olha seu smartphone está muito quente” mas só em casos extremos e isso tem um motivo físico, a segunda lei da termodinâmica, pra fazer isso você usa energia, usando energia você aquece o dispositivo

Não porque isso geraria perda de dados existem varias aplicações que dependem de um uso elevado de memória encerrar apps por isso é um tiro no pé, exceto em casos extremos e assim ele faz, mas isso é o linux que faz por padrão


Nesse momento você deve pensar, poxa mas então não é smart?

Também não é tão simples, definir se algo é smart ou não é um conceito mais filosófico que técnico, seria algo como responder duas perguntas:

a) O sistema operacional do dispositivo processa dados?

b) Isso é automatizado?

3 curtidas

Caramba! Muito daora sua explicação, realmente é bem vago a definição de ‘‘smart’’. Valeu ae por sua explicação.