Vivaldi
O Vivaldi é um navegador da Web completo e personalizável feito por alguns dos desenvolvedores antigos do Opera (já que eles estavam insatisfeitos com a direção que o Opera estava tomando). Mas como isso se parece em termos de privacidade? As versões 1.15 e 2.0 foram testadas para compor este artigo. Programa usado para solicitações de teste: Mitmproxy.
Nível de spyware: médio
Vivaldi faz uma série de solicitações ao Google na inicialização e depois (as solicitações de proteção contra malware podem ser desativadas, mas as atualizações de extensão não parecem?). Telefona para casa a cada 24 horas com um ID exclusivo usando Piwik, um serviço de análise. Anti-privacidade Bing como mecanismo de pesquisa padrão. Código não totalmente aberto. Conecta-se a uma plataforma de análise que espiona seus usuários.
Os desenvolvedores do Vivaldi não respeitam sua privacidade
O Vivaldi se conecta à plataforma analítica Piwik [1] que usa para espionar seus usuários, o que é discutido em maiores detalhes em outras seções desta página. O que é mais notável sobre isso é a atitude da equipe de desenvolvedores de Vivaldi: os desenvolvedores que menosprezam as preocupações com a privacidade e insultam ainda mais seus usuários quando falam sobre serem espionados, não são desenvolvedores em quem você pode confiar. Abaixo está um discurso anti-privacidade de um moderador nos fóruns de Vivaldi:
@dib_ Pare de espalhar FUD. O Piwik, conforme empregado por Vivaldi, não é um “spyware”. Piwik não é uma “empresa de spyware” (a menos que Google, Facebook, Yahoo, TVGuide, Microsoft, Apple, NYT, Huffpo, Ancestry.com, WaPo, CenturyLink e McAfee sejam “empresas de spyware” - nesse caso, basta desconectar o computador e pronto para a cama). É irresponsável e malicioso de sua parte mentir sobre Vivaldi dessa maneira. Se você quiser saber o que uma conexão faz, pergunte. Mas não faça acusações imprudentes. [2]
Atualizações de complementos
Estas são as solicitações da Chrome Webstore, supostamente para atualizar suas extensões. Mas com um novo Vivaldi instalado, você não tem nenhum, então eles só realizam espionagem. E a primeira solicitação inclui “x-googleupdate-appid”, que provavelmente é uma identificação única . Não pode ser desativado.
Navegação segura do Google
Vivaldi está baixando as listas de proteção contra malware e phishing do Google, que está habilitada por padrão, mas pode ser desabilitada no menu Configurações.
Telefonando para casa
Da política de privacidade de Vivaldi: "Quando você instala o navegador Vivaldi (‘Vivaldi’), cada perfil de instalação é atribuído a um ID de usuário exclusivo que é armazenado em seu computador. Vivaldi enviará uma mensagem usando HTTPS diretamente para nossos servidores localizados na Islândia a cada 24 horas contendo este ID, versão, arquitetura de CPU, resolução de tela e tempo desde a última mensagem. Nós anonimizamos o endereço IP de usuários Vivaldi removendo o último octeto do endereço IP de seu cliente Vivaldi e então armazenamos a localização aproximada resolvida após usar um geoip local lookup. O objetivo desta coleção é determinar o número total de usuários ativos e sua distribuição geográfica. ". Então, eles (alegam) deletar “o último octeto” do seu IP. Quão generosos da parte deles. Este é o pedido completo:
Mecanismo de pesquisa anti-privacidade por padrão
O mecanismo de pesquisa padrão é o Bing, cuja política de privacidade declara: "A Microsoft coletará os termos de pesquisa ou comando que você fornecer, junto com seu endereço IP, localização, identificadores exclusivos contidos em nossos cookies, a hora e data de sua pesquisa e seu configuração do navegador. ". Para piorar, esses dados são compartilhados com terceiros: “Compartilhamos alguns dados de consulta de pesquisa não identificados, incluindo consultas de voz, com terceiros selecionados para fins de pesquisa e desenvolvimento.” (você não tem prova de que foi “desidentificado”, aliás). O Vivaldi tem outros motores pré-instalados e você pode facilmente alterá-lo, mas ainda assim, o padrão é tudo o que podemos avaliar.
Nova guia de sites
Por padrão, o Vivaldi contém alguns sites em sua página de nova guia que contêm muitos spywares, mas não faz nenhuma conexão automaticamente e esses sites podem ser facilmente excluídos.
Não pode ser construído a partir do código-fonte
"No entanto, é apenas o nosso trabalho Chromium que pode ser encontrado em Source | Vivaldi Browser. Se você fosse criá-lo e executá-lo, nada será exibido, pois a IU HTML / CSS / JS está faltando. Esta IU é disponível apenas como parte de nossos pacotes de usuário final, que é coberto pelo EULA (no qual também incluímos uma versão compilada de nosso Chromium modificado). " [3]
https://spyware.neocities.org/articles/vivaldi.html