O porquê de se programar no Linux

linux

Essa parte de programação eu não entendo nada, então qualquer burrice aqui, relevem por favor.

Por que os programadores usam Linus? Tem algum motivo? Por alguma razão os comandos do terminal podem ajudar a pessoa no entendimento da lógica de programação (eu acho que não, apesar que sim kkk)? Basicamente o que o Linux favorece no desenvolvimento da programação já que muitos programas por exemplo estão presentes no Windows e Linux.

1 Like

Isso começou por vários motivos, vou citar alguns deles. O Linux começou como um sistema open source que atraiu muitos programadores por aceitar contribuição, o que não era todo sistema que fazia. Esses programadores introduziram diversas ferramentas sendo muitas delas gratuitas criando um sistema operacional ideal para desenvolvimento. Por muito tempo as ferramentas para programação no Windows eram pagas, o que fazia usar Linux uma opção para ter acesso às ferramentas de desenvolvimento pois não era necessário pagar uma licença cara para poder programar. O Linux continuou se desenvolvendo e implementando melhorias que o tornou um sistema ideal para desenvolvedores. Muitas faculdades de ciências da computação migraram para Linux devido a acordos desfavoráveis que a Microsoft queria impor como é o caso da UFPR. Hoje em dia existe boas ferramentas gratuitas para os dois sistemas operacionais mais o Linux conquistou desenvolvedores por criar um sistema propício para programação e também pela cultural open source onde todos tinham acesso ao código. Claro que se você for desenvolver para Windows fica mais fácil usar ferramentas de Windows pois você sempre terá de testar seus programas nele mas nada impede que você escreva o código no a Linux e apenas teste no Windows. Hoje em dia é mais uma questão de opção do que necessidade mas muitos programadores ainda optam por sistemas Unix like por eles seguirem o padrão posix como é o caso do Linux e do Mac.

7 Likes

No meu caso, quando comecei a desenvolver, rapidamente percebi que a maior parte dos ambientes produtivos eram montados em Linux. Então, nada mais natural que desenvolver num ambiente próximo ao que rodará sua aplicação.

0 Likes

No meu caso específico, acho que a facilidade de criar o código e já compilar ali mesmo no terminal é ótimo, não precisa instalar praticamente nada, tenho 2 celerons na minha empresa sem interface gráfica, e são usados para criar pequenos programas de acordo com a necessidade.

0 Likes

Saiu o resultado de uma pesquisa do Stack Overflow, e Linux foi considerado o SO onde as pessoas mais gostam de programar. Vejam: https://www.reddit.com/r/linux/comments/bccbkk/linux_is_the_platform_most_developed_for_and_the/

0 Likes

Pra mim o motivo principal é a maldita barra invertida pra diretório no Windows.

0 Likes