O porque de sua escolha com a distro que você usa!

Eu uso as outras no meu notebook, já no meu desktop eu não consigo largar o unity ainda kkk e também eu tava com problemas de drivers no 18.04 por exemplo.

tendi kkk :slightly_smiling_face:

1 curtida

Acho que pode empatia. E por ser baseado em Debian…

Legal ler sua experiência, sempre tive curiosidade de testar o Open Suse, assim que tiver oportunidade vou instalar e experimentar.

Gosto muito do suse mas já tentei de tudo pra configurar meu teclado como abnt2 e nada da certo :confused:

Estranho… Qual suse você usou? Eu nunca tive problemas

Eu comecei com Ubuntu no tempo do 8.10. Até uns 2 anos atrás, sempre fiquei com Ubuntu, quando passei a usar o Linux Mint (Cinnamon no meu note principal e XFCE no netbook e em outro note menos parrudo). O motivo principal é que já não estou mais na fase de “escovador de bits” e quero algo quase pronto para usar, sem precisar grandes configurações, extensões, etc.
Já tentei o Deepin porque achei muito interessante mas, na época (há uns 2 anos), ele não tinha alguns programas que uso com frequência, principalmente o KMyMoney, que uso quase todos os dias para controle de meu orçamento doméstico (não sei se já entrou no repositório deles porque não testei mais).

2 curtidas

Tanto o Leap quanto o tumbleweed deram esse problema, acho que o sistema não gosta do modelo do teclado do meu notebook kkkk

Uso Debian, Ubuntu e KDE Neon (Plasma). Gosto de receber as novidades rapidamente, mas não abro mão de estabilidade. Todas as distribuições mencionados estão bastante estáveis e recebem atualizações com um tempo bem interessante.

Adicionalmente, quis usar distribuições que me estimulassem a aprender. As DEs acima possuem amplo conteúdo disponível, tanto oficial como da comunidade.

Instalo a versão mínima do sistema para ficar apenas com aquilo que gosto. Não faço questão de receber diversos aplicativos que não serão usados por mim, ainda que possam ser bastante bons para outros.

@IBF, Boa noite, primeiramente prazer, Saulo. Quando eu escolhi a minha distro os diferenciais foram praticidade e facilidade na hora da instalação.

A distro que me conquistou, e que foi amor a primeira vista foi o Deepin, mas o que me chateava era o processo de download de atualizações usando o Mirror padrão da distro e na época as traduções para o português que não estavam completas. Hoje esses dois problemas tem solução mais o encanto com a distro foi perdida.

Atualmente implementar funcionalidades novas para um publico mais generalizado não é tão necessário como antigamente, por que já tem de sobra, acho que o faz a diferença para o usuário final é a forma como a distro te proporciona uma sensação de comodidade, ou seja quanto mais comodo for para o usuário se adaptar a nova distro melhor. Um grande exemplo de distros que prestam atenção em detalhes assim são o anteriormente mencionado Deepin, Linux Mint, e apesar de ter deixado o usuário desktop de lado nos últimos anos até o próprio Ubuntu, dentre muitas outras que desconheço.

2 curtidas

Ja usei o tumbleweed normalmente.

Meu primeiro contato com Linux foi através de um CD do Redhat que apareceu em uma agência de marketing onde eu trabalhava por volta de 2002, ralei muito para conseguir instalar no meu heróico Pentium MMX mas quando consegui não sabia o que fazer porque não tinha muito onde procurar referências.

Testei realmente muita coisa de lá para cá, mas o Debian é sem dúvida a distribuição do meu coração, apesar de atualmente estar utilizando mais Ubuntu 18.04 na minha estação de trabalho e no notebook.

Usei o Debian por uns 3 anos mais logo comecei a ter uns probleminhas com alguns aplicativos e também meu notebook começou a regeitar algumas atualizações de drivers e decidi mudar para o Linux Deepin e fiquei por uns dois anos… mais troquei meu notebook e logo o touchpad ficou irritante quando eu digitava ele clicava e virou aquele caos… fui para o Ubuntu 18 mais não me senti tão a vontade… sei lá o sistema parecia pesado demais… não me agradou… vim para o Mint 19 e 19.1 até o momento está tudo ok… o problema ou diríamos a solução que existe muitas distribuições para nos salvar… pois se fosse engessado igual ao windows ou mac estávamos lascados…

2 curtidas

Melhor suporte a meu hardware, nesse quesito pra mim, o Ubuntu-Mate serviu como uma luva.

1 curtida

atualmente to usando o lubuntu 18.04 lxde por ser uma distro leve e muito rápida, já testei varias mais a que min chamo mais atenção foi essa.

3 curtidas

Hoje em dia, a versão LTS mais nova do Ubuntu por ser fácil de usar e estável. Não me sinto confortável de usar uma distro rolling-release e não francamente não tenho problema de usar as versões antigas da maioria dos programas, só o navegador que é bom ficar atualizando e creio que a equipe do Canonical manterá a versão mais adequada do Firefox nos repositórios da versão LTS da sua distro;

No passado, no meu antigo notebook, eu usei muito as distros da família Mandriva, o que inclui as suas filhas PCLinuxOS e Mageia. O motivo era por causa da minha placa de vídeo SiS que, por algum motivo, só se dava bem nessas 3 distribuições. Tenho um carinho imenso pelo Mandriva e seus derivados, não uso o PCLinuxOS por eu achá-lo meio bugado e não uso o Mageia por conta do seu desenvolvimento lento, embora ele tenha recebido uma nova versão um dia desses.

1 curtida

Arch por que repo sem frescura e aur é vida <3, o kernel 5 saiu ontem pra ele.

2 curtidas

Muitos anos como usuários do Windows, vi no mint uma familiaridade da interface, aliado a desnecessidade de ter fazer tantos ajustes e instalação de programas para tarefas básicas (acesso a internet, edição de textos, planilhas e acesso aos processos eletrỗnicos dos tribunais de justiça de SP).

4 curtidas

Eu escolhi Debian porque consigo deixar extremamente leve e enxuto, mesmo usando GNOME. Também gosto muito do Arch Linux pelo mesmo motivo, mas prefiro o modelo de releases do Debian, gosto de permanecer na versão Stable por algum tempo, e depois que aprendi a lidar melhor com apt e dpkg me viro muito melhor nele. Além disso, quero muito aprender a empacotar para o sistema.

4 curtidas

Usando o Deepin atualmente, pois estava enfrentando lentidão na internet com o Mint, aí testando uma infinidade de distribuições para ver a que me agradava mais, estacionei nele.

Confesso que gostei bastante do Manjaro e so estou esperando o Deepin me decepcionar para mudar, mas está difícil, ficou muito bom com o passar do tempo. Um detalhe que gostei bastante no Manjaro e gostaria de replicar para o Deepin é o fato de apertar a tecla super e aparecerem todos os programas abertos, ao invés do menu iniciar, provavelmente ha como deixar outras distribuições assim, além das gnome.

2 curtidas