O quanto a baixa temperatura influencia também no desempenho de hardware?

Sabemos o quanto temperaturas excessivas prejudicam o desempenho de computadores, mas, e o inverso? O frio demais também pode ter algum efeito? Não sei se é algum efeito placebo aqui comigo, mas, em dias muito frios, às vezes ao ligar alguns equipamentos como notebook, sinto o mesmo mais lento que em dias de temperatura amena. Sabe, o boot logo cedo fica mais lento…

1 curtida

Sim, isso pode prejudicar, mas estamos falando de extremo mesmo. Sabe competição de OC que os profissionais utilizam nitrogênio líquido para reduzir a temepratura do chip? Eles ficam com um maçarico ao lado também, isso ajuda a equilibrar.

Durante um dia “normal” de frio, sub 20 graus C (sim, isso é frio no Hell de Janeiro), sinto que minha máquina fica mais performática, ainda mais da GPU pois é arrefecida à ar.

1 curtida

Rsrsrss, sim, apesar de que para mim 20º C é temperatura amena. Mas, digamos, que 13º , 11º já poderia ter um efeito negativo no desempenho?

Em termos de CPU e GPU, não (não sei a respeito de componentes da Mobo e discos, mas acho que só é preocumante a baixo de zero). Um i7 Skylake X de 10c, por exemplo, rodou nos testes a -110ºC.

1 curtida

Para efeito de comparação, meu R7 1700 (“Walter” Cooler de 240) tá pegando menos de 30 graus com uma IDE aberta e umas abas extras.

1 curtida

CPU e GPU esquentam por natureza, fato.
Então na hora de construir um destes, vc pensa que este vai trabalhar quente, e verifica uma faixa de temperatura que é mais provável, ai depende do fabricante, qual o mercado dele, e em qual equipamento será usado. Então temperaturas frias podem sim interferir no funcionamento.

1 curtida